Os efeitos da aprendizagem da natação em pessoas com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marcos Vicente da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000ks5v
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24247
Resumo: A deficiência intelectual (DI) prejudica a capacidade práxica e a cognitiva, comprometendo as relações afetivas e sociais, impondo uma condição excludente dos atributos de um cidadão comum, protagonista de sua história. Este estudo de casos se propôs investigar os efeitos dos exercícios motores em solo e no ambiente aquático (habilidade natatória) sobre a coordenação motora grossa, em pessoas com DI. Foram selecionados 5 sujeitos adultos, diagnosticados pela Classificação Internacional de Doenças (CID), apresentando os seguintes laudos: 2 sujeitos com DI moderada (F71); 2 sujeitos DI grave (F72) e 1 sujeito com DI não especificada (F79.9), com idades entre 25 a 55 anos, do sexo masculino. Excluiu-se os sujeitos: a) abaixo da idade de 18 anos; b) não dominavam a marcha; c) dominavam o nado; d) não estavam aptos ao esforço físico; e) não apresentavam diagnóstico único de deficiência intelectual e f) seus pais não assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi caracterizado o desempenho motor, antes e após o período de instrução, através dos seguintes instrumentos: a) testes KTK, que identifica o déficit de coordenação motora grossa em solo; b) teste de análise qualitativa de vídeo do nado utilitário, adaptado para pessoas com DI, que mostra o desempenho das habilidades natatória; c) entrevistas pré com os pais, para identificar as dificuldades no dia a dia de seus filhos, compostas de 31 questões. A entrevista, após as intervenções, apenas uma questão, para que eles apontassem alguma evolução no desempenho de seus filhos. O estudo aconteceu em dois locais diferentes: no Núcleo de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Pernambuco (NEFD/UFPE) e no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont (CELASD). As intervenções consistiram de 32 sessões, compostas por exercícios motores em solo e no ambiente líquido, durante um período de 4 meses, com duas aulas semanais, com o tempo de 1h e 30 minutos. As análises estatísticas, provenientes da avaliação do pré e pós teste KTK, foi por meio do teste estatístico de Kolmogorov-Smirnov, para identificar a normalidade dos dados e, o teste de Kruskal-Wallis para comparar as variáveis, pois, as mesmas não estavam normalmente distribuídas. Foi utilizado o programa SPSS versão 20 e foi adotado o nível de significância p≤0,05. Os resultados do teste KTK, entre o período pré e pós intervenção, o quociente motor (QM) não obteve diferença significativa entre a avaliação pré (mediana = 51) e avaliação pós (mediana = 55), onde T = 0, p > 0,05. Após os sujeitos serem submetidos a todas as intervenções, as análises pré e pós qualitativa de vídeo do nado utilitário e as entrevistas, concluímos que os resultados apontam que as atividades motoras em solo e no ambiente aquático contribuíram para a melhora na praxia motora, no dia a dia das pessoas com deficiência intelectual, envolvidas neste estudo.
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Excluiu-se os sujeitos: a) abaixo da idade de 18 anos; b) não dominavam a marcha; c) dominavam o nado; d) não estavam aptos ao esforço físico; e) não apresentavam diagnóstico único de deficiência intelectual e f) seus pais não assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi caracterizado o desempenho motor, antes e após o período de instrução, através dos seguintes instrumentos: a) testes KTK, que identifica o déficit de coordenação motora grossa em solo; b) teste de análise qualitativa de vídeo do nado utilitário, adaptado para pessoas com DI, que mostra o desempenho das habilidades natatória; c) entrevistas pré com os pais, para identificar as dificuldades no dia a dia de seus filhos, compostas de 31 questões. A entrevista, após as intervenções, apenas uma questão, para que eles apontassem alguma evolução no desempenho de seus filhos. O estudo aconteceu em dois locais diferentes: no Núcleo de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Pernambuco (NEFD/UFPE) e no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont (CELASD). As intervenções consistiram de 32 sessões, compostas por exercícios motores em solo e no ambiente líquido, durante um período de 4 meses, com duas aulas semanais, com o tempo de 1h e 30 minutos. As análises estatísticas, provenientes da avaliação do pré e pós teste KTK, foi por meio do teste estatístico de Kolmogorov-Smirnov, para identificar a normalidade dos dados e, o teste de Kruskal-Wallis para comparar as variáveis, pois, as mesmas não estavam normalmente distribuídas. Foi utilizado o programa SPSS versão 20 e foi adotado o nível de significância p≤0,05. Os resultados do teste KTK, entre o período pré e pós intervenção, o quociente motor (QM) não obteve diferença significativa entre a avaliação pré (mediana = 51) e avaliação pós (mediana = 55), onde T = 0, p > 0,05. Após os sujeitos serem submetidos a todas as intervenções, as análises pré e pós qualitativa de vídeo do nado utilitário e as entrevistas, concluímos que os resultados apontam que as atividades motoras em solo e no ambiente aquático contribuíram para a melhora na praxia motora, no dia a dia das pessoas com deficiência intelectual, envolvidas neste estudo.The intellectual disability (DI) impairs the praxical and cognitive capacity, compromising the affective and social relations, imposing a condition excluding the attributes of a common citizen, protagonist of its history. This case study aimed to investigate the effects of motor exercises on soil and aquatic environment (swimming ability) on gross motor coordination in people with ID. Five adult subjects, diagnosed by the International Classification of Diseases (ICD), were selected, presenting the following reports: 2 subjects with moderate DI (F71); 2 subjects with severe ID (F72) and 1 subject with ID not specified (F79.9), aged 25-55 years, male. Subjects were excluded: a) below the age of 18 years; b) did not dominate the march; c) dominated the swim; d) were not fit for physical exertion; e) did not present a single diagnosis of intellectual disability; and f) their parents did not sign the Free and Informed Consent Form. The motor performance, before and after the instruction period, was characterized by the following instruments: a) KTK tests, which identifies the gross motor coordination deficit in soil; b) qualitative video analysis of the swim, adapted for people with ID, showing the performance of swimming skills; c) pre-interview with parents, to identify the difficulties in their children's daily life, composed of 31 questions and the interview after the interventions, only one question, so that they pointed out some evolution in the performance of their children. The study took place in two different locations: at the Nucleus of Physical Education and Sport of the Federal University of Pernambuco (NEFD / UFPE) and at the Alberto Santos Dumont Sports and Leisure Center (CELASD). The interventions consisted of 32 sessions, consisting of motor exercises in soil and in the net environment, during a period of 4 months, with two weekly classes, in the time of 1h and 30 minutes. Statistical analysis, from the KTK pre- and post-test, was performed by means of the Kolmogorov-Smirnov statistical test, to identify the normality of the data, and the Kruskal-Wallis test to compare the variables, since they were not Normally distributed. The SPSS version 20 program was used and the level of significance was adopted p≤0.05. The results of the KTK test, between the pre and post intervention period, the motor quotient (QM) did not show a significant difference between the pre-assessment (median = 51) and post-evaluation (median = 55), where T = 0, p > 0,05. After the subjects were submitted to all the interventions, the qualitative pre and post video analysis of the utility swim and the interviews, we conclude that the results indicate that the motor activities in soil and in the aquatic environment contributed to the improvement in the motor praxia, in the day The day of people with intellectual disabilities, involved in this study.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do ComportamentoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDeficiência intelectualNataçãoExercícios motoresCoordenação motora grossaOs efeitos da aprendizagem da natação em pessoas com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Marcos Vicente da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Marcos Vicente da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/24247/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcos%20Vicente%20da%20Silva.pdf.jpgc8be666ef98f905f24ef183e11bb0110MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Marcos Vicente da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Marcos Vicente da Silva.pdfapplication/pdf3959814https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/24247/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcos%20Vicente%20da%20Silva.pdf25f398b2275e0636b3d0d2a26937e0efMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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