Atividades de compreensão leitora na coleção “Buriti mais ciências” : um estudo do livro didático de ciências dos anos iniciais mais adotado no PNLD-2019
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46916 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar o projeto didático autoral escolhido pelos autores/editores para as atividades de compreensão leitora a partir da análise do Manual do Professor (impresso) da coleção mais aprovada e comercializada no PNLD 2019: “Buriti Mais Ciências” dos Anos Iniciais, (1o ao 5o anos). Para atingir tal propósito, a pesquisa toma como referenciais teóricos publicações da área de Didática (AMOR, 2001; DIONÍSIO, 2000; LERNER, 2002; MIGUEL; PÉREZ; PARDO, 2012; SOLÉ, 1998) e de Linguística Aplicada (BUNZEN; ROJO, 2005; BUNZEN, 2007, 2009; KLEIMAN; MORAES, 1999; KLEIMAN, 2004a 2004b, 2016; ROJO, 2004, 2006, 2008, 2011, 2017). Os procedimentos analíticos foram divididos em três movimentos, cada um articulado a um dos objetivos específicos da pesquisa. O movimento analítico 1 analisou as concepções de leitura, de texto e de leitor subjacentes ao Edital PNLD 2019 Ciências e à resenha da coleção, publicada no Guia de Avaliação do PNLD 2019. Os resultados dessa primeira análise comprovaram que, no Edital e na resenha, não há referências às atividades de compreensão escrita. O segundo movimento analítico buscou resposta para três perguntas: (1) Que textos, gêneros de discurso e esferas de circulação foram priorizados pela coleção? (2) Qual o tratamento didático dos enunciados escolhidos, isto é, que recortes e adaptações e formulações foram realizados? (3) Que concepção de leitura, objetivos e finalidades da leitura estão subjacentes a esses objetos de ensino de leitura selecionados e didatizados? Os resultados mostraram que os enunciados escolhidos pelos autores/editores para as seções “Abertura”, “O mundo que queremos” e “Para ler e escrever melhor” circulam em duas esferas, a escolar e a artística, são compostos, na sua maioria, por textos didáticos autorais e por ilustrações didáticas, e propõem que o aluno leia para aprender o conteúdo disciplinar e para desenvolver “capacidades” envolvendo conhecimentos, processo, ações e rotinas relacionadas à leitura (DIONÍSIO, 2000), mas atreladas ao domínio do conteúdo disciplinar. O movimento analítico 3 buscou identificar os modelos e abordagens teóricas de leitura e respectivas categorias explicitadas pelos autores/editores nas Orientações Gerais e nas Orientações didáticas do Manual do Professor, identificando as expectativas criadas por eles em relação às atividades a serem desenvolvidas pelos alunos. Os resultados mostraram a presença de três expectativas de conteúdo para as atividades de compreensão leitora - (1) conteúdo disciplinar; (2) capacidade leitora; (3) domínio de conteúdo disciplinar a partir da competência leitora – e três finalidades para a leitura: como meio para o domínio do conteúdo curricular, como objeto de conhecimento em si mesmo, e como instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens. Embora sejam necessárias mais pesquisas dessa natureza para reforçar ou reconsiderar os resultados que encontrei, é possível afirmar que os autores/editores adotam uma perspectiva cognitiva básica para o projeto didático autoral de leitura. Por isso, as atividades de compreensão leitora, a serviço do domínio do conteúdo disciplinar, limitam-se a pedir que eles ativem conhecimento de mundo e localizem e/ou copiem informações dos textos. |
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Para atingir tal propósito, a pesquisa toma como referenciais teóricos publicações da área de Didática (AMOR, 2001; DIONÍSIO, 2000; LERNER, 2002; MIGUEL; PÉREZ; PARDO, 2012; SOLÉ, 1998) e de Linguística Aplicada (BUNZEN; ROJO, 2005; BUNZEN, 2007, 2009; KLEIMAN; MORAES, 1999; KLEIMAN, 2004a 2004b, 2016; ROJO, 2004, 2006, 2008, 2011, 2017). Os procedimentos analíticos foram divididos em três movimentos, cada um articulado a um dos objetivos específicos da pesquisa. O movimento analítico 1 analisou as concepções de leitura, de texto e de leitor subjacentes ao Edital PNLD 2019 Ciências e à resenha da coleção, publicada no Guia de Avaliação do PNLD 2019. Os resultados dessa primeira análise comprovaram que, no Edital e na resenha, não há referências às atividades de compreensão escrita. O segundo movimento analítico buscou resposta para três perguntas: (1) Que textos, gêneros de discurso e esferas de circulação foram priorizados pela coleção? (2) Qual o tratamento didático dos enunciados escolhidos, isto é, que recortes e adaptações e formulações foram realizados? (3) Que concepção de leitura, objetivos e finalidades da leitura estão subjacentes a esses objetos de ensino de leitura selecionados e didatizados? Os resultados mostraram que os enunciados escolhidos pelos autores/editores para as seções “Abertura”, “O mundo que queremos” e “Para ler e escrever melhor” circulam em duas esferas, a escolar e a artística, são compostos, na sua maioria, por textos didáticos autorais e por ilustrações didáticas, e propõem que o aluno leia para aprender o conteúdo disciplinar e para desenvolver “capacidades” envolvendo conhecimentos, processo, ações e rotinas relacionadas à leitura (DIONÍSIO, 2000), mas atreladas ao domínio do conteúdo disciplinar. O movimento analítico 3 buscou identificar os modelos e abordagens teóricas de leitura e respectivas categorias explicitadas pelos autores/editores nas Orientações Gerais e nas Orientações didáticas do Manual do Professor, identificando as expectativas criadas por eles em relação às atividades a serem desenvolvidas pelos alunos. Os resultados mostraram a presença de três expectativas de conteúdo para as atividades de compreensão leitora - (1) conteúdo disciplinar; (2) capacidade leitora; (3) domínio de conteúdo disciplinar a partir da competência leitora – e três finalidades para a leitura: como meio para o domínio do conteúdo curricular, como objeto de conhecimento em si mesmo, e como instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens. Embora sejam necessárias mais pesquisas dessa natureza para reforçar ou reconsiderar os resultados que encontrei, é possível afirmar que os autores/editores adotam uma perspectiva cognitiva básica para o projeto didático autoral de leitura. Por isso, as atividades de compreensão leitora, a serviço do domínio do conteúdo disciplinar, limitam-se a pedir que eles ativem conhecimento de mundo e localizem e/ou copiem informações dos textos.The main objective of this study is to characterize the authorial didactic project chosen by the authors/editors for the reading comprehension activities from the analysis of the Teacher's Manual (printed) of the most approved and commercialized collection in the PNLD 2019: "Buriti Mais Ciências". To achieve this purpose, the research takes as theoretical references publications in the area of (AMOR, 2001; DIONÍSIO, 2000; LERNER, 2002; MIGUEL; PÉREZ; PARDO, 2012; SOLÉ, 1998) and Applied Linguistics (BUNZEN; ROJO, 2005; BUNZEN, 2007, 2009; KLEIMAN; MORAES, 1999; KLEIMAN, 2004a 2004b, 2016; ROJO, 2004, 2006, 2008, 2011, 2017). The analytical procedures were divided into three movements, each one linked to one of the specific objectives of the research. Analytical movement 1 analyzed the conceptions of reading, text and reader underlying the PNLD 2019 Science Notice and the review of the collection, published in the PNLD 2019 Assessment Guide. The results of the analysis of this first movement showed that, in the Notice and in the review, there are no references to writing comprehension activities, although the presence of texts – conceived as “written” texts – and illustrations is a condition for approval of the registered work. The review does little for the teacher to evaluate the work because it does not add anything to what had already been described in the Teacher's Manual. Analytical movement 2 sought to answer three questions: (1) Which texts, discourse genres and spheres of circulation were prioritized by the collection? (2) What was the didactic treatment of the chosen statements, that is, what cuts and adaptations and formulations were made? (3) What conception of reading, objectives and purposes of reading are underlying these selected and didactic reading teaching objects? The results showed that the statements chosen by the authors/publishers for the sections “Abertura”, “O mundo que queremos” and “Para ler e escrever melhor” circulate in two spheres - the school and the artistic - are composed, for the most part, of by authorial didactic texts and didactic illustrations, and propose that the student reads to learn the disciplinary content and to develop "capacities" involving knowledge, process, actions and routines related to reading (DIONÍSIO, 2000), but linked to the mastery of the disciplinary content . Analytical movement 3 sought to identify the models and theoretical approaches to reading and the respective categories explained by th authors/editors in the General Guidelines and in the Teaching Guidelines of the Teacher's Manual, identifying the expectations created by them in relation to the activities to be developed by the students. The results showed the presence of three content expectations for reading comprehension activities - (1) disciplinary content; (2) reading ability; (3) mastery of disciplinary content based on reading competence – and three purposes for reading: as a means for mastering curricular content, as an object of knowledge in itself, and as a necessary instrument for carrying out new learning. Although more research of this nature is needed to reinforce or reconsider the results I found, it is possible to affirm that the authors/publishers adopt a basic cognitive perspective for the authorial didactic project of reading. Therefore, reading comprehension activities, at the service of mastering disciplinary content, are limited to asking them to activate knowledge of the world and locate and/or copy information from texts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLeitura – compreensão leitoraCiências – livro didáticoCiências naturais – livro didáticoPrograma Nacional do Livro Didático – PNLDAtividades de compreensão leitora na coleção “Buriti mais ciências” : um estudo do livro didático de ciências dos anos iniciais mais adotado no PNLD-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Ynah de Souza Nascimento.pdfTESE Ynah de Souza Nascimento.pdfapplication/pdf5087192https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46916/1/TESE%20Ynah%20de%20Souza%20Nascimento.pdf07e51b16ba4bdaa271458152f2d9e6f1MD51TEXTTESE Ynah de Souza Nascimento.pdf.txtTESE Ynah de Souza Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain549299https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46916/4/TESE%20Ynah%20de%20Souza%20Nascimento.pdf.txt637144141a19a568bb9993d8746e36bdMD54THUMBNAILTESE Ynah de Souza Nascimento.pdf.jpgTESE Ynah de Souza Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46916/5/TESE%20Ynah%20de%20Souza%20Nascimento.pdf.jpge08934d788ea368b54ed3c6d683b9fe4MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar o projeto didático autoral escolhido pelos autores/editores para as atividades de compreensão leitora a partir da análise do Manual do Professor (impresso) da coleção mais aprovada e comercializada no PNLD 2019: “Buriti Mais Ciências” dos Anos Iniciais, (1o ao 5o anos). Para atingir tal propósito, a pesquisa toma como referenciais teóricos publicações da área de Didática (AMOR, 2001; DIONÍSIO, 2000; LERNER, 2002; MIGUEL; PÉREZ; PARDO, 2012; SOLÉ, 1998) e de Linguística Aplicada (BUNZEN; ROJO, 2005; BUNZEN, 2007, 2009; KLEIMAN; MORAES, 1999; KLEIMAN, 2004a 2004b, 2016; ROJO, 2004, 2006, 2008, 2011, 2017). Os procedimentos analíticos foram divididos em três movimentos, cada um articulado a um dos objetivos específicos da pesquisa. O movimento analítico 1 analisou as concepções de leitura, de texto e de leitor subjacentes ao Edital PNLD 2019 Ciências e à resenha da coleção, publicada no Guia de Avaliação do PNLD 2019. Os resultados dessa primeira análise comprovaram que, no Edital e na resenha, não há referências às atividades de compreensão escrita. O segundo movimento analítico buscou resposta para três perguntas: (1) Que textos, gêneros de discurso e esferas de circulação foram priorizados pela coleção? (2) Qual o tratamento didático dos enunciados escolhidos, isto é, que recortes e adaptações e formulações foram realizados? (3) Que concepção de leitura, objetivos e finalidades da leitura estão subjacentes a esses objetos de ensino de leitura selecionados e didatizados? Os resultados mostraram que os enunciados escolhidos pelos autores/editores para as seções “Abertura”, “O mundo que queremos” e “Para ler e escrever melhor” circulam em duas esferas, a escolar e a artística, são compostos, na sua maioria, por textos didáticos autorais e por ilustrações didáticas, e propõem que o aluno leia para aprender o conteúdo disciplinar e para desenvolver “capacidades” envolvendo conhecimentos, processo, ações e rotinas relacionadas à leitura (DIONÍSIO, 2000), mas atreladas ao domínio do conteúdo disciplinar. O movimento analítico 3 buscou identificar os modelos e abordagens teóricas de leitura e respectivas categorias explicitadas pelos autores/editores nas Orientações Gerais e nas Orientações didáticas do Manual do Professor, identificando as expectativas criadas por eles em relação às atividades a serem desenvolvidas pelos alunos. Os resultados mostraram a presença de três expectativas de conteúdo para as atividades de compreensão leitora - (1) conteúdo disciplinar; (2) capacidade leitora; (3) domínio de conteúdo disciplinar a partir da competência leitora – e três finalidades para a leitura: como meio para o domínio do conteúdo curricular, como objeto de conhecimento em si mesmo, e como instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens. Embora sejam necessárias mais pesquisas dessa natureza para reforçar ou reconsiderar os resultados que encontrei, é possível afirmar que os autores/editores adotam uma perspectiva cognitiva básica para o projeto didático autoral de leitura. Por isso, as atividades de compreensão leitora, a serviço do domínio do conteúdo disciplinar, limitam-se a pedir que eles ativem conhecimento de mundo e localizem e/ou copiem informações dos textos. |
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