OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Michell Francisco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pimentel, Rosana Marques de sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327
Resumo: Essa pesquisa tem como objeto de estudo os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esta foi analisada no âmbito da prática dos professores de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, situada em Teresina/PI. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são aplicados no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos curriculares do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí. Para atender a este objetivo foram elencados os seguintes objetivos específicos: Verificar, na literatura, os aportes teóricos que apresentam as contribuições dos SIG na construção do ensino superior de Geografia; Conhecer a representação que os professores de Geografia têm sobre os SIG e como fazem relações com a disciplina específica que ministram, além de identificar as dificuldades encontradas por eles ao aplicar os SIG no ensino superior de Geografia. Empreendemos uma discussão teórica fundamentada em autores como: Awadallak (2008), Di Maio (2004), Fitz (2005), Miranda (2005), Sampaio (2011), Vesentini (2007), entre outros. Foi utilizado como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada com o objetivo de colher subsídios junto aos professores de Geografia, interlocutores dessa pesquisa. Ao se apropriar das informações produzida pelos sujeitos da pesquisa, verificou-se que os professores de Geografia do ensino superior encontram dificuldades para inserir os SIG em sua prática docente devido a diversas especificidades oriundas de recursos materiais e infraestrutura, bem como dos aspectos relacionados ao currículo que não apresentam elementos e/ou aportes envolvendo os SIG. Através da pesquisa foi possível ainda conhecer a representação dos professores sobre os SIG, sua formação acadêmica e principalmente os desafios enfrentados por esses sujeitos, apresentados conforme as particularidades do curso de Licenciatura Plena em Geografia.
id UFPI-2_8055148a785228bafa47a53b289231c1
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/9327
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍEnsino de GeografiaSIG;Ensino Superior;Geografia.Essa pesquisa tem como objeto de estudo os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esta foi analisada no âmbito da prática dos professores de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, situada em Teresina/PI. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são aplicados no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos curriculares do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí. Para atender a este objetivo foram elencados os seguintes objetivos específicos: Verificar, na literatura, os aportes teóricos que apresentam as contribuições dos SIG na construção do ensino superior de Geografia; Conhecer a representação que os professores de Geografia têm sobre os SIG e como fazem relações com a disciplina específica que ministram, além de identificar as dificuldades encontradas por eles ao aplicar os SIG no ensino superior de Geografia. Empreendemos uma discussão teórica fundamentada em autores como: Awadallak (2008), Di Maio (2004), Fitz (2005), Miranda (2005), Sampaio (2011), Vesentini (2007), entre outros. Foi utilizado como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada com o objetivo de colher subsídios junto aos professores de Geografia, interlocutores dessa pesquisa. Ao se apropriar das informações produzida pelos sujeitos da pesquisa, verificou-se que os professores de Geografia do ensino superior encontram dificuldades para inserir os SIG em sua prática docente devido a diversas especificidades oriundas de recursos materiais e infraestrutura, bem como dos aspectos relacionados ao currículo que não apresentam elementos e/ou aportes envolvendo os SIG. Através da pesquisa foi possível ainda conhecer a representação dos professores sobre os SIG, sua formação acadêmica e principalmente os desafios enfrentados por esses sujeitos, apresentados conforme as particularidades do curso de Licenciatura Plena em Geografia.UFPICoelho, Michell FranciscoPimentel, Rosana Marques de sousa2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/932710.26694/equador.v9i1.9327REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 1 (2020); 174 - 1952317-349110.26694/equador.v9i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327/5641Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-14T02:29:23Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9327Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2020-05-14T02:29:23Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
title OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
spellingShingle OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Coelho, Michell Francisco
Ensino de Geografia
SIG;Ensino Superior;Geografia.
title_short OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
title_full OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
title_fullStr OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
title_full_unstemmed OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
title_sort OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
author Coelho, Michell Francisco
author_facet Coelho, Michell Francisco
Pimentel, Rosana Marques de sousa
author_role author
author2 Pimentel, Rosana Marques de sousa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Michell Francisco
Pimentel, Rosana Marques de sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
SIG;Ensino Superior;Geografia.
topic Ensino de Geografia
SIG;Ensino Superior;Geografia.
description Essa pesquisa tem como objeto de estudo os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esta foi analisada no âmbito da prática dos professores de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, situada em Teresina/PI. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são aplicados no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos curriculares do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí. Para atender a este objetivo foram elencados os seguintes objetivos específicos: Verificar, na literatura, os aportes teóricos que apresentam as contribuições dos SIG na construção do ensino superior de Geografia; Conhecer a representação que os professores de Geografia têm sobre os SIG e como fazem relações com a disciplina específica que ministram, além de identificar as dificuldades encontradas por eles ao aplicar os SIG no ensino superior de Geografia. Empreendemos uma discussão teórica fundamentada em autores como: Awadallak (2008), Di Maio (2004), Fitz (2005), Miranda (2005), Sampaio (2011), Vesentini (2007), entre outros. Foi utilizado como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada com o objetivo de colher subsídios junto aos professores de Geografia, interlocutores dessa pesquisa. Ao se apropriar das informações produzida pelos sujeitos da pesquisa, verificou-se que os professores de Geografia do ensino superior encontram dificuldades para inserir os SIG em sua prática docente devido a diversas especificidades oriundas de recursos materiais e infraestrutura, bem como dos aspectos relacionados ao currículo que não apresentam elementos e/ou aportes envolvendo os SIG. Através da pesquisa foi possível ainda conhecer a representação dos professores sobre os SIG, sua formação acadêmica e principalmente os desafios enfrentados por esses sujeitos, apresentados conforme as particularidades do curso de Licenciatura Plena em Geografia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327
10.26694/equador.v9i1.9327
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327
identifier_str_mv 10.26694/equador.v9i1.9327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327/5641
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 1 (2020); 174 - 195
2317-3491
10.26694/equador.v9i1
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756062670192640