Ecologia do saber: o caso da análise combinatória em documentos oficiais e livros didáticos da educação básica
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32843 |
Resumo: | Essa tese teve por objetivo analisar as possíveis relações entre os documentos oficiais e livros didáticos da Educação Básica sobre Análise Combinatório no período das Reformas Campos e Capanema, dos Programas Mínimos de Simões Filho e dos Movimentos da Matemática Moderna e da Educação Matemática. O saber Análise Combinatória antes dos PCN habitava de forma declarativa o 2º ano do Ensino Médio e após os PCN passou a habitar toda Educação Básica. Isso fez com que levantássemos as seguintes questões de pesquisa: Como vive Análise Combinatória nos livros didáticos e nos documentos curriculares da Educação Básica antes dos PCN? Como vive Análise Combinatória nos livros didáticos e nos documentos curriculares da Educação Básica após os PCN? Quando mudam os documentos curriculares, muda o meio de vida da Análise Combinatória nos livros didáticos? Se sim, de que forma? O aporte teórico para responder esses questionamentos e alcançar nossos objetivos está alicerçado pela Teoria da Transposição Didática, Ecologia do Saber e pela Teoria Antropológica do Didático. A metodologia se baseia em uma pesquisa bibliográfica e documental. O procedimento metodológico se baseou em analisar livros didáticos que correspondesse aos programas vigentes de cada reforma, livros didáticos do período do Movimento da Matemática Moderna e para a vigência do Movimento da Educação Matemática, livros didáticos aprovados pelo PNLD e os documentos oficiais da Educação Básica. Os resultados indicaram que no período das reformas os autores de livros didáticos se assujeitavam aos documentos oficiais. Com o surgimento dos PCN e demais documentos oficiais, o saber Análise Combinatória passou a habitar toda Educação Básica se aproximando das orientações dadas pelos documentos (PCNEF, PCNEM, OCEM e PNLD), e assim, avançando em sua organização didática e nas técnicas, porém a ecologia das tarefas permaneceram as mesmas em todo período analisado. |
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MELO, Marcos André Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/2934612724820103http://lattes.cnpq.br/4785455419210090SANTOS, Marcelo Câmara dos2019-09-13T19:20:05Z2019-09-13T19:20:05Z2018-10-02https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32843ark:/64986/001300000gk8jEssa tese teve por objetivo analisar as possíveis relações entre os documentos oficiais e livros didáticos da Educação Básica sobre Análise Combinatório no período das Reformas Campos e Capanema, dos Programas Mínimos de Simões Filho e dos Movimentos da Matemática Moderna e da Educação Matemática. O saber Análise Combinatória antes dos PCN habitava de forma declarativa o 2º ano do Ensino Médio e após os PCN passou a habitar toda Educação Básica. Isso fez com que levantássemos as seguintes questões de pesquisa: Como vive Análise Combinatória nos livros didáticos e nos documentos curriculares da Educação Básica antes dos PCN? Como vive Análise Combinatória nos livros didáticos e nos documentos curriculares da Educação Básica após os PCN? Quando mudam os documentos curriculares, muda o meio de vida da Análise Combinatória nos livros didáticos? Se sim, de que forma? O aporte teórico para responder esses questionamentos e alcançar nossos objetivos está alicerçado pela Teoria da Transposição Didática, Ecologia do Saber e pela Teoria Antropológica do Didático. A metodologia se baseia em uma pesquisa bibliográfica e documental. O procedimento metodológico se baseou em analisar livros didáticos que correspondesse aos programas vigentes de cada reforma, livros didáticos do período do Movimento da Matemática Moderna e para a vigência do Movimento da Educação Matemática, livros didáticos aprovados pelo PNLD e os documentos oficiais da Educação Básica. Os resultados indicaram que no período das reformas os autores de livros didáticos se assujeitavam aos documentos oficiais. Com o surgimento dos PCN e demais documentos oficiais, o saber Análise Combinatória passou a habitar toda Educação Básica se aproximando das orientações dadas pelos documentos (PCNEF, PCNEM, OCEM e PNLD), e assim, avançando em sua organização didática e nas técnicas, porém a ecologia das tarefas permaneceram as mesmas em todo período analisado.L'objectif de cette thèse est d'analyser les relations possibles entre les documents officiels et les manuels d'éducation de base sur l'analyse combinatoire pendant la période des « réformes Campos et Capanema », et entre les « Programas Mínimos de Simões Filho » et les mouvements des Mathématiques Modernes et de l’Éducation Mathématique. Le choix de connaître l'analyse combinatoire est dû au fait qu’avant les PCN (Paramètres Curriculaires Nationaux), ces connaissances étaient présentées de manière déclarative au cours de la classe de première au lycée. Les PCN ont ensuite commencé à s’intéresser à toute l'éducation de base. Cela nous a conduit à soulever les questions de recherche suivantes: Comment l'analyse combinatoire dans les manuels et les manuels de l'éducation de base s’est-elle déroulée avant les PCN? Comment l'analyse combinatoire s’applique-t-elle dans les manuels et les documents pédagogiques de l'éducation de base après les PCN? Lorsque vous modifiez les documents du curriculum, changez-vous le mode de l'analyse combinatoire dans les manuels? Si oui, de quelle manière? La contribution théorique pour répondre à ces questions et atteindre nos objectifs est basée sur la théorie de la transposition didactique, l'écologie de la connaissance et la théorie anthropologique de la didactique. La méthodologie est basée sur une recherche bibliographique et documentaire. La procédure méthodologique est basée sur l'analyse de livres didactiques correspondant aux programmes actuels de chaque réforme, des livres didactiques de la période du Mouvement pour les mathématiques modernes et du Mouvement pour l'éducation mathématique, des manuels approuvés par le PNLD (Paramètres Nacionaux des Livres Didactiques) et des documents officiels de l'éducation de base. Les résultats ont indiqué que pendant la période de la réforme, les auteurs des manuels étaient associés aux documents officiels, avec l’apparition des PCN. Pour d’autres documents officiels, l’analyse combinatoire a commencé à s’approcher des PCNEF, PCNEM, OCEM et PNLD). Tout en progressant dans son organisation et ses techniques didactiques, l’écologie des tâches est restée la même tout au long de la période analysée.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMatemática – Estudo e ensinoAnálise combinatóriaLivros didáticosUFPE - Pós-graduaçãoEcologia do saber: o caso da análise combinatória em documentos oficiais e livros didáticos da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Marcos André Pereira de Melo.pdf.jpgTESE Marcos André Pereira de Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1303https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32843/5/TESE%20Marcos%20Andr%c3%a9%20Pereira%20de%20Melo.pdf.jpg74019f0079869258989072c5f63e79a8MD55ORIGINALTESE Marcos André Pereira de Melo.pdfTESE Marcos André Pereira de Melo.pdfapplication/pdf6210799https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32843/1/TESE%20Marcos%20Andr%c3%a9%20Pereira%20de%20Melo.pdf7dd797abaf9d2261fb7a9a6b85c394dbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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