Ação educativa para inclusão social com famílias de crianças com síndrome congênita do Zika vírus a luz da teoria de Betty Neuman e da educação popular em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Laís Helena de Souza Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46700
Resumo: A família é a base para promoção e garantia de direitos que visem à dignidade e o bem-estar da criança. Percebe-se que a busca por acesso aos recursos sociais no contexto da Síndrome Congênita do Zika Vírus ainda é um desafio. É preciso reconhecer o protagonismo social da família no exercício de cidadania considerando que a inclusão social, consiste na garantia do acesso a benefícios sociais como saúde, educação, emprego, cumprimento de direitos as pessoas com necessidades especiais. Por meio de uma rede de inclusão formada pela família, escola e sociedade é possível garantir oportunidades equitativas, com respeito às diferenças. O objetivo deste estudo é analisar o processo de construção coletiva de uma Ação Educativa para inclusão social com famílias de crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus à luz da Teoria de Betty Neuman e da Educação Popular em Saúde. Esta tese caracterizou-se por um estudo do tipo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa a partir do referencial metodológico da Pesquisa-Ação. A Ação Educativa foi realizada com familiares de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Participaram do estudo as mães das crianças, membro da rede de apoio e colaboradores. A coleta de dados ocorreu no período de novembro de 2019 a fevereiro de 2022, por meio de entrevistas individuais, grupos focais e grupos operativos. Os dados foram analisados com auxílio do software IRAMUTEQ. Optou-se por utilizar a análise de dados textuais da Classificação Hierárquica Descendente nas fases de investigação, planejamento e avaliação e, a partir das classes de segmentos de texto e dendrograma, foi realizada a análise de conteúdo manifesto. A fase de implementação da Ação Educativa foi analisada de forma descritiva. Utilizou-se como referencial teórico para fundamentar a construção coletiva a teoria de Betty Neuman e para subsidiar o planejamento e a implementação da Ação Educativa, os pressupostos da Educação Popular em Saúde. Os dados referentes à fase de investigação permitiram a construção de três categorias: atividades externas ao lar: estressores e fortalezas; dificuldades de adaptação: estressores e fortalezas; saberes sobre direitos e inclusão: estressores e fortalezas. Durante o planejamento emergiram 12 temas, referentes aos seis grupos focais realizados. A implementação da Ação aconteceu em oito grupos operativos com o objetivo de produzir aprendizado mútuo. Na avaliação evidenciaram-se duas categorias: protagonistas de sua história; saberes e perspectivas ressignificadas, que refletiram a percepção das participantes sobre as repercussões da Ação Educativa realizada. A proposta de planejamento e execução da Ação Educativa por meio da construção coletiva perpassou por temas que envolveram desde o conhecimento sobre direitos e inclusão social, a importância de espaços de acolhimento, escuta ativa e comunicação efetiva com o desenvolvimento de estratégias educativas participativas, compartilhadas e reivindicatórias que abriram espaços de fala, de escuta e de participação ativa à luz da Educação Popular em Saúde. Como implicações e contribuições para a Enfermagem emerge a apropriação do alcance da ação educativa com famílias de crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus, para a potencialização quanto à capacidade de autocuidado e de proteção do Sistema Familiar.
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É preciso reconhecer o protagonismo social da família no exercício de cidadania considerando que a inclusão social, consiste na garantia do acesso a benefícios sociais como saúde, educação, emprego, cumprimento de direitos as pessoas com necessidades especiais. Por meio de uma rede de inclusão formada pela família, escola e sociedade é possível garantir oportunidades equitativas, com respeito às diferenças. O objetivo deste estudo é analisar o processo de construção coletiva de uma Ação Educativa para inclusão social com famílias de crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus à luz da Teoria de Betty Neuman e da Educação Popular em Saúde. Esta tese caracterizou-se por um estudo do tipo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa a partir do referencial metodológico da Pesquisa-Ação. A Ação Educativa foi realizada com familiares de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Participaram do estudo as mães das crianças, membro da rede de apoio e colaboradores. A coleta de dados ocorreu no período de novembro de 2019 a fevereiro de 2022, por meio de entrevistas individuais, grupos focais e grupos operativos. Os dados foram analisados com auxílio do software IRAMUTEQ. Optou-se por utilizar a análise de dados textuais da Classificação Hierárquica Descendente nas fases de investigação, planejamento e avaliação e, a partir das classes de segmentos de texto e dendrograma, foi realizada a análise de conteúdo manifesto. A fase de implementação da Ação Educativa foi analisada de forma descritiva. Utilizou-se como referencial teórico para fundamentar a construção coletiva a teoria de Betty Neuman e para subsidiar o planejamento e a implementação da Ação Educativa, os pressupostos da Educação Popular em Saúde. Os dados referentes à fase de investigação permitiram a construção de três categorias: atividades externas ao lar: estressores e fortalezas; dificuldades de adaptação: estressores e fortalezas; saberes sobre direitos e inclusão: estressores e fortalezas. Durante o planejamento emergiram 12 temas, referentes aos seis grupos focais realizados. A implementação da Ação aconteceu em oito grupos operativos com o objetivo de produzir aprendizado mútuo. Na avaliação evidenciaram-se duas categorias: protagonistas de sua história; saberes e perspectivas ressignificadas, que refletiram a percepção das participantes sobre as repercussões da Ação Educativa realizada. A proposta de planejamento e execução da Ação Educativa por meio da construção coletiva perpassou por temas que envolveram desde o conhecimento sobre direitos e inclusão social, a importância de espaços de acolhimento, escuta ativa e comunicação efetiva com o desenvolvimento de estratégias educativas participativas, compartilhadas e reivindicatórias que abriram espaços de fala, de escuta e de participação ativa à luz da Educação Popular em Saúde. Como implicações e contribuições para a Enfermagem emerge a apropriação do alcance da ação educativa com famílias de crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus, para a potencialização quanto à capacidade de autocuidado e de proteção do Sistema Familiar.CAPESThe family is the basis for promoting and guaranteeing rights aimed at the dignity and well-being of the child. It is noticed that the search for access to social resources in the context of the Congenital Syndrome of the Zika Virus is still a great challenge. It is necessary to recognize the social role of the family in the exercise of citizenship, considering that social inclusion consists of guaranteeing access to social benefits such as health, education, employment, fulfillment of rights for people with special needs. Through an inclusion network formed by the family, school and society, it is possible to guarantee equitable opportunities, with respect for differences. The objective of this study is to analyze the process of collective construction of an Educational Action for social inclusion with families of children with Congenital Zika Virus Syndrome in the light of Betty Neuman's Theory and Popular Health Education. This thesis was characterized by a descriptive, exploratory study, with a qualitative approach based on the methodological framework of Action Research. The Educational Action was carried out with family members of children with Congenital Zika Virus Syndrome. The children's mothers, members of the support network and collaborators participated in the study. Data collection took place from November 2019 to February 2022, through individual interviews, focus groups and operative groups. Data were analyzed using the IRAMUTEQ software. We chose to use the analysis of textual data from the Descending Hierarchical Classification in the investigation, planning and evaluation phases and, from the classes of text segments and dendrogram, the analysis of manifest content was performed. The implementation phase of the Educational Action was analyzed in a descriptive way. Betty Neuman's theory was used as a theoretical framework to support the collective construction and to support the planning and implementation of Educational Action, the assumptions of Popular Education in Health. Data referring to the investigation phase allowed the construction of three categories: activities outside the home: stressors and strengths; adaptation difficulties: stressors and strengths; knowledge about rights and inclusion: stressors and strengths. During the planning, 12 themes emerged, referring to the six focus groups carried out. The implementation of the Action took place in eight operative groups with the objective of producing mutual learning. In the evaluation, two categories were evidenced: protagonists of their history; re-signified knowledge and perspectives, which reflected the participants' perception of the repercussions of the Educational Action carried out. The proposal for planning and executing the Educational Action through collective construction covered topics ranging from knowledge about rights and social inclusion, the importance of welcoming spaces, active listening and effective communication with the development of participatory, shared and claims that opened spaces for speech, listening and active participation in the light of Popular Health Education. As implications and contributions to Nursing, the appropriation of the scope of educational action with families of children with Congenital Zika virus syndrome emerges, to enhance the capacity for self-care and protection of the Family System.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessFamíliaInclusão SocialEducação em SaúdeInfecção por Zika virusCrianças com DeficiênciaEnfermagemAção educativa para inclusão social com famílias de crianças com síndrome congênita do Zika vírus a luz da teoria de Betty Neuman e da educação popular em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46700/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTTESE Laís Helena de Souza Soares Lima.pdf.txtTESE Laís Helena de Souza Soares Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain351621https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46700/4/TESE%20La%c3%ads%20Helena%20de%20Souza%20Soares%20Lima.pdf.txtd2e8827d616ae8d69bf099c2a8686d21MD54THUMBNAILTESE Laís Helena de Souza Soares Lima.pdf.jpgTESE Laís Helena de Souza Soares Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46700/5/TESE%20La%c3%ads%20Helena%20de%20Souza%20Soares%20Lima.pdf.jpgf787041f44e6a9316658d6f0007b2f65MD55ORIGINALTESE Laís Helena de Souza Soares Lima.pdfTESE Laís Helena de Souza Soares Lima.pdfapplication/pdf3725360https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46700/1/TESE%20La%c3%ads%20Helena%20de%20Souza%20Soares%20Lima.pdf0425dff3d7af8fb5610bc72c231e8c14MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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