ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, Tathyane Camara de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: RAIOCOVITCH, Juliana Amanda Rufine, ILDEFONSO, Jesner Sereni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1323
Resumo: O pedestre é o integrante mais vulnerável do trânsito, e a principal vítima quando o acidente é atropelamento. Em viagens com demais meios de transporte, o, contudo se torna pedestre em alguma fase, portanto, o estudo dos acidentes que os envolve se faz tão importante. No presente artigo foi realizada uma coleta de dados por meio do sistema de registro de Boletins de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado - BATEU e os dados foram tabulados e analisados de modo a se compreender melhor as ocorrências do tipo atropelamento. Como resultado, teve-se que o índice de vítimas por acidente é de 1,16, e que os acidentes são predominantemente não fatais. Quanto à distribuição temporal, eles se distribuíram de forma semelhante durante os dias úteis da semana e tiveram redução aos finais de semana, principalmente aos domingos. A faixa horária predominante de ocorrências foi o período da tarde, das 12h00min às 17h59min e o período da madrugada é o de menor incidência. O principal vitimado depois do pedestre é o motociclista, devido a vulnerabilidade de seu meio de transporte. Os pedestres, vítimas de atropelamento ficaram semelhantemente distribuídos entre os gêneros feminino e masculino e, quanto à faixa etária, a parcela mais vitimada foi a de pessoas com 60 anos ou mais. Os veículos mais envolvidos foram o automóvel e a motocicleta (também motoneta e ciclomotor). Portanto, visto a importância e periculosidade deste tipo de acidente são necessárias medidas por parte do poder público para redução dessas ocorrências, bem como conscientização por parte da população.
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