Incongruências entre o saber e o fazer: uma teoria fundamentada sobre atualização profissional no contexto da síndrome congênita do Zika vírus
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38834 |
Resumo: | A Pesquisa Médica Translacional preconiza que as informações científicas geradas pelas pesquisas passem por diversos processos até chegar a ser objeto de atualizações profissionais Entretanto, a epidemia do Zika em 2015 mostrou-se diferente das epidemias relatadas anteriormente pela agressividade viral e dentre os muitos estudos publicados neste sentido, poucos procuraram entender o processo de atualização profissional (AP) dentro do contexto de uma doença nova. Portanto, esse estudo buscou construir uma teoria que explique o processo de AP de profissionais da rede básica e hospitalar sobre Síndrome Congênita do Zika (SCZ) na cidade do Recife. Trata-se de um estudo exploratório transversal com metodologia qualitativa, que teve como arcabouço teórico-metodológico a Teoria Fundamentada em Dados. Foram incluídos na amostra os enfermeiros que realizavam assistência em puericultura na Estratégia de Saúde da Família, médicos que atuavam em emergências pediátricas, médicos que prestavam assistência em sala de parto nas unidades de saúde terciárias, além de suas respectivas chefias e um pesquisador da área. A teoria evidenciou que os profissionais dividiram as estratégias educacionais em “Passado” (durante a epidemia) e “Presente” (pós-epidemia). As estratégias do “Passado” foram motivadas pelos sentimentos, pelo contato com os pacientes SCZ, pela história de vida pessoal (principalmente por gestação) e pela exposição midiática das crianças afetadas. Já no “Presente” a incidência de SCZ diminuiu e o contato com os pacientes (laboral ou pela mídia) cessou, uma vez que os pacientes afetados passaram a ser atendidos por uma rede de cuidados especializados Observou-se que apesar dos profissionais classificarem como “importante” manter-se atualizado sobre SCZ, o processo de AP não mais acontecia, caracterizando uma incongruência. Identificou-se que os profissionais não tinham um método efetivo de comunicação com as autoridades de saúde, e que alguns deles utilizaram mídias sociais para compartilhamento de informações entre si durante a epidemia. Percebeu-se também que algumas etapas do processo translacional de pesquisa médica não aconteceram, gerando ambiguidades nas informações que chegaram à rede assistencial e trazendo importante insegurança aos profissionais. Portanto, tendo como contexto a epidemia do Zika, esse estudo traz à tona a necessidade de uma estratégia de AP eficaz. Para isso, sugerese o desenvolvimento de uma ferramenta informatizada para plataforma móvel que permita o compartilhamento de informações de qualidade para os profissionais que estão na linha de assistência durante emergências de saúde pública. |
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SOARES, Priscila Pedrosahttp://lattes.cnpq.br/5360227858024864http://lattes.cnpq.br/0171195237052575BELIAN, Rosalie Barreto2020-11-30T19:56:32Z2020-11-30T19:56:32Z2020-03-20SOARES, Priscila Pedrosa. Incongruências entre o saber e o fazer: uma teoria fundamentada sobre atualização profissional no contexto da síndrome congênita do Zika vírus. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38834A Pesquisa Médica Translacional preconiza que as informações científicas geradas pelas pesquisas passem por diversos processos até chegar a ser objeto de atualizações profissionais Entretanto, a epidemia do Zika em 2015 mostrou-se diferente das epidemias relatadas anteriormente pela agressividade viral e dentre os muitos estudos publicados neste sentido, poucos procuraram entender o processo de atualização profissional (AP) dentro do contexto de uma doença nova. Portanto, esse estudo buscou construir uma teoria que explique o processo de AP de profissionais da rede básica e hospitalar sobre Síndrome Congênita do Zika (SCZ) na cidade do Recife. Trata-se de um estudo exploratório transversal com metodologia qualitativa, que teve como arcabouço teórico-metodológico a Teoria Fundamentada em Dados. Foram incluídos na amostra os enfermeiros que realizavam assistência em puericultura na Estratégia de Saúde da Família, médicos que atuavam em emergências pediátricas, médicos que prestavam assistência em sala de parto nas unidades de saúde terciárias, além de suas respectivas chefias e um pesquisador da área. A teoria evidenciou que os profissionais dividiram as estratégias educacionais em “Passado” (durante a epidemia) e “Presente” (pós-epidemia). As estratégias do “Passado” foram motivadas pelos sentimentos, pelo contato com os pacientes SCZ, pela história de vida pessoal (principalmente por gestação) e pela exposição midiática das crianças afetadas. Já no “Presente” a incidência de SCZ diminuiu e o contato com os pacientes (laboral ou pela mídia) cessou, uma vez que os pacientes afetados passaram a ser atendidos por uma rede de cuidados especializados Observou-se que apesar dos profissionais classificarem como “importante” manter-se atualizado sobre SCZ, o processo de AP não mais acontecia, caracterizando uma incongruência. Identificou-se que os profissionais não tinham um método efetivo de comunicação com as autoridades de saúde, e que alguns deles utilizaram mídias sociais para compartilhamento de informações entre si durante a epidemia. Percebeu-se também que algumas etapas do processo translacional de pesquisa médica não aconteceram, gerando ambiguidades nas informações que chegaram à rede assistencial e trazendo importante insegurança aos profissionais. Portanto, tendo como contexto a epidemia do Zika, esse estudo traz à tona a necessidade de uma estratégia de AP eficaz. Para isso, sugerese o desenvolvimento de uma ferramenta informatizada para plataforma móvel que permita o compartilhamento de informações de qualidade para os profissionais que estão na linha de assistência durante emergências de saúde pública.Translational Medical Research states that scientific information generated by the academy will go through several processes before becoming the object of continuing education. However, Zika epidemic in 2015 proved to be different from the previously reported epidemics and among the studies published in this regard, few sought to understand the continuing education process in the context. Therefore, this study sought to build a theory that explains the healthcare professional continuing education process about Congenital Zika Syndrome (CZS) in the city of Recife. This is a qualitative cross-sectional exploratory study which had the Grounded Theory as its theoretical-methodological framework. The sample included nurses from Family Health Strategy, doctors who worked in pediatric emergencies, doctors who worked in the delivery room in a tertiary health unit, health authorities and a researcher in the area. The theory showed that professionals divided educational strategies into "Past" (during the outbreak) and "Present". The “Past” (after outbreak) strategies were motivated by feelings from contact with SCZ patients, by the personal life history (specially related with pregnancy) and by the media exposure of the affected children. In “Present”, the incidence of CZS decreased and contact with patients ceased. It was observed that despite health professionals having classified their continuing education as “important” to keep updated on the matter, this process no longer happened, characterizing an incongruity. It was identified that the professionals did not have direct communication with the health authorities, and that some of them used social media to share information. It was also noticed that some stages of the translational process did not happen, generating ambiguities in the information provided to the healthcare process and thus bringing insecurity to health professionals. Therefore, using the Zika epidemic as a model, this study highlights the need of a tool for mobile platforms that allows quality information sharing among professionals who are at the forefront of assistance during public health emergencies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessZika vírusCuidado da CriançaTeoria Fundamentada em DadosEducação ContinuadaPesquisa Médica TranslacionalIncongruências entre o saber e o fazer: uma teoria fundamentada sobre atualização profissional no contexto da síndrome congênita do Zika vírusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38834/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Priscila Pedrosa Soares.pdf.txtDISSERTAÇÃO Priscila Pedrosa Soares.pdf.txtExtracted texttext/plain245650https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38834/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Pedrosa%20Soares.pdf.txtc4a294c70284110a4d9e9bc786814398MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Priscila Pedrosa Soares.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Priscila Pedrosa Soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38834/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Pedrosa%20Soares.pdf.jpgf8be5dcf7f7268e9f2cf038d8c0c4bf3MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Priscila Pedrosa Soares.pdfDISSERTAÇÃO Priscila Pedrosa Soares.pdfapplication/pdf2939548https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38834/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Pedrosa%20Soares.pdf05a47c26b9c8d31a0c2f625704c77432MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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