Avaliação heurística para protótipos de jogos digitais: adaptação do método de heurísticas para a aplicação no primeiro protótipo funcional de jogos digitais
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3103 |
Resumo: | Este trabalho descreve o processo de pesquisa e adaptação de um método avaliação de usabilidade para a aplicação no primeiro protótipo funcional de um jogo digital. Para alcançar este objetivo foram estudados vários conceitos de jogos e os elementos que os compõem para que estes pudessem servir de entidade unificadora para a fundamentação do método de avaliação escolhido. Para isso, as experiências do jogador, que são resultados de sua interação com os elementos do jogo, foram classificadas de acordo com uma adaptação de modelos de design experiencial e experiência do jogador desenvolvidos por diversos autores. Para auxiliar a construção deste método de avaliação aplicado ao primeiro protótipo funcional, fomos buscar os conceitos de usabilidade e alguns de seus métodos mais tradicionais, seguindo uma análise de seus pontos positivos e negativos, assim como um estudo dos métodos já adaptados para a aplicação em jogos presentes na literatura. A partir deste estudo, o método de avaliação através de heurísticas foi escolhido e seu estudo foi aprofundado com a apresentação da definição de heurísticas, do método de avaliação que as utiliza como ferramenta de inspeção, assim como as listas de heurísticas de design de jogos encontradas na literatura e aplicação de um teste piloto com essas listas pesquisadas. Para ilustrar a aplicação do método de avaliação através de heurísticas no primeiro protótipo funcional de um jogo, foi selecionado o jogo Pizzaiolo , desenvolvido pela Manifesto Game Studio. Os resultados se mostraram positivos, pois geraram contribuições provenientes da pesquisa, assim como a definição dos trabalhos futuros necessários para complementação deste estudo |
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Para isso, as experiências do jogador, que são resultados de sua interação com os elementos do jogo, foram classificadas de acordo com uma adaptação de modelos de design experiencial e experiência do jogador desenvolvidos por diversos autores. Para auxiliar a construção deste método de avaliação aplicado ao primeiro protótipo funcional, fomos buscar os conceitos de usabilidade e alguns de seus métodos mais tradicionais, seguindo uma análise de seus pontos positivos e negativos, assim como um estudo dos métodos já adaptados para a aplicação em jogos presentes na literatura. A partir deste estudo, o método de avaliação através de heurísticas foi escolhido e seu estudo foi aprofundado com a apresentação da definição de heurísticas, do método de avaliação que as utiliza como ferramenta de inspeção, assim como as listas de heurísticas de design de jogos encontradas na literatura e aplicação de um teste piloto com essas listas pesquisadas. 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Este trabalho descreve o processo de pesquisa e adaptação de um método avaliação de usabilidade para a aplicação no primeiro protótipo funcional de um jogo digital. Para alcançar este objetivo foram estudados vários conceitos de jogos e os elementos que os compõem para que estes pudessem servir de entidade unificadora para a fundamentação do método de avaliação escolhido. Para isso, as experiências do jogador, que são resultados de sua interação com os elementos do jogo, foram classificadas de acordo com uma adaptação de modelos de design experiencial e experiência do jogador desenvolvidos por diversos autores. Para auxiliar a construção deste método de avaliação aplicado ao primeiro protótipo funcional, fomos buscar os conceitos de usabilidade e alguns de seus métodos mais tradicionais, seguindo uma análise de seus pontos positivos e negativos, assim como um estudo dos métodos já adaptados para a aplicação em jogos presentes na literatura. A partir deste estudo, o método de avaliação através de heurísticas foi escolhido e seu estudo foi aprofundado com a apresentação da definição de heurísticas, do método de avaliação que as utiliza como ferramenta de inspeção, assim como as listas de heurísticas de design de jogos encontradas na literatura e aplicação de um teste piloto com essas listas pesquisadas. Para ilustrar a aplicação do método de avaliação através de heurísticas no primeiro protótipo funcional de um jogo, foi selecionado o jogo Pizzaiolo , desenvolvido pela Manifesto Game Studio. Os resultados se mostraram positivos, pois geraram contribuições provenientes da pesquisa, assim como a definição dos trabalhos futuros necessários para complementação deste estudo |
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