A tentação hegeliana em "Do Texto à Ação"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensando |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/439 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar as idéias e as críticas de Paul Ricoeur à filosofia hegeliana realizadas em seu Do texto à ação, especificamente no capítulo sobre a Razão Prática. Nesse específico capítulo, a sua principal motivação será a de solucionar a problemática criada pela idéia de um projeto, para ele impossível, de uma mediação total (a tentação hegeliana). Como a proposta de Ricoeur desenvolve-se a partir de uma hermenêutica baseada na fenomenologia, concebe o agir humano como um dos eixos essenciais de sua reflexão. Dessa forma busca um conceito de razão prática que satisfaça à racionalidade científico-técnica e que, ainda assim, seja digno de chamar-se Razão. Para isso, Ricoeur se ocupa do plano da teoria contemporânea da ação e da sociologia compreensiva, a partir dos conceitos delas decorrentes: razão de agir, raciocínio prático, regra de ação e conduta submetida a regras. Essas análises levarão ao limiar das duas grandes problemáticas clássicas de ação sensata, as da razão prática de Kant e da Sittlichkeit - vida ética concreta - de Hegel. |
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A tentação hegeliana em "Do Texto à Ação"Hegel, Ricoeur, razão prática, KantO objetivo deste trabalho é apresentar as idéias e as críticas de Paul Ricoeur à filosofia hegeliana realizadas em seu Do texto à ação, especificamente no capítulo sobre a Razão Prática. Nesse específico capítulo, a sua principal motivação será a de solucionar a problemática criada pela idéia de um projeto, para ele impossível, de uma mediação total (a tentação hegeliana). Como a proposta de Ricoeur desenvolve-se a partir de uma hermenêutica baseada na fenomenologia, concebe o agir humano como um dos eixos essenciais de sua reflexão. Dessa forma busca um conceito de razão prática que satisfaça à racionalidade científico-técnica e que, ainda assim, seja digno de chamar-se Razão. Para isso, Ricoeur se ocupa do plano da teoria contemporânea da ação e da sociologia compreensiva, a partir dos conceitos delas decorrentes: razão de agir, raciocínio prático, regra de ação e conduta submetida a regras. Essas análises levarão ao limiar das duas grandes problemáticas clássicas de ação sensata, as da razão prática de Kant e da Sittlichkeit - vida ética concreta - de Hegel.Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPIFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FuncapNicolau, Marcos Fabio Alexandre2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/43910.26694/pensando.v2i3.439Pensando - Revista de Filosofia; v. 2, n. 3 (2011): Dossiê John Rawls/VARIA; 3-172178-843X10.26694/pensando.v2i3reponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/439/55610.26694/pensando.v2i3.439.g556info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-02T16:22:49Zoai:ojs.10.22.15.19:article/439Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2015-08-02T16:22:49Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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