O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Lívia Valença da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30581
Resumo: Entre os anos de 2006 e 2012, no Brasil, houve relevantes transformações no que concerne ao disparo no crescimento econômico associado ao nascimento de uma suposta “nova classe média” – ou “classe C emergente” – cuja participação, no mercado de consumo, mostrava-se inédita. Em tal contexto, tornou-se fundamental a compreensão de como os indivíduos consumiam produtos e serviços, em busca de inclusão, afirmação social e cidadania. Similarmente, a necessidade de entender o que vinha a ser, de fato, uma classe social possibilitaria o discernimento necessário para chamar esse estrato emergente de nova classe trabalhadora, sobretudo a partir dos estudos que evidenciam como os indivíduos estabelecem relações sociais e compõem suas identidades – a partir do consumo. Para isso, esta tese recorre às ricas contribuições de Bourdieu e sua Teoria dos Capitais e adentra, por sua especificidade, no universo varejista do segmento de Móveis e Eletrodomésticos aproximando-o do consumidor de baixa renda. Em paralelo, esta tese instrumentaliza a Análise Crítica do Discurso publicitário, com base nas quatro marcas mais relevantes neste mercado: Casas Bahia, Magazine Luiza, Insinuante e Ricardo Eletro. Toda a análise é estruturada a partir de três fases: a do acesso ao consumo – 2006 a 2012 –; a anterior, quando esse público não podia se incluir nesse mercado – 2003 a 2005 –; e a posterior – o período de recessão e crise econômicas que assolaram o Brasil – 2013 a 2016. O objetivo primeiro foi o de identificar como se deram as mudanças no discurso publicitário no período da crise, uma vez que já não se podia falar com o público com o mesmo tom eufórico de antes, diante da realidade de altos índices de desemprego, inadimplência, inflação e comprometimento do orçamento familiar. Os resultados da investigação apontaram para o surgimento de um discurso redentor, adequado ao contexto da nova classe trabalhadora, tratando-a de modo mais ponderado, ao mesmo tempo em que evidenciava mais respeito e reconhecimento por seus esforços, suas vitórias, suas dificuldades financeiras e certa consciência, mas, principalmente, com a ênfase exacerbada nas emergentes oportunidades contribuindo, largamente, a favor do sistema capitalista neoliberal e individualista da contemporaneidade.
id UFPE_fb4a252e570046f5fa610eea2aa1ff30
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/30581
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling FRANÇA, Lívia Valença da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9990210664253255http://lattes.cnpq.br/3518204311819015PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira2019-05-10T19:30:15Z2019-05-10T19:30:15Z2018-04-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30581Entre os anos de 2006 e 2012, no Brasil, houve relevantes transformações no que concerne ao disparo no crescimento econômico associado ao nascimento de uma suposta “nova classe média” – ou “classe C emergente” – cuja participação, no mercado de consumo, mostrava-se inédita. Em tal contexto, tornou-se fundamental a compreensão de como os indivíduos consumiam produtos e serviços, em busca de inclusão, afirmação social e cidadania. Similarmente, a necessidade de entender o que vinha a ser, de fato, uma classe social possibilitaria o discernimento necessário para chamar esse estrato emergente de nova classe trabalhadora, sobretudo a partir dos estudos que evidenciam como os indivíduos estabelecem relações sociais e compõem suas identidades – a partir do consumo. Para isso, esta tese recorre às ricas contribuições de Bourdieu e sua Teoria dos Capitais e adentra, por sua especificidade, no universo varejista do segmento de Móveis e Eletrodomésticos aproximando-o do consumidor de baixa renda. Em paralelo, esta tese instrumentaliza a Análise Crítica do Discurso publicitário, com base nas quatro marcas mais relevantes neste mercado: Casas Bahia, Magazine Luiza, Insinuante e Ricardo Eletro. Toda a análise é estruturada a partir de três fases: a do acesso ao consumo – 2006 a 2012 –; a anterior, quando esse público não podia se incluir nesse mercado – 2003 a 2005 –; e a posterior – o período de recessão e crise econômicas que assolaram o Brasil – 2013 a 2016. O objetivo primeiro foi o de identificar como se deram as mudanças no discurso publicitário no período da crise, uma vez que já não se podia falar com o público com o mesmo tom eufórico de antes, diante da realidade de altos índices de desemprego, inadimplência, inflação e comprometimento do orçamento familiar. Os resultados da investigação apontaram para o surgimento de um discurso redentor, adequado ao contexto da nova classe trabalhadora, tratando-a de modo mais ponderado, ao mesmo tempo em que evidenciava mais respeito e reconhecimento por seus esforços, suas vitórias, suas dificuldades financeiras e certa consciência, mas, principalmente, com a ênfase exacerbada nas emergentes oportunidades contribuindo, largamente, a favor do sistema capitalista neoliberal e individualista da contemporaneidade.Between 2006 and 2012 in Brazil, there were significant changes in the fast economic growth associated with the birth of a so-called "new middle class" - or "emerging class C" – whose participation in the consumer market was unprecedented. In such a context, understanding of how individuals consumed products and services in search of inclusion, social affirmation, and citizenship became fundamental. Similarly, the need to understand what was, in fact, a social class would enable the discernment necessary to call this emergent stratum a new working class, particularly from the studies that show how individuals establish social relations and compose their identities - from consumption. For this reason, this thesis uses the rich contributions from Bourdieu and his Theory of Capitals and enters, due to its specificity, in the retail universe of the segment of Furniture and Appliances, approaching low income consumers. Simultaneously, this thesis instrumentalizes the Critical Analysis of Advertising Discourse, based on the four most relevant brands in this market: Casas Bahia, Magazine Luiza, Insinuante, and Ricardo Eletro. The whole analysis is structured from three phases: that of access to consumption - 2006 to 2012 -; the previous one, when that public could not be included in the market - 2003 to 2005 -; and the posterior - the period of economic recession and crisis that afflicted Brazil - from 2013 to 2016. The first objective was to identify how the changes in the advertising discourse occurred during this period of crisis, since it was no longer possible to speak with the public with the same euphoric tone as before, due to the reality of high unemployment, default, inflation, and the compromise of the family budget. The results of the research pointed to the emergence of a redemptive discourse, appropriate to the context of the new working class. Such discourse treats this new working class in a more thoughtful way, while showing more respect and recognition for its efforts, victories, financial difficulties, and a certain awareness, but especially with the exacerbated emphasis on emerging opportunities, largely contributing to the neoliberal and individualistic capitalist system of contemporaneity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNova classe trabalhadoraConsumoVarejoAnálise crítica do discursoDiscurso publicitárioO discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Lívia Valença da Silva França.pdf.jpgTESE Lívia Valença da Silva França.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/5/TESE%20L%c3%advia%20Valen%c3%a7a%20da%20Silva%20Fran%c3%a7a.pdf.jpgcea947075613eac2c9fd7ea21781b9fdMD55ORIGINALTESE Lívia Valença da Silva França.pdfTESE Lívia Valença da Silva França.pdfapplication/pdf6353388https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/1/TESE%20L%c3%advia%20Valen%c3%a7a%20da%20Silva%20Fran%c3%a7a.pdf17820fdb8554e5df7478efaa9c312b00MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Lívia Valença da Silva França.pdf.txtTESE Lívia Valença da Silva França.pdf.txtExtracted texttext/plain978351https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/4/TESE%20L%c3%advia%20Valen%c3%a7a%20da%20Silva%20Fran%c3%a7a.pdf.txtf3d739a67ddb8f55eff195980d6f214dMD54123456789/305812019-10-25 10:30:12.329oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:30:12Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
title O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
spellingShingle O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
FRANÇA, Lívia Valença da Silva
Nova classe trabalhadora
Consumo
Varejo
Análise crítica do discurso
Discurso publicitário
title_short O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
title_full O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
title_fullStr O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
title_full_unstemmed O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
title_sort O discurso publicitário redentor e a crise econômica: uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
author FRANÇA, Lívia Valença da Silva
author_facet FRANÇA, Lívia Valença da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9990210664253255
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3518204311819015
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, Lívia Valença da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira
contributor_str_mv PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Nova classe trabalhadora
Consumo
Varejo
Análise crítica do discurso
Discurso publicitário
topic Nova classe trabalhadora
Consumo
Varejo
Análise crítica do discurso
Discurso publicitário
description Entre os anos de 2006 e 2012, no Brasil, houve relevantes transformações no que concerne ao disparo no crescimento econômico associado ao nascimento de uma suposta “nova classe média” – ou “classe C emergente” – cuja participação, no mercado de consumo, mostrava-se inédita. Em tal contexto, tornou-se fundamental a compreensão de como os indivíduos consumiam produtos e serviços, em busca de inclusão, afirmação social e cidadania. Similarmente, a necessidade de entender o que vinha a ser, de fato, uma classe social possibilitaria o discernimento necessário para chamar esse estrato emergente de nova classe trabalhadora, sobretudo a partir dos estudos que evidenciam como os indivíduos estabelecem relações sociais e compõem suas identidades – a partir do consumo. Para isso, esta tese recorre às ricas contribuições de Bourdieu e sua Teoria dos Capitais e adentra, por sua especificidade, no universo varejista do segmento de Móveis e Eletrodomésticos aproximando-o do consumidor de baixa renda. Em paralelo, esta tese instrumentaliza a Análise Crítica do Discurso publicitário, com base nas quatro marcas mais relevantes neste mercado: Casas Bahia, Magazine Luiza, Insinuante e Ricardo Eletro. Toda a análise é estruturada a partir de três fases: a do acesso ao consumo – 2006 a 2012 –; a anterior, quando esse público não podia se incluir nesse mercado – 2003 a 2005 –; e a posterior – o período de recessão e crise econômicas que assolaram o Brasil – 2013 a 2016. O objetivo primeiro foi o de identificar como se deram as mudanças no discurso publicitário no período da crise, uma vez que já não se podia falar com o público com o mesmo tom eufórico de antes, diante da realidade de altos índices de desemprego, inadimplência, inflação e comprometimento do orçamento familiar. Os resultados da investigação apontaram para o surgimento de um discurso redentor, adequado ao contexto da nova classe trabalhadora, tratando-a de modo mais ponderado, ao mesmo tempo em que evidenciava mais respeito e reconhecimento por seus esforços, suas vitórias, suas dificuldades financeiras e certa consciência, mas, principalmente, com a ênfase exacerbada nas emergentes oportunidades contribuindo, largamente, a favor do sistema capitalista neoliberal e individualista da contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-10T19:30:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-10T19:30:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30581
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/5/TESE%20L%c3%advia%20Valen%c3%a7a%20da%20Silva%20Fran%c3%a7a.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/1/TESE%20L%c3%advia%20Valen%c3%a7a%20da%20Silva%20Fran%c3%a7a.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30581/4/TESE%20L%c3%advia%20Valen%c3%a7a%20da%20Silva%20Fran%c3%a7a.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cea947075613eac2c9fd7ea21781b9fd
17820fdb8554e5df7478efaa9c312b00
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
f3d739a67ddb8f55eff195980d6f214d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797780492326535168