Criatividade indômita : a contribuição da construção de jogos com fins didáticos para a aprendizagem da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Pedro Paulo Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000003b4w
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55545
Resumo: O tema desta dissertação é a produção de jogos didáticos nas salas de aula de história. Nosso objetivo geral é analisar as possíveis contribuições da produção de jogos didáticos pelos estudantes, nas aulas de história, para a construção de um entendimento complexo do passado, em meio à uma paisagem escolar contemporânea atravessada por narrativas que ecoam o negacionismo histórico e o revisionismo ideológico propagados em plataformas de grande alcance. Os objetivos específicos consistem em identificar quais saberes são mobilizados pelos estudantes quando constroem jogos didáticos, bem como entender como a “mudança conceitual” se faz presente nessa produção. A questão da pesquisa traduz-se em pensar se há e quais relações podemos estabelecer entre a construção de jogos didáticos e a mudança conceitual. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa onde estudantes de duas turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da rede pública da cidade do Cabo de Santo Agostinho – PE, foram convidados a construir um jogo sobre as etnias originárias brasileiras. O desenvolvimento e análise deste processo indicou: i) o letramento lúdico como basilar para a compreensão da linguagem dos jogos, ii) a possibilidade do retema como ferramenta válida para construção de jogos dentro do contexto escolar, iii) o campo da produção de jogos como espaço de vazão das habilidades procedimentais dos (as) estudantes, bem como da elaboração de argumentos de autoridade sobre o conteúdo histórico mobilizado através do jogo, iv) que a mudança conceitual se faz presente quando os estudantes produzem uma narrativa autoral através da apropriação tanto da mecânica do jogo quanto do conteúdo histórico escolar. Como proposição didática, criamos um guia explicando quais os elementos compõem um jogo didático com temas históricos, como construí-lo junto com os estudantes e as particularidades dessa proposta.
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spelling SOARES, Pedro Paulo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1612361683733972http://lattes.cnpq.br/5667594441132627BARBOSA, Lúcia Falcão2024-03-21T13:04:19Z2024-03-21T13:04:19Z2024-02-01SOARES, Pedro Paulo Gomes. Criatividade indômita: a contribuição da construção de jogos com fins didáticos para a aprendizagem da história. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55545ark:/64986/0013000003b4wO tema desta dissertação é a produção de jogos didáticos nas salas de aula de história. Nosso objetivo geral é analisar as possíveis contribuições da produção de jogos didáticos pelos estudantes, nas aulas de história, para a construção de um entendimento complexo do passado, em meio à uma paisagem escolar contemporânea atravessada por narrativas que ecoam o negacionismo histórico e o revisionismo ideológico propagados em plataformas de grande alcance. Os objetivos específicos consistem em identificar quais saberes são mobilizados pelos estudantes quando constroem jogos didáticos, bem como entender como a “mudança conceitual” se faz presente nessa produção. A questão da pesquisa traduz-se em pensar se há e quais relações podemos estabelecer entre a construção de jogos didáticos e a mudança conceitual. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa onde estudantes de duas turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da rede pública da cidade do Cabo de Santo Agostinho – PE, foram convidados a construir um jogo sobre as etnias originárias brasileiras. O desenvolvimento e análise deste processo indicou: i) o letramento lúdico como basilar para a compreensão da linguagem dos jogos, ii) a possibilidade do retema como ferramenta válida para construção de jogos dentro do contexto escolar, iii) o campo da produção de jogos como espaço de vazão das habilidades procedimentais dos (as) estudantes, bem como da elaboração de argumentos de autoridade sobre o conteúdo histórico mobilizado através do jogo, iv) que a mudança conceitual se faz presente quando os estudantes produzem uma narrativa autoral através da apropriação tanto da mecânica do jogo quanto do conteúdo histórico escolar. Como proposição didática, criamos um guia explicando quais os elementos compõem um jogo didático com temas históricos, como construí-lo junto com os estudantes e as particularidades dessa proposta.CAPESThe theme of this dissertation is the production of didactic games in history classrooms. Our general objective is to analyze the possible contributions of the production of didactic games by students, in history classes, to the construction of a complex understanding of the past, in the midst of a contemporary school landscape crossed by narratives that echo historical denialism and ideological revisionism. propagated on wide-reaching platforms. The specific objectives consist of identifying which knowledge is mobilized by students when they build educational games, as well as understanding how “conceptual change” is present in this production. The research question translates into thinking about whether there are and what relationships we can establish between the construction of didactic games and conceptual change. To fulfill this purpose, qualitative research was carried out where students from two 7th year elementary school classes, from a municipal public school in the city of Cabo de Santo Agostinho – PE, were invited to build a game about the brazilian's original ethnicities. The development and analysis of this process indicated: i) playful literacy as a basis for understanding the language of games, ii) the possibility of retheme as a valid tool for building games within the school context, iii) the field of game production as space for students' procedural skills to flow, as well as the elaboration of authoritative arguments about the historical content mobilized through the game, iv) that conceptual change is present when students produce an authorial narrative through the appropriation of both game mechanics and school historical content. As a didactic proposition, we created a guide explaining which elements make up a didactic game with historical themes, how to build it together with students and the particularities of this proposal.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de históriaAprendizagem da históriaJogos didáticosMudança conceitualCriatividade indômita : a contribuição da construção de jogos com fins didáticos para a aprendizagem da históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Pedro Paulo Gomes Soares.pdfDISSERTAÇÃO Pedro Paulo Gomes Soares.pdfapplication/pdf4063641https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55545/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Paulo%20Gomes%20Soares.pdf94e48e9c7c085175969a62ec0ebc4eb0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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