Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Eduardo Luis Nowacki
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/40374
Resumo: Orientadora : Danielle Mantovani Lucena da Silva
id UFPR_0e6f0c3bc10de4a259b8e7a1fd484182
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40374
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gomes, Eduardo Luis NowackiSilva, Danielle Mantovani Lucena da, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial2021-04-23T19:40:22Z2021-04-23T19:40:22Z2014https://hdl.handle.net/1884/40374Orientadora : Danielle Mantovani Lucena da SilvaTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing EmpresarialInclui referênciasResumo : Popularizado no país a partir dos anos 2000, o varejo eletrônico continua em movimento de forte expansão no país. Impulsionado por um complexo conjunto de fatores – tais como transformações demográficas, avanços tecnológicos e mudanças culturais – o chamado e-commerce deve contemplar, ao final de 2014, cerca de 63 milhões de consumidores no Brasil. Os reflexos deste fenômeno são diversos, e possuem também implicações diretas para o varejo tradicional. A rapidez das transformações no cenário varejista, tanto no tradicional quanto no eletrônico - requer esforços intensos por parte das marcas na compreensão das necessidades e peculiaridades de um consumidor cada vez mais digital e multicanal. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar os drivers do comportamento do consumidor no varejo eletrônico, suas motivações de consumo bem como os principais empecilhos para uma experiência positiva de compra. Por meio de questionários eletrônicos autoadministrados, a coleta de dados permitiu extrair percepções e preferências dos respondentes acerca de suas características, hábitos de consumo e intenção de compra no varejo eletrônico. Os resultados comprovam que o e-commerce é uma realidade para o consumidor. Dentre as principais motivações de consumo, a possibilidade de obter preços mais favoráveis e comparar opções destacou-se entre os pesquisados. Além disso, pôde-se observar que, embora mais confiantes e propensos a comprar pela internet, os consumidores ainda têm no quesito segurança um dos principais influenciadores de suas decisões de compra.1 arquivo (33 p.) : grafs., tabs.application/pdfComportamento do consumidorComércio eletrônicoAparelhos e materiais eletrônicosComportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - EDUARDO LUIS NOWACKI GOMES.pdfapplication/pdf585284https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/1/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf6d0c4de4b55a956d2f47f59037b7e274MD51open accessTEXTR - E - EDUARDO LUIS NOWACKI GOMES.pdf.txtExtracted Texttext/plain45999https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/2/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf.txt5fc69313662eed8dff1d377b9f742a05MD52open accessTHUMBNAILR - E - EDUARDO LUIS NOWACKI GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/3/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf.jpg3b8ecfa34feb660cb34345a6eacee283MD53open access1884/403742021-04-23 16:40:22.12open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40374Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-23T19:40:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
title Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
spellingShingle Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
Gomes, Eduardo Luis Nowacki
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Aparelhos e materiais eletrônicos
title_short Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
title_full Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
title_fullStr Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
title_sort Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
author Gomes, Eduardo Luis Nowacki
author_facet Gomes, Eduardo Luis Nowacki
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Danielle Mantovani Lucena da, 1982-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Eduardo Luis Nowacki
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Aparelhos e materiais eletrônicos
topic Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Aparelhos e materiais eletrônicos
description Orientadora : Danielle Mantovani Lucena da Silva
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-23T19:40:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-23T19:40:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/40374
url https://hdl.handle.net/1884/40374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (33 p.) : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/1/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/2/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/3/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d0c4de4b55a956d2f47f59037b7e274
5fc69313662eed8dff1d377b9f742a05
3b8ecfa34feb660cb34345a6eacee283
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860404800913408