MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zorzan, Fernanda Saldanha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa das Chagas, Arnaldo Toni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094
Resumo: O presente estudo propõe-se a refletir acerca das novas configurações subjetivas do indivíduo pós-moderno a partir da problematização da inter-relação entre o discurso publicitário sobre o consumo enquanto ideal de felicidade e completude na cultura pós-moderna e a produção de subjetivação. Para tanto, discute-se a influência da mídia, a partir do referencial psicanalítico, especificamente do discurso publicitário sobre o consumo, que está a serviço da manutenção da lógica capitalista que perpassa a cultura pós-moderna, para a constituição de novas configurações subjetivas. A partir disto, também pensar-se-á o discurso da psicanálise frente ao ideal de completude oferecido pela publicidade por meio de seus discursos sobre o consumo e o lugar da clínica psicanalítica diante do mal-estar oriundo da cultura pós-moderna. Após a reflexão dos elementos tratados conclui-se que atualmente o sujeito pós-moderno é subjetivado pelo imperativo do gozo promulgado pelo discurso publicitário, onde prima o excesso ao invés da renúncia, contribuindo assim para a produção de novas formas de subjetivação específicas, perpassadas justamente pelo excesso, onde tudo na medida em que não há um limite, acaba por transbordar. Surgem, assim, a síndrome do pânico, a hiperatividade, as toxicomanias.
id UNISC-2_b1b0ad96489ed6229ab19345294fac9e
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/2094
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-modernaPós-modernidade. Discurso publicitário. Consumo.O presente estudo propõe-se a refletir acerca das novas configurações subjetivas do indivíduo pós-moderno a partir da problematização da inter-relação entre o discurso publicitário sobre o consumo enquanto ideal de felicidade e completude na cultura pós-moderna e a produção de subjetivação. Para tanto, discute-se a influência da mídia, a partir do referencial psicanalítico, especificamente do discurso publicitário sobre o consumo, que está a serviço da manutenção da lógica capitalista que perpassa a cultura pós-moderna, para a constituição de novas configurações subjetivas. A partir disto, também pensar-se-á o discurso da psicanálise frente ao ideal de completude oferecido pela publicidade por meio de seus discursos sobre o consumo e o lugar da clínica psicanalítica diante do mal-estar oriundo da cultura pós-moderna. Após a reflexão dos elementos tratados conclui-se que atualmente o sujeito pós-moderno é subjetivado pelo imperativo do gozo promulgado pelo discurso publicitário, onde prima o excesso ao invés da renúncia, contribuindo assim para a produção de novas formas de subjetivação específicas, perpassadas justamente pelo excesso, onde tudo na medida em que não há um limite, acaba por transbordar. Surgem, assim, a síndrome do pânico, a hiperatividade, as toxicomanias.Unisc2014-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/209410.17058/barbaroi.v0i40.2094Barbarói; n. 40 (2014): Nº 40 ANO 2014/1; 200-2211982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094/3548Zorzan, Fernanda SaldanhaSousa das Chagas, Arnaldo Toniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2094Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:51Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
title MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
spellingShingle MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
Zorzan, Fernanda Saldanha
Pós-modernidade. Discurso publicitário. Consumo.
title_short MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
title_full MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
title_fullStr MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
title_full_unstemmed MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
title_sort MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
author Zorzan, Fernanda Saldanha
author_facet Zorzan, Fernanda Saldanha
Sousa das Chagas, Arnaldo Toni
author_role author
author2 Sousa das Chagas, Arnaldo Toni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zorzan, Fernanda Saldanha
Sousa das Chagas, Arnaldo Toni
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade. Discurso publicitário. Consumo.
topic Pós-modernidade. Discurso publicitário. Consumo.
description O presente estudo propõe-se a refletir acerca das novas configurações subjetivas do indivíduo pós-moderno a partir da problematização da inter-relação entre o discurso publicitário sobre o consumo enquanto ideal de felicidade e completude na cultura pós-moderna e a produção de subjetivação. Para tanto, discute-se a influência da mídia, a partir do referencial psicanalítico, especificamente do discurso publicitário sobre o consumo, que está a serviço da manutenção da lógica capitalista que perpassa a cultura pós-moderna, para a constituição de novas configurações subjetivas. A partir disto, também pensar-se-á o discurso da psicanálise frente ao ideal de completude oferecido pela publicidade por meio de seus discursos sobre o consumo e o lugar da clínica psicanalítica diante do mal-estar oriundo da cultura pós-moderna. Após a reflexão dos elementos tratados conclui-se que atualmente o sujeito pós-moderno é subjetivado pelo imperativo do gozo promulgado pelo discurso publicitário, onde prima o excesso ao invés da renúncia, contribuindo assim para a produção de novas formas de subjetivação específicas, perpassadas justamente pelo excesso, onde tudo na medida em que não há um limite, acaba por transbordar. Surgem, assim, a síndrome do pânico, a hiperatividade, as toxicomanias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094
10.17058/barbaroi.v0i40.2094
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i40.2094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094/3548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 40 (2014): Nº 40 ANO 2014/1; 200-221
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564593643520