Experiência e afetos na educação à luz da sociopoética: a poiesis de estudantes do curso de pedagogia da UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Monaliza Holanda do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33773
Resumo: Estudar categorias como experiência e afeto na educação é de suma importância, pois raramente são tomados como vetores efetivos de reflexão das teorias e das práticas pedagógicas. Inclusive, ao que parece, estamos inseridos em um sistema educacional no qual a palavra de ordem é: produzir. Não obstante, o direcionamento das pesquisas acadêmicas e o campo educativo vêm se aliando a concepções que se afastam cada vez mais do terreno da vida ao mesmo tempo que obedecem à lógica tecnicista e instrumental de se fazer pesquisa. Torna-se ainda mais urgente, possibilitar um processo educativo no qual algo possa acontecer, fazendo-nos vibrar e tremer ao instalar uma abertura para os afetos que circunscrevem nosso habitar no mundo. Nesse sentido, a pesquisa em cena tem o objetivo geral de compreender a experiência-afeto na educação, à luz da Sociopoética, com estudantes do curso de pedagogia da UFPE. E especificamente, apresentar noções de experiência e afeto a fim de fundamentar teoricamente o rizoma experiência-afeto no campo educacional; assim como, planejar, executar e analisar uma intervenção à luz da Sociopoética com estudantes de pedagogia da UFPE a fim de favorecer a criação de confetos acerca de experiência-afeto. Para tanto, a abordagem metodológica Sociopoética se faz oportuna pois está intrinsicamente relacionada a uma noção de espiritualidade que pressupõe uma visão integral do ser humano. De acordo com seu idealizador, o filósofo e pedagogo Jacques Gauthier, a mesma pretende conhecer, pensar, pesquisar e aprender com o corpo inteiro, privilegiando formas artísticas de produção dos dados. Nessa direção, realizamos oficinas-sociopoética com estudantes de pedagogia da UFPE. Em seguida, realizamos o estudo dos dados produzidos através de: análise plástica, análise de categorização, estudo transversal, contra-análise e estudo filosófico. Desse modo, compreendemos que a presente pesquisa contribui para uma maior reflexão acerca dos direcionamentos da educação e abre uma possibilidade de pensar o curso de formação de professores e a educação de modo geral, demonstrando que a Sociopoética permite alcançar uma expansão do entendimento de experiência e afeto ao pensá-los como rizoma, experiência-afeto, a partir dos seguintes confetos gerados pelo grupo-pesquisador: Diamosen (Diálogo-motivação-sentimento); Asoliveza (Amor-solidariedade-leveza); Rivopassa (Rio-árvore-pássaro); Lencozer (Lenço-contato-prazer); Satividade (Sala-incentivo-criatividade); Batrans (Barro-transformação); Horimenta (Horizonte-experimentar); Expecpirar (Expectativa-respirar).
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Torna-se ainda mais urgente, possibilitar um processo educativo no qual algo possa acontecer, fazendo-nos vibrar e tremer ao instalar uma abertura para os afetos que circunscrevem nosso habitar no mundo. Nesse sentido, a pesquisa em cena tem o objetivo geral de compreender a experiência-afeto na educação, à luz da Sociopoética, com estudantes do curso de pedagogia da UFPE. E especificamente, apresentar noções de experiência e afeto a fim de fundamentar teoricamente o rizoma experiência-afeto no campo educacional; assim como, planejar, executar e analisar uma intervenção à luz da Sociopoética com estudantes de pedagogia da UFPE a fim de favorecer a criação de confetos acerca de experiência-afeto. Para tanto, a abordagem metodológica Sociopoética se faz oportuna pois está intrinsicamente relacionada a uma noção de espiritualidade que pressupõe uma visão integral do ser humano. De acordo com seu idealizador, o filósofo e pedagogo Jacques Gauthier, a mesma pretende conhecer, pensar, pesquisar e aprender com o corpo inteiro, privilegiando formas artísticas de produção dos dados. Nessa direção, realizamos oficinas-sociopoética com estudantes de pedagogia da UFPE. Em seguida, realizamos o estudo dos dados produzidos através de: análise plástica, análise de categorização, estudo transversal, contra-análise e estudo filosófico. Desse modo, compreendemos que a presente pesquisa contribui para uma maior reflexão acerca dos direcionamentos da educação e abre uma possibilidade de pensar o curso de formação de professores e a educação de modo geral, demonstrando que a Sociopoética permite alcançar uma expansão do entendimento de experiência e afeto ao pensá-los como rizoma, experiência-afeto, a partir dos seguintes confetos gerados pelo grupo-pesquisador: Diamosen (Diálogo-motivação-sentimento); Asoliveza (Amor-solidariedade-leveza); Rivopassa (Rio-árvore-pássaro); Lencozer (Lenço-contato-prazer); Satividade (Sala-incentivo-criatividade); Batrans (Barro-transformação); Horimenta (Horizonte-experimentar); Expecpirar (Expectativa-respirar).CAPESEstudiar categorías como experiencia y afecto en la educación es de suma importancia, pues raramente son tomados como vectores efectivos de reflexión de las teorías y de las prácticas pedagógicas. Incluso, al parecer, estamos insertos en un sistema educativo en el que la consigna es: producir. No obstante, el direccionamiento de las investigaciones académicas y el campo educativo se vienen aliando a concepciones que se alejan cada vez más del terreno de la vida al mismo tiempo que obedecen a la lógica tecnicista e instrumental de hacer investigación. Se vuelve aún más urgente, posibilitar un proceso educativo en el que algo pueda ocurrir, haciéndonos vibrar y temblar al instalar una apertura para los afectos que circunscriben nuestro habitar en el mundo. En este sentido, la investigación en escena tiene el objetivo general de comprender la experiencia-afecto en la educación, a la luz de la Sociopoética, con estudiantes del curso de pedagogía de la UFPE. Y específicamente, presentar nociones de experiencia y afecto para fundamentar teóricamente el rizoma experiencia-afecto en el campo educativo; así como, planificar, ejecutar y analizar una intervención a la luz de la Sociopoética con estudiantes de pedagogía de la UFPE a fin de favorecer la creación de confetos acerca de experiencia-afecto. Para ello, el enfoque metodológico Sociopoética se hace oportuna pues está intrínsecamente relacionada con una noción de espiritualidad que presupone una visión integral del ser humano. De acuerdo con su idealizador, el filósofo y pedagogo Jacques Gauthier, el enfoque pretende conocer, pensar, investigar y aprender con el cuerpo entero, privilegiando formas artísticas de producción de los datos. En esa dirección, realizamos talleres sociopoética con estudiantes de pedagogía de la UFPE. A continuación, realizamos el estudio de los datos producidos a través de: análisis plástica, análisis de categorización, estudio transversal, contra-análisis y estudio filosófico. De este modo, comprendemos que la presente investigación contribuye a una mayor reflexión acerca de los directivos de la educación y abre una posibilidad de pensar el curso de formación de profesores y la educación de modo general, demostrando que la Sociopoética permite alcanzar una expansión del entendimiento de experiencia y afecto al pensarlos como rizoma, experiencia-afecto, a partir de los siguientes confetos generados por el grupo-investigador: Diamosen (Diálogo-motivação-sentimento); Asoliveza (Amor-solidariedade-leveza); Rivopasa (Rio-árvore-pássaro); Lencozer (Lenço-contato-prazer); Sativa (Sala-incentivo-criatividade); Batrans (Barro-transformação); Horimenta (Horizonte-experimentar); Expecpirar (Expectativa-respirar).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEducaçãoSociopoéticaExperiência – AfetoUFPE - Pós-graduaçãoExperiência e afetos na educação à luz da sociopoética: a poiesis de estudantes do curso de pedagogia da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Monaliza Holanda dos Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Monaliza Holanda dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33773/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Monaliza%20Holanda%20dos%20Santos.pdf.jpg6b05798e3ac36ad075810572beac8804MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Monaliza Holanda dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Monaliza Holanda dos Santos.pdfapplication/pdf3720360https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33773/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Monaliza%20Holanda%20dos%20Santos.pdf0fd01e14664e8f2aada9c235b0da783cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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