HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heffernan, George
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3320
Resumo: Este ensaio examina a explicação de Husserl sobre o que afinal acontece quando ocorre a compreensão. Os tópicos de sua Primeira Investigação Lógica são familiares ao ponto de serem menosprezadas: distinções essenciais envolvendo atos conferidores de significação e preenchedores de significação e seus conteúdos, caracterizações dos atos conferidores de significação, a flutuação dos significados das palavras e a idealidade das unidades de significação, e os conteúdos fenomenológico e ideal das vivências de significação. Uma vez feitas as distinções essenciais, a investigação abre um caminho direto. Ela conduz dos atos psiquicamente reais de significação e seus conteúdos subjetivamente flutuantes às significações logicamente ideais e seus conteúdos objetivamente constantes. Dado que aparentemente a estratégia de Husserl para lidar com expressões essencialmente ocasionais e suas significações aparentemente flutuantes pode funcionar para a Lógica pura, com sua necessidade de rigor de identidade e determinação de sentido, mas não, entretanto, para o discurso ordinário, parece que a Primeira Investigação Lógica não pode prover uma explicação sobre a compreensão. Contudo, este ensaio tenta mostrar que Husserl apresenta uma hermenêutica fundamental na Primeira Investigação Lógica e que ela se volta da linguística para a ontologia, ou de ‘meras palavras’ para as ‘coisas elas mesmas’.
id UFPI-1_c27a813714cf1819e420e329ebfa31ee
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3320
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)CompreensãoHermenêuticaFenomenologiaHusserlEste ensaio examina a explicação de Husserl sobre o que afinal acontece quando ocorre a compreensão. Os tópicos de sua Primeira Investigação Lógica são familiares ao ponto de serem menosprezadas: distinções essenciais envolvendo atos conferidores de significação e preenchedores de significação e seus conteúdos, caracterizações dos atos conferidores de significação, a flutuação dos significados das palavras e a idealidade das unidades de significação, e os conteúdos fenomenológico e ideal das vivências de significação. Uma vez feitas as distinções essenciais, a investigação abre um caminho direto. Ela conduz dos atos psiquicamente reais de significação e seus conteúdos subjetivamente flutuantes às significações logicamente ideais e seus conteúdos objetivamente constantes. Dado que aparentemente a estratégia de Husserl para lidar com expressões essencialmente ocasionais e suas significações aparentemente flutuantes pode funcionar para a Lógica pura, com sua necessidade de rigor de identidade e determinação de sentido, mas não, entretanto, para o discurso ordinário, parece que a Primeira Investigação Lógica não pode prover uma explicação sobre a compreensão. Contudo, este ensaio tenta mostrar que Husserl apresenta uma hermenêutica fundamental na Primeira Investigação Lógica e que ela se volta da linguística para a ontologia, ou de ‘meras palavras’ para as ‘coisas elas mesmas’.EDUFPI2016-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/332010.26694/pensando.v7i13.4867PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 7 No. 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 5-22PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 7 No 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 5-22PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 7 n. 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 5-222178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3320/2902Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessHeffernan, George 2022-10-28T02:26:09Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3320Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-10-28T02:26:09Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)
title HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)
spellingShingle HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)
Heffernan, George
Compreensão
Hermenêutica
Fenomenologia
Husserl
title_short HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)
title_full HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)
title_fullStr HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)
title_full_unstemmed HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)
title_sort HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA: A INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA DE HUSSERL SOBRE O QUE AFINAL ACONTECE QUANDO OCORRE COMPREENSÃO (UMA EXPLORAÇÃO DA PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO LÓGICA)
author Heffernan, George
author_facet Heffernan, George
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heffernan, George
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão
Hermenêutica
Fenomenologia
Husserl
topic Compreensão
Hermenêutica
Fenomenologia
Husserl
description Este ensaio examina a explicação de Husserl sobre o que afinal acontece quando ocorre a compreensão. Os tópicos de sua Primeira Investigação Lógica são familiares ao ponto de serem menosprezadas: distinções essenciais envolvendo atos conferidores de significação e preenchedores de significação e seus conteúdos, caracterizações dos atos conferidores de significação, a flutuação dos significados das palavras e a idealidade das unidades de significação, e os conteúdos fenomenológico e ideal das vivências de significação. Uma vez feitas as distinções essenciais, a investigação abre um caminho direto. Ela conduz dos atos psiquicamente reais de significação e seus conteúdos subjetivamente flutuantes às significações logicamente ideais e seus conteúdos objetivamente constantes. Dado que aparentemente a estratégia de Husserl para lidar com expressões essencialmente ocasionais e suas significações aparentemente flutuantes pode funcionar para a Lógica pura, com sua necessidade de rigor de identidade e determinação de sentido, mas não, entretanto, para o discurso ordinário, parece que a Primeira Investigação Lógica não pode prover uma explicação sobre a compreensão. Contudo, este ensaio tenta mostrar que Husserl apresenta uma hermenêutica fundamental na Primeira Investigação Lógica e que ela se volta da linguística para a ontologia, ou de ‘meras palavras’ para as ‘coisas elas mesmas’.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3320
10.26694/pensando.v7i13.4867
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3320
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v7i13.4867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3320/2902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 7 No. 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 5-22
PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 7 No 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 5-22
PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 7 n. 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 5-22
2178-843X
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1799755925669543936