ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Tathyane Camara de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Raiocovitch, Juliana Amanda Rufine, Ildefonso, Jesner Sereni
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1323
Resumo: O pedestre é o integrante mais vulnerável do trânsito, e a principal vítima quando o acidente é atropelamento. Em viagens com demais meios de transporte, o, contudo se torna pedestre em alguma fase, portanto, o estudo dos acidentes que os envolve se faz tão importante. No presente artigo foi realizada uma coleta de dados por meio do sistema de registro de Boletins de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado - BATEU e os dados foram tabulados e analisados de modo a se compreender melhor as ocorrências do tipo atropelamento. Como resultado, teve-se que o índice de vítimas por acidente é de 1,16, e que os acidentes são predominantemente não fatais. Quanto à distribuição temporal, eles se distribuíram de forma semelhante durante os dias úteis da semana e tiveram redução aos finais de semana, principalmente aos domingos. A faixa horária predominante de ocorrências foi o período da tarde, das 12h00min às 17h59min e o período da madrugada é o de menor incidência. O principal vitimado depois do pedestre é o motociclista, devido a vulnerabilidade de seu meio de transporte. Os pedestres, vítimas de atropelamento ficaram semelhantemente distribuídos entre os gêneros feminino e masculino e, quanto à faixa etária, a parcela mais vitimada foi a de pessoas com 60 anos ou mais. Os veículos mais envolvidos foram o automóvel e a motocicleta (também motoneta e ciclomotor). Portanto, visto a importância e periculosidade deste tipo de acidente são necessárias medidas por parte do poder público para redução dessas ocorrências, bem como conscientização por parte da população.
id UNICESU -1_c36d5fe15b4b8b1b29d454f1a2c5da0b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1323
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁTrânsitoPedestresAcidentesVítimasO pedestre é o integrante mais vulnerável do trânsito, e a principal vítima quando o acidente é atropelamento. Em viagens com demais meios de transporte, o, contudo se torna pedestre em alguma fase, portanto, o estudo dos acidentes que os envolve se faz tão importante. No presente artigo foi realizada uma coleta de dados por meio do sistema de registro de Boletins de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado - BATEU e os dados foram tabulados e analisados de modo a se compreender melhor as ocorrências do tipo atropelamento. Como resultado, teve-se que o índice de vítimas por acidente é de 1,16, e que os acidentes são predominantemente não fatais. Quanto à distribuição temporal, eles se distribuíram de forma semelhante durante os dias úteis da semana e tiveram redução aos finais de semana, principalmente aos domingos. A faixa horária predominante de ocorrências foi o período da tarde, das 12h00min às 17h59min e o período da madrugada é o de menor incidência. O principal vitimado depois do pedestre é o motociclista, devido a vulnerabilidade de seu meio de transporte. Os pedestres, vítimas de atropelamento ficaram semelhantemente distribuídos entre os gêneros feminino e masculino e, quanto à faixa etária, a parcela mais vitimada foi a de pessoas com 60 anos ou mais. Os veículos mais envolvidos foram o automóvel e a motocicleta (também motoneta e ciclomotor). Portanto, visto a importância e periculosidade deste tipo de acidente são necessárias medidas por parte do poder público para redução dessas ocorrências, bem como conscientização por parte da população.Unicesumar2019-08-12T12:48:39Z2019-08-12T12:48:39Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1323otherAmorim, Tathyane Camara de SouzaRaiocovitch, Juliana Amanda RufineIldefonso, Jesner Serenireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:58.154Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ
title ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ
spellingShingle ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ
Amorim, Tathyane Camara de Souza
Trânsito
Pedestres
Acidentes
Vítimas
title_short ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ
title_full ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ
title_fullStr ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ
title_full_unstemmed ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ
title_sort ATROPELAMENTOS: UM PERFIL DAS OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ
author Amorim, Tathyane Camara de Souza
author_facet Amorim, Tathyane Camara de Souza
Raiocovitch, Juliana Amanda Rufine
Ildefonso, Jesner Sereni
author_role author
author2 Raiocovitch, Juliana Amanda Rufine
Ildefonso, Jesner Sereni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Tathyane Camara de Souza
Raiocovitch, Juliana Amanda Rufine
Ildefonso, Jesner Sereni
dc.subject.por.fl_str_mv Trânsito
Pedestres
Acidentes
Vítimas
topic Trânsito
Pedestres
Acidentes
Vítimas
dc.description.none.fl_txt_mv O pedestre é o integrante mais vulnerável do trânsito, e a principal vítima quando o acidente é atropelamento. Em viagens com demais meios de transporte, o, contudo se torna pedestre em alguma fase, portanto, o estudo dos acidentes que os envolve se faz tão importante. No presente artigo foi realizada uma coleta de dados por meio do sistema de registro de Boletins de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado - BATEU e os dados foram tabulados e analisados de modo a se compreender melhor as ocorrências do tipo atropelamento. Como resultado, teve-se que o índice de vítimas por acidente é de 1,16, e que os acidentes são predominantemente não fatais. Quanto à distribuição temporal, eles se distribuíram de forma semelhante durante os dias úteis da semana e tiveram redução aos finais de semana, principalmente aos domingos. A faixa horária predominante de ocorrências foi o período da tarde, das 12h00min às 17h59min e o período da madrugada é o de menor incidência. O principal vitimado depois do pedestre é o motociclista, devido a vulnerabilidade de seu meio de transporte. Os pedestres, vítimas de atropelamento ficaram semelhantemente distribuídos entre os gêneros feminino e masculino e, quanto à faixa etária, a parcela mais vitimada foi a de pessoas com 60 anos ou mais. Os veículos mais envolvidos foram o automóvel e a motocicleta (também motoneta e ciclomotor). Portanto, visto a importância e periculosidade deste tipo de acidente são necessárias medidas por parte do poder público para redução dessas ocorrências, bem como conscientização por parte da população.
description O pedestre é o integrante mais vulnerável do trânsito, e a principal vítima quando o acidente é atropelamento. Em viagens com demais meios de transporte, o, contudo se torna pedestre em alguma fase, portanto, o estudo dos acidentes que os envolve se faz tão importante. No presente artigo foi realizada uma coleta de dados por meio do sistema de registro de Boletins de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado - BATEU e os dados foram tabulados e analisados de modo a se compreender melhor as ocorrências do tipo atropelamento. Como resultado, teve-se que o índice de vítimas por acidente é de 1,16, e que os acidentes são predominantemente não fatais. Quanto à distribuição temporal, eles se distribuíram de forma semelhante durante os dias úteis da semana e tiveram redução aos finais de semana, principalmente aos domingos. A faixa horária predominante de ocorrências foi o período da tarde, das 12h00min às 17h59min e o período da madrugada é o de menor incidência. O principal vitimado depois do pedestre é o motociclista, devido a vulnerabilidade de seu meio de transporte. Os pedestres, vítimas de atropelamento ficaram semelhantemente distribuídos entre os gêneros feminino e masculino e, quanto à faixa etária, a parcela mais vitimada foi a de pessoas com 60 anos ou mais. Os veículos mais envolvidos foram o automóvel e a motocicleta (também motoneta e ciclomotor). Portanto, visto a importância e periculosidade deste tipo de acidente são necessárias medidas por parte do poder público para redução dessas ocorrências, bem como conscientização por parte da população.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T12:48:39Z
2019-08-12T12:48:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1323
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1323
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948615573897216