Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000fc0h
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15023
Resumo: O objetivo desta tese é investigar as táticas de visibilidade midiática desenvolvidas pelo compositor baiano Caetano Veloso ao longo de seus 50 anos de trajetória artística e de que forma elas contribuíram ou não para a construção da imagem dele como artista e intelectual. As investigações são realizadas, principalmente, a partir de fragmentos de entrevistas do artista a revistas e jornais brasileiros e estrangeiros, a programas de televisão e filmes (documentários). O estudo parte da hipótese de que a ocupação midiática do compositor se dá por, entre outras estratégias, opiniões polêmicas sobre os mais diversos assuntos (política, religião, sexualidade, identidade nacional, estética etc.), bem como pelo atrito criado por ele com outras personalidades, além da sacralização do gosto do artista em vários campos e repercutido pela mídia.
id UFPE_e008cf3744fd92161061bfaa5891c070
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/15023
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CARVALHO, Carlos André Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/2026136411834964http://lattes.cnpq.br/8404228786481624SOARES, Thiago2016-01-28T17:57:19Z2016-01-28T17:57:19Z2015-04-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15023ark:/64986/001300000fc0hO objetivo desta tese é investigar as táticas de visibilidade midiática desenvolvidas pelo compositor baiano Caetano Veloso ao longo de seus 50 anos de trajetória artística e de que forma elas contribuíram ou não para a construção da imagem dele como artista e intelectual. As investigações são realizadas, principalmente, a partir de fragmentos de entrevistas do artista a revistas e jornais brasileiros e estrangeiros, a programas de televisão e filmes (documentários). O estudo parte da hipótese de que a ocupação midiática do compositor se dá por, entre outras estratégias, opiniões polêmicas sobre os mais diversos assuntos (política, religião, sexualidade, identidade nacional, estética etc.), bem como pelo atrito criado por ele com outras personalidades, além da sacralização do gosto do artista em vários campos e repercutido pela mídia.The objective of this thesis is to investigate the media visibility tacties developed by the bahian composer Caetano Veloso along its fifty years of artistic trajectory and how they contributed or not to build his image as an artist and intellectual. Investigations are conducted, mainly, through interviews fragments to brazilian and foreign magazines and newspapers, television shows and movies (documentaries). The study of the hipothesis that the media occupation of the composer gives by among other strategies, controversial opinions on various subjects (politics, religion, sexuality, national identify, esthetics etc.) as well as the troubles created by hm with others personalities, besides the consecreation of the artist's taste in various fields and reverberated by the media.porUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação de massaMúsica Popula - BrasilArtistasEntrevistasRepresentações sociaisVisibilidadeCríticaUm ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILVersão digital Carlos André OK.pdf.jpgVersão digital Carlos André OK.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/5/Vers%c3%a3o%20digital%20Carlos%20Andr%c3%a9%20OK.pdf.jpga1f601e681c8d39499c42581bd8e2884MD55ORIGINALVersão digital Carlos André OK.pdfVersão digital Carlos André OK.pdfapplication/pdf4377326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/1/Vers%c3%a3o%20digital%20Carlos%20Andr%c3%a9%20OK.pdfd1c5faecf6b6eecf58b29e0143a24660MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTVersão digital Carlos André OK.pdf.txtVersão digital Carlos André OK.pdf.txtExtracted texttext/plain913968https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/4/Vers%c3%a3o%20digital%20Carlos%20Andr%c3%a9%20OK.pdf.txtf33bc96793d0821fa89a5ae138d80b0bMD54123456789/150232019-10-25 07:04:08.134oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T10:04:08Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia
title Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia
spellingShingle Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia
CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
Comunicação de massa
Música Popula - Brasil
Artistas
Entrevistas
Representações sociais
Visibilidade
Crítica
title_short Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia
title_full Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia
title_fullStr Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia
title_full_unstemmed Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia
title_sort Um ídolo, um pateta, um mito da multidão: a construção da imagem de Caetano Veloso como artista e intelectual através da mídia
author CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
author_facet CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2026136411834964
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8404228786481624
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOARES, Thiago
contributor_str_mv SOARES, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de massa
Música Popula - Brasil
Artistas
Entrevistas
Representações sociais
Visibilidade
Crítica
topic Comunicação de massa
Música Popula - Brasil
Artistas
Entrevistas
Representações sociais
Visibilidade
Crítica
description O objetivo desta tese é investigar as táticas de visibilidade midiática desenvolvidas pelo compositor baiano Caetano Veloso ao longo de seus 50 anos de trajetória artística e de que forma elas contribuíram ou não para a construção da imagem dele como artista e intelectual. As investigações são realizadas, principalmente, a partir de fragmentos de entrevistas do artista a revistas e jornais brasileiros e estrangeiros, a programas de televisão e filmes (documentários). O estudo parte da hipótese de que a ocupação midiática do compositor se dá por, entre outras estratégias, opiniões polêmicas sobre os mais diversos assuntos (política, religião, sexualidade, identidade nacional, estética etc.), bem como pelo atrito criado por ele com outras personalidades, além da sacralização do gosto do artista em vários campos e repercutido pela mídia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-28T17:57:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-28T17:57:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15023
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000fc0h
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15023
identifier_str_mv ark:/64986/001300000fc0h
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/5/Vers%c3%a3o%20digital%20Carlos%20Andr%c3%a9%20OK.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/1/Vers%c3%a3o%20digital%20Carlos%20Andr%c3%a9%20OK.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15023/4/Vers%c3%a3o%20digital%20Carlos%20Andr%c3%a9%20OK.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a1f601e681c8d39499c42581bd8e2884
d1c5faecf6b6eecf58b29e0143a24660
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
f33bc96793d0821fa89a5ae138d80b0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172807049347072