Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34308
Resumo: Embora o Comprometimento Organizacional seja reconhecido como um tema relevante no contexto de transformações gerenciais do setor público, ainda são poucos os estudos que investigam o construto neste cenário, sobretudo considerando seus fatores antecedentes. Muito mais escassos são estudos que explorem os aspectos antecedentes do comprometimento no setor público, por meio de métodos qualitativos. Buscando minimizar essas lacunas, esta dissertação se propôs a analisar como o suporte organizacional afeta o comprometimento, a partir da percepção de gestores governamentais da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE). Foi realizado, assim, um estudo de caso que utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os resultados, obtidos a partir da análise de conteúdo, indicam que, na percepção de gestores da Seplag-PE, o Suporte Organizacional configura um antecedente importante do Comprometimento, assumindo uma relação mais estreita com suas dimensões de base afetiva e instrumental. Além disso, a pesquisa encontrou novas evidências de validade do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991) e identificou os fatores políticos como uma nova categoria de suporte organizacional, a qual contribui para uma percepção negativa do suporte oferecido pela instituição. De modo geral, o estudo contribuiu para aprofundar o entendimento das relações entre a percepção de suporte organizacional e o comprometimento no setor público, sendo este um aspecto fundamental para compreender melhor o processo de construção de respostas dos servidores aos esforços organizacionais.
id UFPE_d94049c465c5d9b4ff5727cf6128f878
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34308
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Carolinne Rodrigues de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8772825072425577http://lattes.cnpq.br/5603289094229665MENDONÇA, José Ricardo Costa de2019-10-08T18:02:58Z2019-10-08T18:02:58Z2019-04-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34308Embora o Comprometimento Organizacional seja reconhecido como um tema relevante no contexto de transformações gerenciais do setor público, ainda são poucos os estudos que investigam o construto neste cenário, sobretudo considerando seus fatores antecedentes. Muito mais escassos são estudos que explorem os aspectos antecedentes do comprometimento no setor público, por meio de métodos qualitativos. Buscando minimizar essas lacunas, esta dissertação se propôs a analisar como o suporte organizacional afeta o comprometimento, a partir da percepção de gestores governamentais da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE). Foi realizado, assim, um estudo de caso que utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os resultados, obtidos a partir da análise de conteúdo, indicam que, na percepção de gestores da Seplag-PE, o Suporte Organizacional configura um antecedente importante do Comprometimento, assumindo uma relação mais estreita com suas dimensões de base afetiva e instrumental. Além disso, a pesquisa encontrou novas evidências de validade do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991) e identificou os fatores políticos como uma nova categoria de suporte organizacional, a qual contribui para uma percepção negativa do suporte oferecido pela instituição. De modo geral, o estudo contribuiu para aprofundar o entendimento das relações entre a percepção de suporte organizacional e o comprometimento no setor público, sendo este um aspecto fundamental para compreender melhor o processo de construção de respostas dos servidores aos esforços organizacionais.Although Organizational Commitment is recognized as a relevant subject in the context of managerial transformations of the public sector, there are still few studies that investigate the construct in this scenario, especially considering its antecedent factors. Much more scarce are studies that explore the antecedent aspects of public sector commitment through qualitative methods. In order to minimize these shortcomings, this dissertation proposed to analyze how the organizational support affects the commitment, based on the perception of governmental managers of the Secretariat of Planning and Management of Pernambuco (Seplag-PE). A case study was carried out using the following data collection techniques: semi-structured interviews, participant observation and documentary analysis. The results, obtained from the content analysis, indicate that, in the perception of managers of the Seplag-PE, Organizational Support configures an important antecedent of the Commitment, assuming a closer relationship with its dimensions of affective and instrumental basis. In addition, the research found new evidence of the validity of the three-dimensional model of Meyer and Allen (1991) and identified the political factors as a new category of organizational support, which contributes to a negative perception of the support offered by the institution. In general, the study contributed to deepening the understanding of the relationships between the perception of organizational support and the commitment in the public sector, being this a fundamental aspect to better understand the process of building responses of the servers to organizational efforts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSuporte organizacionalComprometimentoSetor públicoSuporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf.jpg9440d737e9805413da02e620a2d173a7MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdfDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdfapplication/pdf1190385https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdfe9cee2ef245453abbf9997aa5c32b50bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain262514https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf.txtd3a01b087e848f68ec7845e7249e2872MD54123456789/343082019-10-26 03:56:58.994oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T06:56:58Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
title Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
spellingShingle Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza
Suporte organizacional
Comprometimento
Setor público
title_short Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
title_full Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
title_fullStr Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
title_full_unstemmed Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
title_sort Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
author SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza
author_facet SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8772825072425577
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5603289094229665
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MENDONÇA, José Ricardo Costa de
contributor_str_mv MENDONÇA, José Ricardo Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte organizacional
Comprometimento
Setor público
topic Suporte organizacional
Comprometimento
Setor público
description Embora o Comprometimento Organizacional seja reconhecido como um tema relevante no contexto de transformações gerenciais do setor público, ainda são poucos os estudos que investigam o construto neste cenário, sobretudo considerando seus fatores antecedentes. Muito mais escassos são estudos que explorem os aspectos antecedentes do comprometimento no setor público, por meio de métodos qualitativos. Buscando minimizar essas lacunas, esta dissertação se propôs a analisar como o suporte organizacional afeta o comprometimento, a partir da percepção de gestores governamentais da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE). Foi realizado, assim, um estudo de caso que utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os resultados, obtidos a partir da análise de conteúdo, indicam que, na percepção de gestores da Seplag-PE, o Suporte Organizacional configura um antecedente importante do Comprometimento, assumindo uma relação mais estreita com suas dimensões de base afetiva e instrumental. Além disso, a pesquisa encontrou novas evidências de validade do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991) e identificou os fatores políticos como uma nova categoria de suporte organizacional, a qual contribui para uma percepção negativa do suporte oferecido pela instituição. De modo geral, o estudo contribuiu para aprofundar o entendimento das relações entre a percepção de suporte organizacional e o comprometimento no setor público, sendo este um aspecto fundamental para compreender melhor o processo de construção de respostas dos servidores aos esforços organizacionais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-08T18:02:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-08T18:02:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34308
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9440d737e9805413da02e620a2d173a7
e9cee2ef245453abbf9997aa5c32b50b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
d3a01b087e848f68ec7845e7249e2872
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310668539396096