A tentação hegeliana em "Do Texto à Ação"
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensando |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3072 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar as idéias e as críticas de Paul Ricoeur à filosofia hegeliana realizadas em seu Do texto à ação, especificamente no capítulo sobre a Razão Prática. Nesse específico capítulo, a sua principal motivação será a de solucionar a problemática criada pela idéia de um projeto, para ele impossível, de uma mediação total (a tentação hegeliana). Como a proposta de Ricoeur desenvolve-se a partir de uma hermenêutica baseada na fenomenologia, concebe o agir humano como um dos eixos essenciais de sua reflexão. Dessa forma busca um conceito de razão prática que satisfaça à racionalidade científico-técnica e que, ainda assim, seja digno de chamar-se Razão. Para isso, Ricoeur se ocupa do plano da teoria contemporânea da ação e da sociologia compreensiva, a partir dos conceitos delas decorrentes: razão de agir, raciocínio prático, regra de ação e conduta submetida a regras. Essas análises levarão ao limiar das duas grandes problemáticas clássicas de ação sensata, as da razão prática de Kant e da Sittlichkeit - vida ética concreta - de Hegel. |
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A tentação hegeliana em "Do Texto à Ação"Hegel, Ricoeur, razão prática, KantO objetivo deste trabalho é apresentar as idéias e as críticas de Paul Ricoeur à filosofia hegeliana realizadas em seu Do texto à ação, especificamente no capítulo sobre a Razão Prática. Nesse específico capítulo, a sua principal motivação será a de solucionar a problemática criada pela idéia de um projeto, para ele impossível, de uma mediação total (a tentação hegeliana). Como a proposta de Ricoeur desenvolve-se a partir de uma hermenêutica baseada na fenomenologia, concebe o agir humano como um dos eixos essenciais de sua reflexão. Dessa forma busca um conceito de razão prática que satisfaça à racionalidade científico-técnica e que, ainda assim, seja digno de chamar-se Razão. Para isso, Ricoeur se ocupa do plano da teoria contemporânea da ação e da sociologia compreensiva, a partir dos conceitos delas decorrentes: razão de agir, raciocínio prático, regra de ação e conduta submetida a regras. Essas análises levarão ao limiar das duas grandes problemáticas clássicas de ação sensata, as da razão prática de Kant e da Sittlichkeit - vida ética concreta - de Hegel.EDUFPI2011-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/307210.26694/pensando.v2i3.439PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 2 No. 3 (2011): DOSSIÊ JOHN RAWLS/VARIA; 3-17PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 2 No 3 (2011): DOSSIÊ JOHN RAWLS/VARIA; 3-17PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 2 n. 3 (2011): DOSSIÊ JOHN RAWLS/VARIA; 3-172178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3072/2663Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNicolau, Marcos Fabio Alexandre 2022-09-29T21:32:19Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3072Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-09-29T21:32:19Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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