Concepções e práticas avaliativas do ensino e aprendizagem de professores de história em escolas de ensino médio da rede pública do estado de Pernambuco
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46081 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções e práticas da avaliação do ensino e aprendizagem de professores de História de Escola de Referência em Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco, em relação às concepções e prática de professor de escola regular da mesma rede de ensino e da mesma disciplina. O trabalho fomenta as discussões sobre prática pedagógica, prática docente e avaliação do ensino e aprendizagens na perspectiva formativa reguladora. O referencial teórico fundamenta-se na análise da avaliação formativa reguladora a partir do que é exposto por Heraldo Marelim Vianna (2000), Philippe Perrenoud (1999), Charles Hadji (1997), Jussara Hoffmann (2010), Janssen Felipe da Silva (2007). A coleta de dados se deu a partir da análise documental, da observação da prática docente, enquanto procedimentos, e a entrevista. Utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa que teve como campo empírico, duas escolas, uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada em Olinda, no bairro do Carmo e a outra regular que também atendia as séries finais da educação básica, situada em Recife no Bairro de Brasília Teimosa. A pesquisa contou com a participação de dois sujeitos que atenderam aos nossos critérios de seleção: atuar nas escolas escolhidas, ter ou não formação em licenciatura em História. A análise e apresentação dos dados fundamentaram-se na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram categorizados por temas. Diante da fundamentação teórica, dos dados coletados a partir das observações e a análise documental construímos as seguintes categorias: prática do ensino de História e suas influências sobre a avaliação; prática da avaliação dos sujeitos em suas salas de aula; atitude dos professores frente aos dispositivos orientadores e reguladores da prática avaliativa e qual sua atitude frente à sua própria prática avaliativa; relação teoria e práticas avaliativas. Diante disso, percebeu-se que existiam distanciamentos e proximidades dos professores sujeitos da pesquisa e que suas práticas docentes e práticas avaliativas do ensino e da aprendizagem independiam de seu local de atuação. A pesquisa contribuiu para entender um pouco mais com se dão concepções e as práticas avaliativas do ensino de história nas escolas públicas do estado de Pernambuco e, desta forma, ter parâmetros para lidar com as defasagens apresentadas e conseguir assim resolvê-las. |
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OLIVEIRA, Poliana Soares dehttp://lattes.cnpq.br/5467222292408104http://lattes.cnpq.br/4598908452423232BATISTA NETO, José2022-08-31T11:28:01Z2022-08-31T11:28:01Z2018-08-31OLIVEIRA, Poliana Soares de. Concepções e práticas avaliativas do ensino e aprendizagem de professores de história em escolas de ensino médio da rede pública do estado de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46081ark:/64986/0013000005j3wA presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções e práticas da avaliação do ensino e aprendizagem de professores de História de Escola de Referência em Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco, em relação às concepções e prática de professor de escola regular da mesma rede de ensino e da mesma disciplina. O trabalho fomenta as discussões sobre prática pedagógica, prática docente e avaliação do ensino e aprendizagens na perspectiva formativa reguladora. O referencial teórico fundamenta-se na análise da avaliação formativa reguladora a partir do que é exposto por Heraldo Marelim Vianna (2000), Philippe Perrenoud (1999), Charles Hadji (1997), Jussara Hoffmann (2010), Janssen Felipe da Silva (2007). A coleta de dados se deu a partir da análise documental, da observação da prática docente, enquanto procedimentos, e a entrevista. Utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa que teve como campo empírico, duas escolas, uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada em Olinda, no bairro do Carmo e a outra regular que também atendia as séries finais da educação básica, situada em Recife no Bairro de Brasília Teimosa. A pesquisa contou com a participação de dois sujeitos que atenderam aos nossos critérios de seleção: atuar nas escolas escolhidas, ter ou não formação em licenciatura em História. A análise e apresentação dos dados fundamentaram-se na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram categorizados por temas. Diante da fundamentação teórica, dos dados coletados a partir das observações e a análise documental construímos as seguintes categorias: prática do ensino de História e suas influências sobre a avaliação; prática da avaliação dos sujeitos em suas salas de aula; atitude dos professores frente aos dispositivos orientadores e reguladores da prática avaliativa e qual sua atitude frente à sua própria prática avaliativa; relação teoria e práticas avaliativas. Diante disso, percebeu-se que existiam distanciamentos e proximidades dos professores sujeitos da pesquisa e que suas práticas docentes e práticas avaliativas do ensino e da aprendizagem independiam de seu local de atuação. A pesquisa contribuiu para entender um pouco mais com se dão concepções e as práticas avaliativas do ensino de história nas escolas públicas do estado de Pernambuco e, desta forma, ter parâmetros para lidar com as defasagens apresentadas e conseguir assim resolvê-las.FACEPEThis research has as general objective to analyze the conceptions and practices of the evaluation of the teaching and learning of teachers of History of Reference School in High School of the State Network of Pernambuco in relation to the conceptions and practice of regular school teacher of the same network of education and the same subject. The work encourages the discussions about pedagogical practice, teaching practice and evaluation of the teaching of learning in the formative regulatory perspective. The theoretical framework is based on the analysis of the formative regulatory evaluation from what is presented by Heraldo Marelim Vianna (2000), Philippe Perrenoud (1999), Charles Hadji (2001), Jussara Hoffmann (2010), Janssen Felipe da Silva (2007). The data collection was based on documentary analysis, observation of teaching practice, procedures, and interview. The methodological approach was the qualitative research that had two empirical fields: a Reference School in Secondary Education, located in Olinda in the district of Carmo and the other regular that also attended the final series of basic education, located in Recife in the neighborhood of Brasília Teimosa. The research had the participation of two subjects that met our selection criteria: to work in the chosen schools, to have or not a degree in History. The analysis and presentation of the data were based on the perspective of Bardin's content analysis. The results were categorized by themes. Facing the theoretical basis, the data collected from the observations and the documentary analysis we constructed the following categories: history teaching practice and its influences on the evaluation; practice of the evaluation of subjects in their classrooms; teachers' attitude towards the guiding and regulating devices of the evaluative practice and their attitude towards the evaluative practice itself and to its own evaluative practice; relation theory and evaluative practices. Facing this, it was noticed that there were distances and proximity of the subject teachers of the research and that their teaching practices and evaluation practices of teaching and learning were independent of their place of performance. The research contributed to understand a little more with if they give conceptions and evaluative practices of the teaching of history in the public schools of the State of Pernambuco and thus have parameters to deal with the presented lags and to be able to solve them.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - AvaliaçãoPrática de EnsinoProfessores de Ensino MédioUFPE - Pós-graduaçãoConcepções e práticas avaliativas do ensino e aprendizagem de professores de história em escolas de ensino médio da rede pública do estado de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46081/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Poliana Soares de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Poliana Soares de Oliveira.pdfapplication/pdf2520190https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46081/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20Poliana%20Soares%20de%20Oliveira.pdfa90d55beed89fc4a2a468902c537414dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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