A limitação de acesso e a limitação cognitivo informacional de idosos em interação com Websites de Secretarias Estaduais de Turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Laura da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12239
Resumo: O modelo tridimensional de limitações digitais representa um refinamento do conceito de exclusão digital, ao deslocar a análise bipolar – acesso ou não acesso – à tecnologia para a perspectiva da limitação. Na presente pesquisa, foram abordadas duas dimensões – a limitação de acesso e a limitação cognitivo informacional – no uso efetivo de websites por idosos. A primeira corresponde às restrições de acesso material e social do usuário. Por seu turno, a limitação cognitivo informacional refere-se a um déficit de habilidades individuais indispensáveis ao uso efetivo da Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC. Por conseguinte, a superação gradativa das limitações digitais pode levar à inserção do usuário na sociedade permeada por TICs. Partindo desse pressuposto, o objetivo foi analisar a forma pela qual a limitação de acesso e a limitação cognitivo informacional interferem no uso efetivo de websites de Secretarias Estaduais de Turismo por idosos. Ensejando alcançá-lo, optou-se pela abordagem qualitativa, por um estudo de caso descritivo e avaliativo, e pela análise de conteúdo para operacionalizar a pesquisa. E como resultados, em linhas gerais, tornou-se evidente que a limitação de acesso – no que tange à acessibilidade e à usabilidade – e a limitação cognitivo informacional – no tocante à habilidade operacional e à habilidade de informação – dos idosos podem interferir na interação com websites, de modo a dificultar e até mesmo restringir o uso efetivo dos mesmos.
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