Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LÖWENSTEIN, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32970
Resumo: As grandes cidades viveram nas últimas décadas a invasão dos automóveis particulares e com isso todas as mazelas possíveis decorrentes do sistema que privilegia o transporte particular motorizado. A privatização do espaço de circulação por parte desse modal fez com que outras formas de mobilidade fossem negligenciadas. Desta forma, o presente trabalho preocupou-se em compreender as necessidades de estruturação para que a democratização do espaço de circulação seja efetiva. As condições de mobilidade urbana do Recife e sua Região Metropolitana foram escolhidas como objeto de estudo e o corredor Leste-Oeste é o recorte espacial para aprofundamento da análise de possibilidade intermodal. Buscou-se no estado da arte as categorias para analise e nas Leis e Planos de Mobilidade as diretrizes que deveriam ser encontradas na prática. Após isso, passou-se a buscar uma caracterização de aspectos físicos, sociais e dos problemas como congestionamentos, poluição, violência no trânsito e exclusão social. Adiante, foram expostos dados significantes relativos às condições atuais de mobilidade na cidade do Recife: tempo de deslocamento, tempo de espera, distâncias percorridas usualmente, espaços destinados à priorização do deslocamento coletivo e ativo, custo do transporte e históricos de tarifa e demanda dos sistemas de transporte. Para então ser analisada a implementação do sistema BRT no corredor Leste-oeste, as condições de ciclismo na Zona Oeste, os terminais integrados de ônibus e a possibilidade de intermodalidade, ou seja, da troca de modais para se completar um percurso com segurança e eficiência neste corredor de grande importância para a população da Região Metropolitana do Recife.
id UFPE_e7f787c8fbaa83761527d156c6ca27d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32970
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LÖWENSTEIN, Fernandahttp://lattes.cnpq.br/6527430755015334http://lattes.cnpq.br/2073947620231592GOMES, Edvânia Torres Aguiar2019-09-16T21:09:23Z2019-09-16T21:09:23Z2018-05-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32970As grandes cidades viveram nas últimas décadas a invasão dos automóveis particulares e com isso todas as mazelas possíveis decorrentes do sistema que privilegia o transporte particular motorizado. A privatização do espaço de circulação por parte desse modal fez com que outras formas de mobilidade fossem negligenciadas. Desta forma, o presente trabalho preocupou-se em compreender as necessidades de estruturação para que a democratização do espaço de circulação seja efetiva. As condições de mobilidade urbana do Recife e sua Região Metropolitana foram escolhidas como objeto de estudo e o corredor Leste-Oeste é o recorte espacial para aprofundamento da análise de possibilidade intermodal. Buscou-se no estado da arte as categorias para analise e nas Leis e Planos de Mobilidade as diretrizes que deveriam ser encontradas na prática. Após isso, passou-se a buscar uma caracterização de aspectos físicos, sociais e dos problemas como congestionamentos, poluição, violência no trânsito e exclusão social. Adiante, foram expostos dados significantes relativos às condições atuais de mobilidade na cidade do Recife: tempo de deslocamento, tempo de espera, distâncias percorridas usualmente, espaços destinados à priorização do deslocamento coletivo e ativo, custo do transporte e históricos de tarifa e demanda dos sistemas de transporte. Para então ser analisada a implementação do sistema BRT no corredor Leste-oeste, as condições de ciclismo na Zona Oeste, os terminais integrados de ônibus e a possibilidade de intermodalidade, ou seja, da troca de modais para se completar um percurso com segurança e eficiência neste corredor de grande importância para a população da Região Metropolitana do Recife.CNPqThe towns have lived in the last decades the invasion of the private automobiles and with it all the possible problems arising from the system which privileges private motorized transport. The privatization of the circulation space by this modal made other forms of mobility were neglected. Thus, the present work was concerned with understanding the structuring needs so that the democratization of the circulation space can be effective. The conditions of urban mobility of Recife and its Metropolitan Region were chosen as object of study and the East-West Corridor is the spatial clipping to deepen the analysis of intermodal possibility. The categories for analysis were searched in the state of the art and in the Laws and Mobility Plans the guidelines that should be found in practice. After this, began to seek a characterization of physical, social and the problems such as congestion, pollution, traffic violence and social exclusion. Ahead, significant data were exposed relating to the current conditions of mobility in the city of Recife: time of travel, waiting times, distance traveled usually, spaces destined to the prioritization of the collective and active displacement, cost of transportation, historical rates and demand of the transportation systems. To then be analyzed the implementation of the BRT system in the East-West corridor, the conditions of cycling in the West Zone, the integrated bus terminals and the possibility of intermodality, that is, the exchange of modalities, to complete a course safely and with efficiency in this corridor of great importance for the population of the Metropolitan Region of Recife.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIntermodalidadeConexãoRedeMobilidade urbanaDemocratização do espaçoDesafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Fernanda Löwenstein.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Fernanda Löwenstein.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20L%c3%b6wenstein.pdf.jpge9c3c3b0b17f53d3997f5f4835ecfa9cMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Fernanda Löwenstein.pdfDISSERTAÇÃO Fernanda Löwenstein.pdfapplication/pdf5540014https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20L%c3%b6wenstein.pdfb2a734809aeab5b630e22ac2508a965eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Fernanda Löwenstein.pdf.txtDISSERTAÇÃO Fernanda Löwenstein.pdf.txtExtracted texttext/plain177994https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20L%c3%b6wenstein.pdf.txtcf0b09544b6cbe92865f92d5b92864eeMD54123456789/329702021-06-12 15:42:27.466oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-06-12T18:42:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste
title Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste
spellingShingle Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste
LÖWENSTEIN, Fernanda
Intermodalidade
Conexão
Rede
Mobilidade urbana
Democratização do espaço
title_short Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste
title_full Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste
title_fullStr Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste
title_full_unstemmed Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste
title_sort Desafios da intermodalidade em recorte da cidade do Recife – corredor Leste/Oeste
author LÖWENSTEIN, Fernanda
author_facet LÖWENSTEIN, Fernanda
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6527430755015334
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2073947620231592
dc.contributor.author.fl_str_mv LÖWENSTEIN, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GOMES, Edvânia Torres Aguiar
contributor_str_mv GOMES, Edvânia Torres Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Intermodalidade
Conexão
Rede
Mobilidade urbana
Democratização do espaço
topic Intermodalidade
Conexão
Rede
Mobilidade urbana
Democratização do espaço
description As grandes cidades viveram nas últimas décadas a invasão dos automóveis particulares e com isso todas as mazelas possíveis decorrentes do sistema que privilegia o transporte particular motorizado. A privatização do espaço de circulação por parte desse modal fez com que outras formas de mobilidade fossem negligenciadas. Desta forma, o presente trabalho preocupou-se em compreender as necessidades de estruturação para que a democratização do espaço de circulação seja efetiva. As condições de mobilidade urbana do Recife e sua Região Metropolitana foram escolhidas como objeto de estudo e o corredor Leste-Oeste é o recorte espacial para aprofundamento da análise de possibilidade intermodal. Buscou-se no estado da arte as categorias para analise e nas Leis e Planos de Mobilidade as diretrizes que deveriam ser encontradas na prática. Após isso, passou-se a buscar uma caracterização de aspectos físicos, sociais e dos problemas como congestionamentos, poluição, violência no trânsito e exclusão social. Adiante, foram expostos dados significantes relativos às condições atuais de mobilidade na cidade do Recife: tempo de deslocamento, tempo de espera, distâncias percorridas usualmente, espaços destinados à priorização do deslocamento coletivo e ativo, custo do transporte e históricos de tarifa e demanda dos sistemas de transporte. Para então ser analisada a implementação do sistema BRT no corredor Leste-oeste, as condições de ciclismo na Zona Oeste, os terminais integrados de ônibus e a possibilidade de intermodalidade, ou seja, da troca de modais para se completar um percurso com segurança e eficiência neste corredor de grande importância para a população da Região Metropolitana do Recife.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-16T21:09:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-16T21:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32970
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20L%c3%b6wenstein.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20L%c3%b6wenstein.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32970/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20L%c3%b6wenstein.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e9c3c3b0b17f53d3997f5f4835ecfa9c
b2a734809aeab5b630e22ac2508a965e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
cf0b09544b6cbe92865f92d5b92864ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310745215467520