Ensinar matemática na educação infantil do campo: análises em escolas do município de Igarassu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Simone Rodrigues Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000bw6c
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33606
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino de Matemática na Educação Infantil do Campo da rede municipal de ensino de Igarassu. Como objetivos específicos identificar o perfil dos professores da Educação Infantil do Campo do município; levantar e analisar os conteúdos matemáticos e recursos trabalhados pelos professores na realização das atividades e verificar como os professores compreendem e vivenciam a Matemática na Educação Infantil do Campo. É uma pesquisa exploratória, desenvolvida na rede municipal de Igarassu. Para fundamentar a investigação apoiamo-nos nos referenciais teóricos e metodológicos da Educação do Campo, da Educação Matemática e Educação Infantil. A produção dos dados de pesquisa foi realizada por meio da utilização de questionários, da observação de 5 aulas de Matemática, sendo registradas em diário de campo e de entrevistas com 2 professoras. Os resultados dos questionários apontam que dos 86 professores que participaram da formação, 38 entregaram os questionários respondidos. O dado relevante e que nos chamou atenção foi a formação continuada não ser específica para os professores do Campo, havendo uma formação conjunta para os professores do Campo e urbano. Nas entrevistas e nas observações pudemos identificar que ambas as escolas eram em comunidades que tinham dificuldades em recursos materiais e financeiros. A escola A se mostrou menos envolvida com as questões do Campo e articulação com o ensino da Matemática. Também não vimos por parte da gestão alguma discussão relacionada à trabalhar a especificidade do Campo. Na escola B a gestora mostrou-se bastante envolvida e atuante nos projetos da escola. Inferimos haver esse diferencial em termos de valorizar o Campo nas práticas docentes e os saberes subjacentes entre as duas escolas por conta desse apoio da gestão. Na prática as professoras elaboraram atividades interessantes e distintas e recursos que lhes eram disponíveis, havendo um diferencial da professora da escola B que confeccionava seus recursos. Elas trabalharam diferentes conteúdos e recursos citados na entrevista, mas a condução das atividades algumas vezes não foi realizada com êxito, em especial a professora da escola A. Verificamos que o ensino da Matemática na Educação Infantil do Campo está presente na rede de ensino investigada, contudo foi mais evidente na escola B, tanto com relação ao apoio gestor quanto à dinâmica dos conteúdos e prática na sala de aula.
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A produção dos dados de pesquisa foi realizada por meio da utilização de questionários, da observação de 5 aulas de Matemática, sendo registradas em diário de campo e de entrevistas com 2 professoras. Os resultados dos questionários apontam que dos 86 professores que participaram da formação, 38 entregaram os questionários respondidos. O dado relevante e que nos chamou atenção foi a formação continuada não ser específica para os professores do Campo, havendo uma formação conjunta para os professores do Campo e urbano. Nas entrevistas e nas observações pudemos identificar que ambas as escolas eram em comunidades que tinham dificuldades em recursos materiais e financeiros. A escola A se mostrou menos envolvida com as questões do Campo e articulação com o ensino da Matemática. Também não vimos por parte da gestão alguma discussão relacionada à trabalhar a especificidade do Campo. Na escola B a gestora mostrou-se bastante envolvida e atuante nos projetos da escola. 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As specific objectives identify the profile of the teachers of the Children's Education of the Field of the municipality; to raise and analyze the mathematical contents and resources worked by the teachers in the accomplishment of the activities and to verify how the teachers understand and they experience the Mathematics in the Infantile Education of the Field. It is an exploratory research, developed in the municipal network of Igarassu. To base the research, we rely on the theoretical and methodological references of Field Education, Mathematics Education and Early Childhood Education. The production of the research data was done through the use of questionnaires, the observation of 5 Mathematics classes, being recorded in a field diary, and interviews with 2 teachers. The results of the questionnaires indicate that of the 86 teachers who participated in the training, 38 delivered the questionnaires answered. The relevant data, which called attention to us, was that continuing education was not specific to the teachers of the field, and there was a joint formation for the teachers of the field and urban. n interviews and observations we could identify that both schools were in communities that had difficulties in material and financial resources. School A was less involved with the field issues and articulation with Mathematics teaching. We also did not see from the management some discussion related to working the specificity of the field. At school B the manager was very involved and active in the projects of the school. We infer that there is this differential in terms of valuing the field in the teaching practices and the underlying knowledge between the two schools because of this management support. In the practice, the teachers elaborated interesting and distinct activities and resources that were available to them, having a differential of the teacher of the school B that made its resources. They worked on different contents and resources mentioned in the interview, but the conduction of the activities was sometimes not successful, especially the teacher at school A. We verified that the teaching of Mathematics in the Infantile Education of the Field is present in the researched teaching network, but was more evident in School B, both with regard to the manager support and the dynamics of the contents and practice in the classroom.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação infantilEducação - MatemáticaEducação ruralUFPE - Pós-graduaçãoEnsinar matemática na educação infantil do campo: análises em escolas do município de Igarassuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Simone Rodrigues Martins Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Simone Rodrigues Martins Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1327https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33606/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Simone%20Rodrigues%20Martins%20Santos.pdf.jpgdc2dbe5d1df3482e89d1d53c3ab01509MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Simone Rodrigues Martins Santos.pdfDISSERTAÇÃO Simone Rodrigues Martins Santos.pdfapplication/pdf2134646https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33606/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Simone%20Rodrigues%20Martins%20Santos.pdf084bb08c4b21b31eb5d7744cfbafd004MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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