Inteligibilidade da fala em salas de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MODESTO, Mayara Araújo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000012ws1
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29681
Resumo: Os estudos da qualidade acústica de salas de aula têm despertado interesse acadêmico nos últimos anos devido sua grande influência na relação ensino-aprendizagem. Atualmente, os projetos desenvolvidos devem prever em sua concepção as diretrizes executivas para que seja alcançada uma qualidade acústica satisfatória. Dentre os parâmetros que compõem a qualidade acústica das salas de aula está a inteligibilidade da fala. Trata-se da qualidade de entendimento do som das palavras recebido depois de emitido e percorrido o caminho até chegar ao receptor. Neste trabalho foram avaliadas salas de aula construídas em décadas diferentes de dois centros de ensino totalizando 34 salas. As salas foram analisadas em seis condições de operação. Para a medição acústica foi utilizado o método de resposta impulsiva da sala de aula e os parâmetros acústicos foram obtidos através do software de avaliação acústica de salas, o DIRAC® 6.0. Com isso, foram obtidos os seguintes: Tempo de Reverberação (TR), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT), a Definição (D50), o Índice de Transmissão da Fala (STI) e a Porcentagem de Perda na Articulação de Consoantes (%ALcons), em função da frequência de onda na faixa de bandas de 1/1 de oitava. Também foi medido e analisado o Nível de Pressão Sonora ou Ruído de Fundo Ambiental Equivalente (LAeq) interno à sala, obtido com um analisador de pressão sonora.
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spelling MODESTO, Mayara Araújohttp://lattes.cnpq.br/2724271390909304http://lattes.cnpq.br/7169964295024046OLIVEIRA, Tiago Ancelmo de Carvalho Pires de2019-03-13T20:18:28Z2019-03-13T20:18:28Z2017-02-17https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29681ark:/64986/0013000012ws1Os estudos da qualidade acústica de salas de aula têm despertado interesse acadêmico nos últimos anos devido sua grande influência na relação ensino-aprendizagem. Atualmente, os projetos desenvolvidos devem prever em sua concepção as diretrizes executivas para que seja alcançada uma qualidade acústica satisfatória. Dentre os parâmetros que compõem a qualidade acústica das salas de aula está a inteligibilidade da fala. Trata-se da qualidade de entendimento do som das palavras recebido depois de emitido e percorrido o caminho até chegar ao receptor. Neste trabalho foram avaliadas salas de aula construídas em décadas diferentes de dois centros de ensino totalizando 34 salas. As salas foram analisadas em seis condições de operação. Para a medição acústica foi utilizado o método de resposta impulsiva da sala de aula e os parâmetros acústicos foram obtidos através do software de avaliação acústica de salas, o DIRAC® 6.0. Com isso, foram obtidos os seguintes: Tempo de Reverberação (TR), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT), a Definição (D50), o Índice de Transmissão da Fala (STI) e a Porcentagem de Perda na Articulação de Consoantes (%ALcons), em função da frequência de onda na faixa de bandas de 1/1 de oitava. Também foi medido e analisado o Nível de Pressão Sonora ou Ruído de Fundo Ambiental Equivalente (LAeq) interno à sala, obtido com um analisador de pressão sonora.Studies of the acoustic quality of classrooms have aroused academic interest in recent years due to their great influence on the teaching-learning relationship. At present, the projects developed must provide for the design of the executive guidelines to achieve a satisfactory acoustic quality. Among the parameters that make up the acoustic quality of classrooms is speech intelligibility. It is the quality of understanding the sound of words received after being issued and traveled the way to reach the receiver. In this work, classrooms constructed in different decades of two teaching centers totaling 34 rooms were evaluated. The rooms were analyzed under six operating conditions. For the acoustic measurement, the impulse response method of the classroom was used and the acoustic parameters were obtained through the room acoustic evaluation software, DIRAC® 6.0. Thus, the following acoustic parameters were obtained: Reverberation Time (TR), Initial Decay Time (EDT), Definition (D50), Speech Transmission Index (STI), and Percentage Loss in Consonant Articulation (% ALcons), as a function of the wave frequency in the 1/1 octave band range. It was also measured and analyzed the Sound Pressure Level or Equivalent Environmental Fund Noise (LAeq) in the room, obtained with a sound pressure analyzer.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilSalas de aulaInteligibilidade da falaParâmetros acústicosInteligibilidade da fala em salas de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Mayara Araújo Modesto.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Mayara Araújo Modesto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29681/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mayara%20Ara%c3%bajo%20Modesto.pdf.jpg9ee66b0bda4677cb64909120062b11d5MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Mayara Araújo Modesto.pdfDISSERTAÇÃO Mayara Araújo Modesto.pdfapplication/pdf2627625https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29681/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mayara%20Ara%c3%bajo%20Modesto.pdfb8a3be565b329303c5d8e695f12e1fdeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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