Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/40374 |
Resumo: | Orientadora : Danielle Mantovani Lucena da Silva |
id |
UFPR_0e6f0c3bc10de4a259b8e7a1fd484182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40374 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gomes, Eduardo Luis NowackiSilva, Danielle Mantovani Lucena da, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial2021-04-23T19:40:22Z2021-04-23T19:40:22Z2014https://hdl.handle.net/1884/40374Orientadora : Danielle Mantovani Lucena da SilvaTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing EmpresarialInclui referênciasResumo : Popularizado no país a partir dos anos 2000, o varejo eletrônico continua em movimento de forte expansão no país. Impulsionado por um complexo conjunto de fatores – tais como transformações demográficas, avanços tecnológicos e mudanças culturais – o chamado e-commerce deve contemplar, ao final de 2014, cerca de 63 milhões de consumidores no Brasil. Os reflexos deste fenômeno são diversos, e possuem também implicações diretas para o varejo tradicional. A rapidez das transformações no cenário varejista, tanto no tradicional quanto no eletrônico - requer esforços intensos por parte das marcas na compreensão das necessidades e peculiaridades de um consumidor cada vez mais digital e multicanal. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar os drivers do comportamento do consumidor no varejo eletrônico, suas motivações de consumo bem como os principais empecilhos para uma experiência positiva de compra. Por meio de questionários eletrônicos autoadministrados, a coleta de dados permitiu extrair percepções e preferências dos respondentes acerca de suas características, hábitos de consumo e intenção de compra no varejo eletrônico. Os resultados comprovam que o e-commerce é uma realidade para o consumidor. Dentre as principais motivações de consumo, a possibilidade de obter preços mais favoráveis e comparar opções destacou-se entre os pesquisados. Além disso, pôde-se observar que, embora mais confiantes e propensos a comprar pela internet, os consumidores ainda têm no quesito segurança um dos principais influenciadores de suas decisões de compra.1 arquivo (33 p.) : grafs., tabs.application/pdfComportamento do consumidorComércio eletrônicoAparelhos e materiais eletrônicosComportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - EDUARDO LUIS NOWACKI GOMES.pdfapplication/pdf585284https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/1/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf6d0c4de4b55a956d2f47f59037b7e274MD51open accessTEXTR - E - EDUARDO LUIS NOWACKI GOMES.pdf.txtExtracted Texttext/plain45999https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/2/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf.txt5fc69313662eed8dff1d377b9f742a05MD52open accessTHUMBNAILR - E - EDUARDO LUIS NOWACKI GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/3/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf.jpg3b8ecfa34feb660cb34345a6eacee283MD53open access1884/403742021-04-23 16:40:22.12open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40374Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-23T19:40:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico |
title |
Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico Gomes, Eduardo Luis Nowacki Comportamento do consumidor Comércio eletrônico Aparelhos e materiais eletrônicos |
title_short |
Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico |
title_full |
Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico |
title_sort |
Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico |
author |
Gomes, Eduardo Luis Nowacki |
author_facet |
Gomes, Eduardo Luis Nowacki |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Danielle Mantovani Lucena da, 1982- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Eduardo Luis Nowacki |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Comércio eletrônico Aparelhos e materiais eletrônicos |
topic |
Comportamento do consumidor Comércio eletrônico Aparelhos e materiais eletrônicos |
description |
Orientadora : Danielle Mantovani Lucena da Silva |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-23T19:40:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-23T19:40:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/40374 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/40374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (33 p.) : grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/1/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/2/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40374/3/R%20-%20E%20-%20EDUARDO%20LUIS%20NOWACKI%20GOMES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d0c4de4b55a956d2f47f59037b7e274 5fc69313662eed8dff1d377b9f742a05 3b8ecfa34feb660cb34345a6eacee283 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898731014062080 |