O agir de produção de sentidos no processo de interpretação em diários de leitura/blog por estudante universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Ângela Alves de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10868
Resumo: A presente dissertação, linha de pesquisa “Comunicação oral e escrita,” tema “linguagem, leitura e produção de sentidos”, fundamentada na tríade Bronckart, Bakhtin e Vygotsky, com base no materialismo histórico e dialético e na teoria dialógica da linguagem, teve como objetivo geral compreender a produção de sentidos, no processo de interpretação da leitura [responsiva] de um livro sobre o tema “conceitos psicanalíticos” pela mediação da produção escrita de diários virtuais de leitura, em contexto formal universitário. Este trabalho contribui para a ampliação de pesquisas voltadas à leitura de textos escritos e à produção de sentidos em práticas sociais situadas, em contexto acadêmico, assim como para o social, possibilitando a aplicação dessa pesquisa na práxis de formação de educadores/pedagogos, comtemplando a preocupação dos PCN com a prática de leitura e interpretação de textos, ajustando-se à proposta de uma ciência ética e do humano. O leitor envolvido nesta investigação foi um graduando do curso presencial de Pedagogia que intercambiou a leitura de um livro de cunho psicanalítico com a produção do gênero diário de leitura, publicado na plataforma blog, registrando suas reflexões de leitura. Os corpora de análises foram compostos por dois diários produzidos pelo leitor e por comentários de outros leitores, sendo o próprio diário instrumento de coleta e de análise de dados. A metodologia de pesquisa adotada seguiu a perspectiva qualitativa/ideográfica, de abordagem indutiva, método estudo de caso, cujo procedimento de análise foi orientado pelas propostas analíticas da tríade que fundamentou esse estudo. Após selecionar o blog, o agente e os comentários, realizou-se a pré-análise para contextualizar e situar o agir de leitura e produção dos diários, pelas orientações da pessoa, do tempo e do lugar de produção, prosseguindo para as análises que compuseram três modalidades: 1) análise descendente da arquitetura textual do ISD, envolvendo três níveis, os quais foram, (a) o nível da infraestrutura do texto, (b) o nível dos mecanismos de textualização e (c) o nível de vi reponsabilidade enunciativa e modalizadora ou estrutura superficial; 2) a análise dialógica do discurso pela categoria posicionamento responsivo (antecipação da resposta do outro e apropriação de discurso); 3) análise dos núcleos de significação pela categoria da relação significado-sentido. Os resultados apontaram a construção de diferentes mundos discursivos, em cada diário, com ativação de raciocínios distintos, raciocínio prático (diário 1) e raciocínio cronológico (diário 2). A compreensão do leitor foi constituída a partir do seu lugar social, em temporalidade de anterioridade e posterioridade da leitura, traçando a mudança de compreensão. Vozes (explícitas/implícitas), imbricadas na interpretação, direcionaram o leitor para novas rotas de sentidos, em avaliações apreciativa, lógica e pragmática. O movimento de antecipação e adoção do discurso do outro revelou ressalva no agir leitor diante do julgamento alheio, interligando as rotas interpretativas do agente. Alguns comentários foram replicados pelo leitor, porém não foi revelado o deslocamento desse agente para novos percursos de interpretação. Os núcleos de significação estão encadeados entre os diários, mobilizando o agir de construção de sentido em passagens de negatividade para positividade sobre a representação da psicanálise por esse leitor.
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Este trabalho contribui para a ampliação de pesquisas voltadas à leitura de textos escritos e à produção de sentidos em práticas sociais situadas, em contexto acadêmico, assim como para o social, possibilitando a aplicação dessa pesquisa na práxis de formação de educadores/pedagogos, comtemplando a preocupação dos PCN com a prática de leitura e interpretação de textos, ajustando-se à proposta de uma ciência ética e do humano. O leitor envolvido nesta investigação foi um graduando do curso presencial de Pedagogia que intercambiou a leitura de um livro de cunho psicanalítico com a produção do gênero diário de leitura, publicado na plataforma blog, registrando suas reflexões de leitura. Os corpora de análises foram compostos por dois diários produzidos pelo leitor e por comentários de outros leitores, sendo o próprio diário instrumento de coleta e de análise de dados. A metodologia de pesquisa adotada seguiu a perspectiva qualitativa/ideográfica, de abordagem indutiva, método estudo de caso, cujo procedimento de análise foi orientado pelas propostas analíticas da tríade que fundamentou esse estudo. Após selecionar o blog, o agente e os comentários, realizou-se a pré-análise para contextualizar e situar o agir de leitura e produção dos diários, pelas orientações da pessoa, do tempo e do lugar de produção, prosseguindo para as análises que compuseram três modalidades: 1) análise descendente da arquitetura textual do ISD, envolvendo três níveis, os quais foram, (a) o nível da infraestrutura do texto, (b) o nível dos mecanismos de textualização e (c) o nível de vi reponsabilidade enunciativa e modalizadora ou estrutura superficial; 2) a análise dialógica do discurso pela categoria posicionamento responsivo (antecipação da resposta do outro e apropriação de discurso); 3) análise dos núcleos de significação pela categoria da relação significado-sentido. 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