Sobrecarga de Informações e o processo de decisão de compra: um experimento no varejo eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCIAN, Rafael
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000t4tc
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/561
Resumo: Durante o processo de busca de informações, o indivíduo está sujeito a experimentar o estado de sobrecarga de informações (SI), que representa o comportamento do consumidor sob a influência de um número de informações maior do que este pode processar (JACOBY et al, 1974a). Ou seja, quando ao invés de auxiliar na decisão, a informação passa a gerar confusão. Pode-se então compreender a SI como a condição de ser exposto a uma quantidade demasiada de informações em um nível em que a pessoa não consiga mais processá-las (SHETH et al, 2001). O objetivo geral desta dissertação foi investigar de que forma a sobrecarga de informações se relaciona com as respostas de confusão, satisfação e compra no processo de aquisição de produtos pela Internet. A premissa fundamental que sustenta a SI é que os consumidores possuem uma capacidade finita de absorver e processar informações em determinado espaço de tempo (MALHOTRA, 1982). Para o atendimento do objetivo proposto foi utilizada uma metodologia de caráter exploratório-explicativa. A primeira etapa se constitui de uma revisão literária que investigou e catalogou as publicações na área de sobrecarga de informações desde a década de 50 até o ano de 2008. A partir deste conhecimento a segunda etapa foi estruturada. A pesquisa explicativa se apresenta na forma de um quasi-experimento. Para a realização deste, foram construídos dois cenários, um de controle e um de experimento. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário elaborado para esta dissertação e agrupados em uma matriz fatorial 2x3x2. De acordo com os objetivos específicos traçados e o método escolhido, as técnicas estatísticas demandadas e utilizadas nesta dissertação foram descritivas (freqüência e média), confiabilidade (teste alfa de cronbach), fatorial, comparação de médias (teste U de Mann- Whitney), correlação (teste de Spearman) e regressão linear múltipla (método stepwise). Considerando a pergunta de pesquisa adotada, foi possível concluir que a quantidade de informações desperta o sentimento de sobrecarga de informações nos consumidores de comércio eletrônico. A principal conclusão do estudo foi a verificação que com o acréscimo de informação o cliente se sente menos confuso e mais satisfeito, porém, a probabilidade de ele decidir por realizar a compra diminui. É possível também inferir a principal resposta a SI é a confusão, pois, através dela é possível explicar o comportamento de satisfação e de decisão de compra em ambientes virtuais sobrecarregados. Considerando alguns aspectos relativos ao método adotado para a operacionalização desta, algumas limitações surgem inevitavelmente como o caráter de quasi-experimento que necessariamente implica em uma seleção não probabilista da amostra, o que não afeta o estudo do relacionamento das variáveis, mas impede generalizações sobre o comportamento da amostra e o corte transversal único que limitou o entendimento sobre os efeitos da experiência de sobrecarga de informações ao longo do tempo em relação à decisão de compra. Sugere-se que os futuros interessados na área investiguem qual o ponto ótimo de informações que equilibre a relação entre confusão, satisfação e decisão de compra, além da possibilidade de buscar correlações entre a SI e outros construtos do marketing como fluxo, detectando, desta forma, efeitos ainda não investigados pela academia
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O objetivo geral desta dissertação foi investigar de que forma a sobrecarga de informações se relaciona com as respostas de confusão, satisfação e compra no processo de aquisição de produtos pela Internet. A premissa fundamental que sustenta a SI é que os consumidores possuem uma capacidade finita de absorver e processar informações em determinado espaço de tempo (MALHOTRA, 1982). Para o atendimento do objetivo proposto foi utilizada uma metodologia de caráter exploratório-explicativa. A primeira etapa se constitui de uma revisão literária que investigou e catalogou as publicações na área de sobrecarga de informações desde a década de 50 até o ano de 2008. A partir deste conhecimento a segunda etapa foi estruturada. A pesquisa explicativa se apresenta na forma de um quasi-experimento. Para a realização deste, foram construídos dois cenários, um de controle e um de experimento. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário elaborado para esta dissertação e agrupados em uma matriz fatorial 2x3x2. De acordo com os objetivos específicos traçados e o método escolhido, as técnicas estatísticas demandadas e utilizadas nesta dissertação foram descritivas (freqüência e média), confiabilidade (teste alfa de cronbach), fatorial, comparação de médias (teste U de Mann- Whitney), correlação (teste de Spearman) e regressão linear múltipla (método stepwise). Considerando a pergunta de pesquisa adotada, foi possível concluir que a quantidade de informações desperta o sentimento de sobrecarga de informações nos consumidores de comércio eletrônico. A principal conclusão do estudo foi a verificação que com o acréscimo de informação o cliente se sente menos confuso e mais satisfeito, porém, a probabilidade de ele decidir por realizar a compra diminui. 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Sugere-se que os futuros interessados na área investiguem qual o ponto ótimo de informações que equilibre a relação entre confusão, satisfação e decisão de compra, além da possibilidade de buscar correlações entre a SI e outros construtos do marketing como fluxo, detectando, desta forma, efeitos ainda não investigados pela academiaporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSatisfação do consumidorSobrecarga de informaçõesComportamento do consumidorComércio eletrônicoSobrecarga de Informações e o processo de decisão de compra: um experimento no varejo eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1080_1.pdf.jpgarquivo1080_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1408https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/561/4/arquivo1080_1.pdf.jpgc01fe5d9c183c9938215d6dbada78147MD54ORIGINALarquivo1080_1.pdfapplication/pdf2089035https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/561/1/arquivo1080_1.pdf25a12adcc6d887f7826778109ef9891cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/561/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1080_1.pdf.txtarquivo1080_1.pdf.txtExtracted texttext/plain222261https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/561/3/arquivo1080_1.pdf.txt427808a6e4cae7267cc6e10daf1d8f5dMD53123456789/5612019-10-25 06:11:44.531oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T09:11:44Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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