Efeitos do discurso neoliberal na educação : o projeto de vida como dispositivo pedagógico de formação do sujeito-empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Andréa Carla Castro e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49622
Resumo: Esta tese tem como objeto a emergência do projeto de vida como dispositivo pedagógico para formação do sujeito-empresa. Analisamos a ressignificação dos enunciados sobre projeto de vida em documentos curriculares do novo Ensino Médio e em artefatos culturais – publicitário e pedagógico – sob influência do discurso neoliberal na educação. A partir das conceitualizações de Giorgio Agamben, Pierre Dardot e Christian Laval, Michel Foucault, Sylvio Gadelha, Maurizio Lazzarato, Byung- Chul Han e Nikolas Rose, problematizamos os efeitos da governamentalidade neoliberal na economização e precarização da vida contemporânea e suas implicações na formação de um novo sujeito que se governa a si próprio como um capital, tomando a cultura empresarial como norma e a concorrência como modus operandi em todos os domínios da sua existência, o sujeito-empresa. A repercussão desse fenômeno no campo educacional tem preconizado o fortalecimento de discursos pautados nas noções de aprendizagem ao longo da vida e formação para o empreendedorismo enquanto direcionamentos para as práticas pedagógicas e as políticas curriculares, visando à formação de capital humano flexível, adequado a esse novo modelo social. A pesquisa que deu sustentação à tese foi norteada pela abordagem arqueogenealógica, de Michel Foucault, o que nos possibilitou a análise do projeto de vida como um dispositivo de saber-poder, que opera por meio da disseminação dos discursos produtivista, utilitarista, empreendedor, da empregabilidade e da responsabilização e do uso das técnicas de si nas práticas pedagógicas escolares e culturais, com vistas à subjetivação de valores e condutas empresariais. O corpus de análise investigado reuniu enunciados do campo curricular sobre projetos de vida e técnicas de si acionadas por artefatos pedagógicos. A análise dos enunciados do campo curricular sobre o projeto de vida indicou a valorização da formação de um sujeito autônomo e privado, que se autorresponsabiliza pelos resultados da própria formação, pela sua empregabilidade e pelas condições sociais que marcam a sua vida, considerando que todas elas não fruto de suas próprias escolhas. Por meio da análise do artefato pedagógico mapa da vida, identificamos que a avaliação de si, a narração de si e o empresariamento de si são acionados durante a elaboração dos projetos de vida para incitar os sujeitos a alinhar as suas condutas aos padrões de normatividade estabelecidos pelo mercado. A produção dessas condutas é reforçada pelas práticas pedagógicas culturais, como constatamos a partir da análise da série publicitária “Viver é uma entrega”, que aciona técnicas de autovalorização, de autorresponsabilização e de autonomia em seu público para normalizar as relações de trabalho precarizadas e enaltecer o consumo, valorizando modos de vida pautados na racionalidade neoliberal. A rede discursiva operada por esses elementos interpela os sujeitos da educação dentro e fora do espaço escolar.
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A partir das conceitualizações de Giorgio Agamben, Pierre Dardot e Christian Laval, Michel Foucault, Sylvio Gadelha, Maurizio Lazzarato, Byung- Chul Han e Nikolas Rose, problematizamos os efeitos da governamentalidade neoliberal na economização e precarização da vida contemporânea e suas implicações na formação de um novo sujeito que se governa a si próprio como um capital, tomando a cultura empresarial como norma e a concorrência como modus operandi em todos os domínios da sua existência, o sujeito-empresa. A repercussão desse fenômeno no campo educacional tem preconizado o fortalecimento de discursos pautados nas noções de aprendizagem ao longo da vida e formação para o empreendedorismo enquanto direcionamentos para as práticas pedagógicas e as políticas curriculares, visando à formação de capital humano flexível, adequado a esse novo modelo social. A pesquisa que deu sustentação à tese foi norteada pela abordagem arqueogenealógica, de Michel Foucault, o que nos possibilitou a análise do projeto de vida como um dispositivo de saber-poder, que opera por meio da disseminação dos discursos produtivista, utilitarista, empreendedor, da empregabilidade e da responsabilização e do uso das técnicas de si nas práticas pedagógicas escolares e culturais, com vistas à subjetivação de valores e condutas empresariais. O corpus de análise investigado reuniu enunciados do campo curricular sobre projetos de vida e técnicas de si acionadas por artefatos pedagógicos. A análise dos enunciados do campo curricular sobre o projeto de vida indicou a valorização da formação de um sujeito autônomo e privado, que se autorresponsabiliza pelos resultados da própria formação, pela sua empregabilidade e pelas condições sociais que marcam a sua vida, considerando que todas elas não fruto de suas próprias escolhas. Por meio da análise do artefato pedagógico mapa da vida, identificamos que a avaliação de si, a narração de si e o empresariamento de si são acionados durante a elaboração dos projetos de vida para incitar os sujeitos a alinhar as suas condutas aos padrões de normatividade estabelecidos pelo mercado. A produção dessas condutas é reforçada pelas práticas pedagógicas culturais, como constatamos a partir da análise da série publicitária “Viver é uma entrega”, que aciona técnicas de autovalorização, de autorresponsabilização e de autonomia em seu público para normalizar as relações de trabalho precarizadas e enaltecer o consumo, valorizando modos de vida pautados na racionalidade neoliberal. A rede discursiva operada por esses elementos interpela os sujeitos da educação dentro e fora do espaço escolar.FACEPEThis thesis has as its object the emergence of the life project as a pedagogical device for the formation of the subject-company. We analyze the redefinition of statements about life projects in curricular documents of new High School policy and in cultural artifacts – publicity and pedagogical – under the influence of the neoliberal discourse in education. From the conceptualizations of Giorgio Agamben, Pierre Dardot and Christian Laval, Michel Foucault, Sylvio Gadelha, Maurizio Lazzarato, Byung-Chul Han and Nikolas Rose, we problematize the effects of neoliberal governmentality in the commodification and precariousness of contemporary life and its implications in the formation of a new subject that governs itself like capital, taking business culture as the norm and competition as its modus operandi in all domains of its existence, the subject-company. The repercussion of this phenomenon in the educational field has advocated the strengthening of discourses based on the notions of lifelong learning and training for entrepreneurship as guidelines for pedagogical practices and curriculum policies, aiming at the formation of flexible human capital, suitable for this new social model. The research that supported the thesis was guided by Michel Foucault's archeogenealogical approach, which enabled us to analyze the life project as a knowledge-power device, which operates through the dissemination of productivism, utilitarian, entrepreneurial, employability and accountability and the use of self-techniques in school and cultural pedagogical practices, with a view to the subjectivation of corporate values and conduct. The corpus of analysis investigated gathered enunciations from the curricular field about life projects and techniques of the self-triggered by pedagogical artifacts. The analysis of the statements in the curricular field about the life project indicated the appreciation of the formation of an autonomous and private subject, who is self-responsible for the results of his own formation, for his employability and for the social conditions that mark his life, considering that all of them not the result of your own choices. Through the analysis of the pedagogical artifact map of life, we identified that self-assessment, self-narration and self-entrepreneurship are triggered during the elaboration of life projects to encourage subjects to align their conduct with established standards of normativity by the market. The production of these behaviors is reinforced by cultural pedagogical practices, as we can see from the analysis of the advertising series “Living is a Delivery”, which uses techniques of self-valorization, self-responsibility and autonomy in its audience to normalize precarious relationships of work and extol consumption, valuing lifestyles based on neoliberal rationality. The discursive network operated by these elements challenges the subjects of education inside and outside the school space.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProjeto de vidaDispositivo pedagógicoFormação do sujeito- empresaNeoliberalismoEfeitos do discurso neoliberal na educação : o projeto de vida como dispositivo pedagógico de formação do sujeito-empresainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Andréa Carla Castro e Silva.pdfTESE Andréa Carla Castro e Silva.pdfapplication/pdf5503554https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49622/1/TESE%20Andr%c3%a9a%20Carla%20Castro%20e%20Silva.pdf4beab8bf0f960312b4f3c81512592477MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49622/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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