Ouvidoria como unidade de inteligência competitiva: análise a partir da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco - SDEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karlla Souza Antunes, Chussy
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000004x51
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7562
Resumo: O eixo central dessa pesquisa é a elaboração de um Modelo de Ouvidoria como Unidade de Inteligência Competitiva MOUIC à prospecção de cenários de desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. Para isso foi realizado um estudo de caso, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco SDEC, para modelar, conceitualmente, uma ouvidoria como unidade de Inteligência. Trata-se de um tema ainda pouco explorado, o estudo de ouvidorias em instituições públicas a partir da teorização de Inteligência Competitiva e do uso do Capital Social, pouco aproveitado nas ouvidorias, para geração de cenários prospectivos de desenvolvimento, por conseguinte desafiador. Com a reforma administrativa brasileira, nas décadas de 80 e 90, os gestores se viram diante da necessidade de modernização do sistema público e do desafio de melhoria da gestão para cumprir sua missão e promover o bem estar social. A sociedade brasileira tornou-se mais exigente no desempenho do governo para a prestação de seus serviços, com transparência e participação social. O ambiente globalizado e avanços tecnológicos trouxeram mudanças rápidas, um ambiente de incertezas que dificulta à tomada de decisão, o monitoramento do ambiente, a previsão de ações futuras, além do excesso de informação, tudo são razões que tornaram a inteligência competitiva estudada nas organizações Um sistema de inteligência competitiva fornece aos gestores públicos informações analisadas para a tomada de decisões, baseadas em sistema de coleta e análise da informação sobre o meio onde está inserido e os diretamente envolvidos no caso os cidadãos. Academicamente, a pesquisa, no contexto da Inteligência Competitiva, encontra-se em um campo fértil para investigações. Essa área de estudo converge interesses de pesquisadores de diversas áreas como planejamento estratégico, ciência da informação, comunicação empresarial, dentre outras, inseri-se nesse contexto a ouvidoria. Ambiciona-se uma contribuição social, pois a sociedade como um todo, poderá se beneficiar com um Estado à frente das tendências (cenários) econômicas, anseios sociais e sustentabilidade ambiental. Metodologicamente a pesquisa foi exploratória quanto aos fins e bibliográfica, documental, estudo de caso e estudo de campo, quanto aos meios. Sua tipologia enquadrou-se como qualitativa a partir de um referencial fenomenológico, pois buscou entender o fenômeno ouvidoria a partir da teorização da inteligência competitiva, interpretá-lo, perceber seu significado e tirar benefícios a gestão pública O resultado, tomando como base os dados coletados nas entrevistas com atores envolvidos no processo e as basilares reflexões de Rubens Lyra, Alejandro Porter, Michael Porter, Eliane Marcial e Emerson Batista entre outros pesquisados apresenta uma análise positiva sobre a modelagem de ouvidoria como unidade de inteligência competitiva numa viabilidade de aplicação em órgãos públicos
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