Prática pedagógica docente-discente do Teatro mediada pelo diálogo freireano no chão da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGUIAR, Kalyna de Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000005vhm
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40567
Resumo: A prática pedagógica docente-discente do/a professor/a de Teatro mediada pelo diálogo freireano no chão da escola consistiu em nosso objeto de pesquisa. Objetivou compreender, analisar e evidenciar as marcas e os gestos que se aproximam da matriz do diálogo em Paulo Freire na prática pedagógica docente-discente vivenciada no Ensino Fundamental, tomando Recife-PE como contexto da pesquisa. Como categorias da pesquisa, tomamos prática pedagógica e diálogo. Prática pedagógica sustentada por Souza (2009), como ação social coletiva institucional, ação de todos os seus sujeitos (discentes, docentes e gestores) permeada pela afetividade, enquanto, diálogo como dimensão relacional e dinâmica, fundamento da ação pedagógica e mediação entre sujeitoe realidade, ancorada nos referenciais freireanos. Prática pedagógica ganhou centralidade como categoria de análise e atividade formadora e o diálogo foi abordado com categoria teórica e atitude pedagógica. Pronúncia do Mundo, Saber Escutar, Amorosidade, Humildade, Fé, Confiança, Conhecimento Crítico, Práxis e Esperança constituíram a matriz do diálogo na perspectiva de Paulo Freire. Para tratar a matriz do diálogo em PauloFreire (1987, 1996, 1997); Freire e Shör (2008); Freire e Faundez (1985) e Santiago (2006), para o estudo da prática pedagógica docente-discente na perspectiva freireana buscamos Souza (2009); Santiago e Batista Neto (2016) e Paulo Freire (1987, 1993a, 1997). A opção teórico-metodológica incidiu sobre o materialismo histórico dialético, que permitiu olhar as práticas pedagógicas docentes-discentes como práticas sociais comas lentes da história como possibilidade e a educação como anunciadora da liberdade. Utilizamo-nos de análise documental, entrevista semiestruturada e observação participante para a coleta e produção dos dados e recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), para o tratamento e a análise dos dados, fizemos a opção pela Análise Temática (AT). Os dados nos permitiram enxergar marcas e gestos que se aproximam da matriz do diálogo em Paulo Freire, entre outras estão: ritual da entrada; leitura do protocolo; jogo teatral; roda de diálogo; projeto de encenação e supervisão de estágio, evidenciadas através das demonstrações de gestos de amorosidade; princípio de equidade; democratização do espaço; comprometimento ético; estímulo à curiosidade; confiança; protagonismo; respeito à fala do outro; silêncio respeitoso; alegria do ensinar e do aprender; escuta atenta e partilha de saberes. Concluímos que as práticas pedagógicasque ocorrem na relação docente-discente do/a professor/a de Teatro evidenciaram marcase gestos do diálogo na perspectiva de Paulo Freire, contribuíram para a construção de práticas pedagógicas voltadas para a formação humana do sujeito no processo de escolarização e possibilitaram a produção de um conhecimento crítico em Teatro por meio da relação docente-discente.
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spelling AGUIAR, Kalyna de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8372009682993471http://lattes.cnpq.br/6348134383110052SANTIAGO, Maria Eliete2021-07-18T17:42:35Z2021-07-18T17:42:35Z2021-02-26AGUIAR, Kalyna de Paula. Prática pedagógica docente-discente do Teatro mediada pelo diálogo freireano no chão da escola. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40567ark:/64986/0013000005vhmA prática pedagógica docente-discente do/a professor/a de Teatro mediada pelo diálogo freireano no chão da escola consistiu em nosso objeto de pesquisa. Objetivou compreender, analisar e evidenciar as marcas e os gestos que se aproximam da matriz do diálogo em Paulo Freire na prática pedagógica docente-discente vivenciada no Ensino Fundamental, tomando Recife-PE como contexto da pesquisa. Como categorias da pesquisa, tomamos prática pedagógica e diálogo. Prática pedagógica sustentada por Souza (2009), como ação social coletiva institucional, ação de todos os seus sujeitos (discentes, docentes e gestores) permeada pela afetividade, enquanto, diálogo como dimensão relacional e dinâmica, fundamento da ação pedagógica e mediação entre sujeitoe realidade, ancorada nos referenciais freireanos. Prática pedagógica ganhou centralidade como categoria de análise e atividade formadora e o diálogo foi abordado com categoria teórica e atitude pedagógica. Pronúncia do Mundo, Saber Escutar, Amorosidade, Humildade, Fé, Confiança, Conhecimento Crítico, Práxis e Esperança constituíram a matriz do diálogo na perspectiva de Paulo Freire. Para tratar a matriz do diálogo em PauloFreire (1987, 1996, 1997); Freire e Shör (2008); Freire e Faundez (1985) e Santiago (2006), para o estudo da prática pedagógica docente-discente na perspectiva freireana buscamos Souza (2009); Santiago e Batista Neto (2016) e Paulo Freire (1987, 1993a, 1997). A opção teórico-metodológica incidiu sobre o materialismo histórico dialético, que permitiu olhar as práticas pedagógicas docentes-discentes como práticas sociais comas lentes da história como possibilidade e a educação como anunciadora da liberdade. Utilizamo-nos de análise documental, entrevista semiestruturada e observação participante para a coleta e produção dos dados e recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), para o tratamento e a análise dos dados, fizemos a opção pela Análise Temática (AT). Os dados nos permitiram enxergar marcas e gestos que se aproximam da matriz do diálogo em Paulo Freire, entre outras estão: ritual da entrada; leitura do protocolo; jogo teatral; roda de diálogo; projeto de encenação e supervisão de estágio, evidenciadas através das demonstrações de gestos de amorosidade; princípio de equidade; democratização do espaço; comprometimento ético; estímulo à curiosidade; confiança; protagonismo; respeito à fala do outro; silêncio respeitoso; alegria do ensinar e do aprender; escuta atenta e partilha de saberes. Concluímos que as práticas pedagógicasque ocorrem na relação docente-discente do/a professor/a de Teatro evidenciaram marcase gestos do diálogo na perspectiva de Paulo Freire, contribuíram para a construção de práticas pedagógicas voltadas para a formação humana do sujeito no processo de escolarização e possibilitaram a produção de um conhecimento crítico em Teatro por meio da relação docente-discente.The pedagogical practice of the teacher-student of the Theater mediated by freirean dialogue on the school floor consisted of our research object. This study aimed to understand, analyze and highlight the marks and gestures that approach the matrix of dialogue in Paulo Freire in the teacher-student pedagogical practice experienced in elementary school, taking Recife-PE as the context of the research. As categories of research, we take pedagogical practice and dialogue. Pedagogical practice supported by Souza (2009), as an institutional collective social action, action of all his subjects (students, teachers and managers) permeated by affection, while dialogue as a relational and dynamic dimension, the foundation of pedagogical action and mediation between subject and reality, anchored in freirean references. Pedagogical practice gained centrality as a category of analysis and training activity and the dialogue was approached with theoretical category and pedagogical attitude. World Pronunciation, Knowing Listening, Love, Humility, Faith, Trust, Critical Knowledge, Critical Thinking, Praxis, and Hope constituted the matrix of dialogue from Paulo Freire's perspective. To treat the matrix of dialogue in Paulo Freire, we used Paulo Freire (1987, 1996, 1997); Freire and Shör (2008); Freire and Faundez (1985) and Santiago (2006), for the study of teacher-student pedagogical practice from the Freirean perspective we sought Souza (2009); Santiago and Batista Neto (2016) and Paulo Freire (1987, 1993a, 1997). The theoretical-methodological option focused on dialectical historical materialism, which allowed to look at the pedagogical practices of teachers and students as social practices with the lens of history as a possibility and education as an announcer of freedom. We used documental analysis, semi-structured interview and participant observation for data collection and production and used Content Analysis from Bardin's perspective (1977), for the treatment and analysis of data, we made the choice for Thematic Analysis (TA). The data allowed us to see marks and gestures that approach the matrix of dialogue in Paulo Freire, among others are: ritual of entry; protocol reading; theatrical play; dialogue wheel; staging project and supervision of internship, evidenced through demonstrations of gestures of love; principle of equity; democratization of space; ethical commitment; stimulating curiosity; trust; protagonism; respect to the speech of the other; respectful silence; joy of teaching and learning; attentive listening and sharing knowledge. We conclude that the pedagogical practices that occur in the teacher-student relationship of the theater teacher evidenced marks and gestures of dialogue from Paulo Freire's perspective, contributed to the construction of pedagogical practices aimed at the human formation of the subject in the schooling process and enabled the production of critical knowledge in Theater through the teacher-student relationship.La práctica pedagógica del profesor-alumno del Teatro mediada por el diálogo freirean en la planta de la escuela consistió en nuestro objeto de investigación. Este estudio tenía como objetivo entender, analizar y resaltar las marcas y gestos que abordan la matriz de diálogo en Paulo Freire en la práctica pedagógica profesor-alumno con experiencia en la escuela primaria, tomando Recife-PE como el contexto de la investigación. Como categorías de investigación, tomamos la práctica pedagógica y el diálogo. Práctica pedagógica apoyada por Souza (2009), como acción social colectiva institucional, acción de todas sus sujetos (estudiantes, profesores y gestores) impregnadas de afecto, mientras que el diálogo como dimensión relacional y dinámica, fundamento de la acción pedagógica y la mediación entre materia y realidad, anclada en referencias freireanas. La práctica pedagógica ganó la centralidad como categoría de actividad de análisis y formación y el diálogo se abordó con categoría teórica y actitud pedagógica. La Pronunciación Mundial, Saber Escutar, Amor, Humildad, Fe, Confianza, Conocimiento Crítico, Pensamiento Crítico, Praxis y Esperanza constituyeron la matriz del diálogo desde la perspectiva de Paulo Freire. Para tratar la matriz de diálogo en Paulo Freire, utilizamos Paulo Freire (1987, 1996, 1997); Freire y Shor (2008); Freire y Faundez (1985) y Santiago (2006), para el estudio de la práctica pedagógica profesor-alumno desde la perspectiva freirean buscamos Souza (2009); Santiago y Batista Neto (2016) y Paulo Freire (1987, 1993a, 1997). La opción teórico-metodológica se centró en el materialismo histórico dialéctico, que permitió ver las prácticas pedagógicas de profesores y alumnos como prácticas sociales con la lente de la historia como posibilidad y educación como locutor de libertad. Utilizamos el análisis documental, la entrevista semiestructurada y la observación de los participantes para la recopilación y producción de datos y utilizamos el análisis de contenido desde la perspectiva de Bardin (1977), para el tratamiento y análisis de datos, tomamos la decisión para el análisis temático (TA). Los datos nos permitieron ver marcas y gestos que se acercan a la matriz de diálogo en Paulo Freire, entre otros: ritual de entrada; lectura de protocolo; obra teatral; rueda de diálogo; proyecto de puesta en escena y supervisión de pasantías, evidenciado a través de demostraciones de gestos de amor; principio de equidad; democratización del espacio; compromiso ético; estimular la curiosidad; confianza; protagonismo; respecto al discurso del otro; silencio respetuoso; alegría de enseñar y aprender; escuchar atentamente y compartir conocimientos. Concluimos que las prácticas pedagógicas que se producen en la relación profesor-alumno del profesor de teatro evidenciaron marcas y gestos de diálogo desde la perspectiva de Paulo Freire, contribuyeron a la construcción de prácticas pedagógicas dirigidas a la formación humana de la materia en el proceso de escolarización y permitieron la producción de conocimientos críticos en el teatro a través de la relación profesor-alumno.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPrática Pedagógica – Docência – DiscênciaTeatro EscolarPaulo Freire – MétodoEnsino DialógicoUFPE – Pós-graduaçãoPrática pedagógica docente-discente do Teatro mediada pelo diálogo freireano no chão da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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