A chefia departamental na Universidade Federal de Pernambuco e a obrigatoriedade desta função ser desempenhada por um docente : quais as competências necessárias para ser um chefe de departamento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Stella de Mello
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40791
Resumo: Esta pesquisa disserta sobre a gestão universitária, analisada sob a perspectiva da chefia departamental exercida na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com lócus no Campus Recife, objetiva identificar quais as competências necessárias para chefiar a unidade departamental da instituição estudada. O referencial teórico utilizado perpassa temas sobre gestão universitária, burocracia profissional, colegialismo, gerencialismo, responsabilidade social do gestor público, gestão de competências, liderança universitária e aspectos inerentes ao professor-gestor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram coletados a partir de pesquisa documental e de questionário aplicado aos chefes de departamento da UFPE. A representação, a visualização e a análise dos dados foram realizadas por meio dos softwares Microsoft Excel 365 e Voyant Tools v. 2.4 (M55). Os resultados alcançados demonstram que a estrutura administrativa adotada por universidades é a burocracia profissional e há predominância do colegialismo na administração universitária. Ademais, as principais atribuições do chefe de departamento são: participar de reuniões e representar o departamento no âmbito dos órgãos colegiados do centro de que fizer parte; prestar aos órgãos da reitoria as informações que lhe forem solicitadas; convocar e presidir reuniões do pleno departamental; cumprir e fazer cumprir as decisões superiores; gerenciar conflitos. Quanto à análise da dupla-função acadêmica e gestora do professor universitário, a maioria dos respondentes considera que estas atividades podem ser realizadas simultaneamente sem incorrer em prejuízos no seu desempenho. Por fim, 62,5% dos respondentes estão realizados profissionalmente com o exercício da dupla-função. Conclui-se que as atribuições da função de chefe de departamento são majoritariamente atividades administrativas, mas as incumbências acadêmicas da função são significativas e relevantes. Desta forma, o professor universitário está credenciado a atuar com exclusividade no desempenho da função, uma vez que na instituição universitária é este o profissional que detém conhecimentos aprofundados em ensino, pesquisa e extensão. Contudo, a gestão de competências deve atuar com vistas a dotar estes docentes-gestores de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para o exercício da liderança departamental.
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O referencial teórico utilizado perpassa temas sobre gestão universitária, burocracia profissional, colegialismo, gerencialismo, responsabilidade social do gestor público, gestão de competências, liderança universitária e aspectos inerentes ao professor-gestor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram coletados a partir de pesquisa documental e de questionário aplicado aos chefes de departamento da UFPE. A representação, a visualização e a análise dos dados foram realizadas por meio dos softwares Microsoft Excel 365 e Voyant Tools v. 2.4 (M55). Os resultados alcançados demonstram que a estrutura administrativa adotada por universidades é a burocracia profissional e há predominância do colegialismo na administração universitária. Ademais, as principais atribuições do chefe de departamento são: participar de reuniões e representar o departamento no âmbito dos órgãos colegiados do centro de que fizer parte; prestar aos órgãos da reitoria as informações que lhe forem solicitadas; convocar e presidir reuniões do pleno departamental; cumprir e fazer cumprir as decisões superiores; gerenciar conflitos. Quanto à análise da dupla-função acadêmica e gestora do professor universitário, a maioria dos respondentes considera que estas atividades podem ser realizadas simultaneamente sem incorrer em prejuízos no seu desempenho. Por fim, 62,5% dos respondentes estão realizados profissionalmente com o exercício da dupla-função. Conclui-se que as atribuições da função de chefe de departamento são majoritariamente atividades administrativas, mas as incumbências acadêmicas da função são significativas e relevantes. Desta forma, o professor universitário está credenciado a atuar com exclusividade no desempenho da função, uma vez que na instituição universitária é este o profissional que detém conhecimentos aprofundados em ensino, pesquisa e extensão. Contudo, a gestão de competências deve atuar com vistas a dotar estes docentes-gestores de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para o exercício da liderança departamental.This research dissertates on university management, analyzed from the perspective of departmental leadership exercised at the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Based on Campus Recife, it aims to identify the competencies needed to head the departmental unit of the studied institution. The theoretical framework used encompasses themes on university management, professional bureaucracy, collegialism, managerialism, social responsibility of the public manager, competence management, university leadership and aspects inherent to the teacher-manager. It is a qualitative research where the data were collected from documentary research and a questionnaire applied to the heads of department at UFPE. Data representation, visualization and analysis were performed using Microsoft Excel 365 and Voyant Tools v. 2.4 (M55). The results achieved demonstrate that the administrative structure adopted by universities is the professional bureaucracy and there is a predominance of collegialism in university administration. In addition, the main duties of the department head are: attending meetings and representing the department within the collegiate bodies of the center of which it is a part; provide the governing bodies with the information requested; call and preside over departmental meetings; comply with and enforce superior decisions; manage conflicts. As for the analysis of the academic and managerial dual role of the university professor, most respondents consider that these activities can be carried out simultaneously without incurring losses in their performance. Finally, 62.5% of the respondents are professionally performed with the dual function. It is concluded that the attributions of the function of head of department are mainly administrative activities, but the academic tasks of the function are significant and relevant. In this way, the university professor is accredited to act exclusively in the performance of the function, since in the university institution this is the professional who has in-depth knowledge in teaching, research and extension. However, competence management must act with a view to providing these teaching managers with the knowledge, skills and attitudes required for the exercise of departmental leadership.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessChefiaGestão universitáriaProfessor universitárioA chefia departamental na Universidade Federal de Pernambuco e a obrigatoriedade desta função ser desempenhada por um docente : quais as competências necessárias para ser um chefe de departamento?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40791/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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