O entre da liberdade, as prisões : os feminismos que emancipam, prendem? : uma história do gênero feminino na Penitenciária Regional Feminina de Campina Grande (1970-2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Vanuza Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11874
Resumo: Esta pesquisa, embora situada no tempo presente, discute os processos históricos de mudanças sociais ocorridas desde os anos 60, 70 e 80 do século XX no lugar da mulher a partir dos movimentos feministas nas ruas, nas academias que reivindicavam a entrada da mulher no mercado de trabalho e questionavam a mulher enquanto símbolo apenas da maternidade e casamento. Mostra-se, com esta pesquisa, que os impactos dos feminismos foram vividos de modo diferente pelas mulheres pobres e das periferias. Este trabalho é uma discussão sobre o envolvimento de mulheres em diferentes crimes, Com esta pesquisa, percebeu-se que predominam mulheres analfabetas ou semi-analfabetas, mulheres que estão fora do mercado de trabalho e sem nenhuma especialização profissional; além disso integram, em sua maioria, famílias cujas mães eram geralmente solteiras, de modo que foram para as ruas trabalhar, outras, envolveram-se com drogas. Os pais são a grande ausência nas vidas dessas mulheres, as quais, quando presas, também reproduzem as lógicas das famílias onde nasceram, também predominam, entre as presidiárias, mães solteiras, mulheres que tiveram mais de um relacionamento e filhos de pais diferentes. O envolvimento com drogas para umas está relacionado à busca para suprir necessidades básicas, como alimentação, para outras, significa ter acesso às roupas da moda, outras ainda, pelas influências dos companheiros, como ocorre com a maioria das mulheres envolvidas com o tráfico de drogas. Essas mulheres questionam, de um lado, a mulher dócil, passiva, quando escolhem a força e a violência para se afirmarem, mas ao mesmo tempo elas reforçam o masculino. Nas prisões essas mulheres produzem subjetividades múltiplas, dóceis, submissas, agressivas, constroem diferentes corpos, os corpos que se revoltam na morte, na loucura, corpos que recriam suas próprias estéticas com piercings, corpos que também se alijam. No interior das prisões, essas mulheres retornam, em suas cartas, para valores que questionaram, escrevem-se maternas, dóceis, performatizam as filhas que não foram, as mães que não puderam ser, fazem do amor romântico uma possibilidade de afirmação de si, um sim à vida na prisão. As mulheres presas performatizam, de diferentes maneiras, o lugar da mulher, na ruas, nas prisões, se de um lado questionam os valores tradicionais das mulheres, na prisão retornam para o lugar da mãe, do amor romântico; se questionam o lugar do masculino ao usarem da força e da violência, nas ruas, reforçam com a violência todo aprendizado da cultura machista, masculina. Esta é uma história das vidas infames, uma narrativa que escolheu a prisão para discutir as trajetórias do gênero feminino, inspirada nos pós-estruturalistas Michel Foucault, Gilles Deleuze, Judith Butles e Gilles Lipovetsky os quais constroem discussões sobre os processos de subjetivação em uma sociedade disciplinar, do controle e que, legitimando o sistema capitalista, capturam as mulheres para o mercado de trabalho, para a indústria da moda e da beleza. Este trabalho está inspirado, também, em Maurice Blanchot e Roland Barthes, que discutem a escrita enquanto performance. As presas estão inseridas nesse contexto de mudanças nas quais a emancipação da mulher significa, para outras, prisão.
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Este trabalho é uma discussão sobre o envolvimento de mulheres em diferentes crimes, Com esta pesquisa, percebeu-se que predominam mulheres analfabetas ou semi-analfabetas, mulheres que estão fora do mercado de trabalho e sem nenhuma especialização profissional; além disso integram, em sua maioria, famílias cujas mães eram geralmente solteiras, de modo que foram para as ruas trabalhar, outras, envolveram-se com drogas. Os pais são a grande ausência nas vidas dessas mulheres, as quais, quando presas, também reproduzem as lógicas das famílias onde nasceram, também predominam, entre as presidiárias, mães solteiras, mulheres que tiveram mais de um relacionamento e filhos de pais diferentes. O envolvimento com drogas para umas está relacionado à busca para suprir necessidades básicas, como alimentação, para outras, significa ter acesso às roupas da moda, outras ainda, pelas influências dos companheiros, como ocorre com a maioria das mulheres envolvidas com o tráfico de drogas. 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