Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34308 |
Resumo: | Embora o Comprometimento Organizacional seja reconhecido como um tema relevante no contexto de transformações gerenciais do setor público, ainda são poucos os estudos que investigam o construto neste cenário, sobretudo considerando seus fatores antecedentes. Muito mais escassos são estudos que explorem os aspectos antecedentes do comprometimento no setor público, por meio de métodos qualitativos. Buscando minimizar essas lacunas, esta dissertação se propôs a analisar como o suporte organizacional afeta o comprometimento, a partir da percepção de gestores governamentais da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE). Foi realizado, assim, um estudo de caso que utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os resultados, obtidos a partir da análise de conteúdo, indicam que, na percepção de gestores da Seplag-PE, o Suporte Organizacional configura um antecedente importante do Comprometimento, assumindo uma relação mais estreita com suas dimensões de base afetiva e instrumental. Além disso, a pesquisa encontrou novas evidências de validade do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991) e identificou os fatores políticos como uma nova categoria de suporte organizacional, a qual contribui para uma percepção negativa do suporte oferecido pela instituição. De modo geral, o estudo contribuiu para aprofundar o entendimento das relações entre a percepção de suporte organizacional e o comprometimento no setor público, sendo este um aspecto fundamental para compreender melhor o processo de construção de respostas dos servidores aos esforços organizacionais. |
id |
UFPE_d94049c465c5d9b4ff5727cf6128f878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34308 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Carolinne Rodrigues de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8772825072425577http://lattes.cnpq.br/5603289094229665MENDONÇA, José Ricardo Costa de2019-10-08T18:02:58Z2019-10-08T18:02:58Z2019-04-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34308Embora o Comprometimento Organizacional seja reconhecido como um tema relevante no contexto de transformações gerenciais do setor público, ainda são poucos os estudos que investigam o construto neste cenário, sobretudo considerando seus fatores antecedentes. Muito mais escassos são estudos que explorem os aspectos antecedentes do comprometimento no setor público, por meio de métodos qualitativos. Buscando minimizar essas lacunas, esta dissertação se propôs a analisar como o suporte organizacional afeta o comprometimento, a partir da percepção de gestores governamentais da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE). Foi realizado, assim, um estudo de caso que utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os resultados, obtidos a partir da análise de conteúdo, indicam que, na percepção de gestores da Seplag-PE, o Suporte Organizacional configura um antecedente importante do Comprometimento, assumindo uma relação mais estreita com suas dimensões de base afetiva e instrumental. Além disso, a pesquisa encontrou novas evidências de validade do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991) e identificou os fatores políticos como uma nova categoria de suporte organizacional, a qual contribui para uma percepção negativa do suporte oferecido pela instituição. De modo geral, o estudo contribuiu para aprofundar o entendimento das relações entre a percepção de suporte organizacional e o comprometimento no setor público, sendo este um aspecto fundamental para compreender melhor o processo de construção de respostas dos servidores aos esforços organizacionais.Although Organizational Commitment is recognized as a relevant subject in the context of managerial transformations of the public sector, there are still few studies that investigate the construct in this scenario, especially considering its antecedent factors. Much more scarce are studies that explore the antecedent aspects of public sector commitment through qualitative methods. In order to minimize these shortcomings, this dissertation proposed to analyze how the organizational support affects the commitment, based on the perception of governmental managers of the Secretariat of Planning and Management of Pernambuco (Seplag-PE). A case study was carried out using the following data collection techniques: semi-structured interviews, participant observation and documentary analysis. The results, obtained from the content analysis, indicate that, in the perception of managers of the Seplag-PE, Organizational Support configures an important antecedent of the Commitment, assuming a closer relationship with its dimensions of affective and instrumental basis. In addition, the research found new evidence of the validity of the three-dimensional model of Meyer and Allen (1991) and identified the political factors as a new category of organizational support, which contributes to a negative perception of the support offered by the institution. In general, the study contributed to deepening the understanding of the relationships between the perception of organizational support and the commitment in the public sector, being this a fundamental aspect to better understand the process of building responses of the servers to organizational efforts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSuporte organizacionalComprometimentoSetor públicoSuporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf.jpg9440d737e9805413da02e620a2d173a7MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdfDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdfapplication/pdf1190385https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdfe9cee2ef245453abbf9997aa5c32b50bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Carolinne Rodrigues de Souza Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain262514https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf.txtd3a01b087e848f68ec7845e7249e2872MD54123456789/343082019-10-26 03:56:58.994oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T06:56:58Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco |
title |
Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco |
spellingShingle |
Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza Suporte organizacional Comprometimento Setor público |
title_short |
Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco |
title_full |
Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco |
title_fullStr |
Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco |
title_sort |
Suporte organizacional percebido e comprometimento no serviço público: o caso da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco |
author |
SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza |
author_facet |
SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8772825072425577 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5603289094229665 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MENDONÇA, José Ricardo Costa de |
contributor_str_mv |
MENDONÇA, José Ricardo Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Suporte organizacional Comprometimento Setor público |
topic |
Suporte organizacional Comprometimento Setor público |
description |
Embora o Comprometimento Organizacional seja reconhecido como um tema relevante no contexto de transformações gerenciais do setor público, ainda são poucos os estudos que investigam o construto neste cenário, sobretudo considerando seus fatores antecedentes. Muito mais escassos são estudos que explorem os aspectos antecedentes do comprometimento no setor público, por meio de métodos qualitativos. Buscando minimizar essas lacunas, esta dissertação se propôs a analisar como o suporte organizacional afeta o comprometimento, a partir da percepção de gestores governamentais da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE). Foi realizado, assim, um estudo de caso que utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os resultados, obtidos a partir da análise de conteúdo, indicam que, na percepção de gestores da Seplag-PE, o Suporte Organizacional configura um antecedente importante do Comprometimento, assumindo uma relação mais estreita com suas dimensões de base afetiva e instrumental. Além disso, a pesquisa encontrou novas evidências de validade do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991) e identificou os fatores políticos como uma nova categoria de suporte organizacional, a qual contribui para uma percepção negativa do suporte oferecido pela instituição. De modo geral, o estudo contribuiu para aprofundar o entendimento das relações entre a percepção de suporte organizacional e o comprometimento no setor público, sendo este um aspecto fundamental para compreender melhor o processo de construção de respostas dos servidores aos esforços organizacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-08T18:02:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-08T18:02:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34308 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Administracao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34308/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carolinne%20Rodrigues%20de%20Souza%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9440d737e9805413da02e620a2d173a7 e9cee2ef245453abbf9997aa5c32b50b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 d3a01b087e848f68ec7845e7249e2872 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310668539396096 |