Reféns do silêncio : análise dos acidentes com pedestres em Recife (2013-2017)
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35684 |
Resumo: | Atropelamentos constituem a segunda maior causa de acidentes no Brasil, inferior apenas à de motociclistas e similar à de veículos. Uma das formas de mitigar este problema é identificando os pontos e trechos com maior incidência e grau de severidade. E esse é o objetivo dessa dissertação, através do diagnóstico do padrão dos acidentes com pedestres em Recife, entre os anos 2013 e 2017. Os principais resultados mostraram que: das 2.198 notificações, inexistiam 85% dos dados para análise quanto às localidades; as pessoas a partir de 60 anos (19,4%) foram as maiores vítimas; de 36 vias estudadas, a Av. Caxangá teve 72 ocorrências (14,20%), com quantidade expressiva e que mostra a necessidade de uma atenção pública especial; a maioria das vias possuíam tráfego considerável e são importantes corredores de transporte público de passageiros. Para o ano de 2016, com a utilização das técnicas de metodologias do DENATRAN e Programa PARE, foram diagnosticados novos trechos, inclusive em áreas mais periféricas. Ao final, foi realizada uma análise multivariada dividida em dimensões de operações de tráfego, infraestrutura e características socioeconômicas. Trazer a discussão dos acidentes de pedestres e apresentar um diagnóstico na cidade de Recife é importante por haver poucas informações sobre o assunto, por contribuir através da transparência da divulgação dos resultados e compartilhamento da base de dados. |
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LUNA, Daniel Monteiro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/3995922939441948http://lattes.cnpq.br/6683806605359913FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto2019-12-11T21:51:26Z2019-12-11T21:51:26Z2018-11-30LUNA, Daniel Monteiro de Morais. Reféns do silêncio: análise dos acidentes com pedestres em Recife (2013-2017). 2019. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35684ark:/64986/0013000011drnAtropelamentos constituem a segunda maior causa de acidentes no Brasil, inferior apenas à de motociclistas e similar à de veículos. Uma das formas de mitigar este problema é identificando os pontos e trechos com maior incidência e grau de severidade. E esse é o objetivo dessa dissertação, através do diagnóstico do padrão dos acidentes com pedestres em Recife, entre os anos 2013 e 2017. Os principais resultados mostraram que: das 2.198 notificações, inexistiam 85% dos dados para análise quanto às localidades; as pessoas a partir de 60 anos (19,4%) foram as maiores vítimas; de 36 vias estudadas, a Av. Caxangá teve 72 ocorrências (14,20%), com quantidade expressiva e que mostra a necessidade de uma atenção pública especial; a maioria das vias possuíam tráfego considerável e são importantes corredores de transporte público de passageiros. Para o ano de 2016, com a utilização das técnicas de metodologias do DENATRAN e Programa PARE, foram diagnosticados novos trechos, inclusive em áreas mais periféricas. Ao final, foi realizada uma análise multivariada dividida em dimensões de operações de tráfego, infraestrutura e características socioeconômicas. Trazer a discussão dos acidentes de pedestres e apresentar um diagnóstico na cidade de Recife é importante por haver poucas informações sobre o assunto, por contribuir através da transparência da divulgação dos resultados e compartilhamento da base de dados.Pedestrian trampling is the second largest cause of traffic accidents in Brazil, lower only to motorcycles and similar to vehicles accidents. One of the ways to mitigate this problem is identifying the points and stretches with greater incidence and degree of severity of pedestrian accidents, which is this dissertation objective. It’s pattern was analised in the city of Recife between the years of 2013 and 2017. The results showed that of the 2,198 reports, 85% of the data for analysis was not available; That the the main victims were people over 60 years of age (19.4%); of the 36 road corridors studied, Av. Caxangá had the most occurrences (14.2%, n: 72), showing the need for special attention; most of the studied roads had considerable traffic and are important corridors for public transportation. Using the methodology of the DENATRAN and PARE Program, new stretches were diagnosed, even in the city outskirts. Then it was used a multivariate analysis of the traffic operations dimensions, infrastructure and socioeconomic characteristics. Bringing the pedestrian trampling analysis to the city of Recife is important because of the small amount of data on the subject, for contributing to the transparency of data and the dissemination of result.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Politicas PublicasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica públicaAcidentes de trânsitoTráfego urbanoVítimas de acidentes de trânsito – Recife (PE)PedestresReféns do silêncio : análise dos acidentes com pedestres em Recife (2013-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Daniel Monteiro de Morais Luna.pdfDISSERTAÇÃO Daniel Monteiro de Morais Luna.pdfapplication/pdf6726463https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35684/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Monteiro%20de%20Morais%20Luna.pdf785254e3dda2b302d1940742f32fc7b3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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