OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objeto de estudo os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esta foi analisada no âmbito da prática dos professores de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, situada em Teresina/PI. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são aplicados no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos curriculares do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí. Para atender a este objetivo foram elencados os seguintes objetivos específicos: Verificar, na literatura, os aportes teóricos que apresentam as contribuições dos SIG na construção do ensino superior de Geografia; Conhecer a representação que os professores de Geografia têm sobre os SIG e como fazem relações com a disciplina específica que ministram, além de identificar as dificuldades encontradas por eles ao aplicar os SIG no ensino superior de Geografia. Empreendemos uma discussão teórica fundamentada em autores como: Awadallak (2008), Di Maio (2004), Fitz (2005), Miranda (2005), Sampaio (2011), Vesentini (2007), entre outros. Foi utilizado como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada com o objetivo de colher subsídios junto aos professores de Geografia, interlocutores dessa pesquisa. Ao se apropriar das informações produzida pelos sujeitos da pesquisa, verificou-se que os professores de Geografia do ensino superior encontram dificuldades para inserir os SIG em sua prática docente devido a diversas especificidades oriundas de recursos materiais e infraestrutura, bem como dos aspectos relacionados ao currículo que não apresentam elementos e/ou aportes envolvendo os SIG. Através da pesquisa foi possível ainda conhecer a representação dos professores sobre os SIG, sua formação acadêmica e principalmente os desafios enfrentados por esses sujeitos, apresentados conforme as particularidades do curso de Licenciatura Plena em Geografia. |
id |
UFPI-2_8055148a785228bafa47a53b289231c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/9327 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍEnsino de GeografiaSIG;Ensino Superior;Geografia.Essa pesquisa tem como objeto de estudo os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esta foi analisada no âmbito da prática dos professores de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, situada em Teresina/PI. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são aplicados no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos curriculares do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí. Para atender a este objetivo foram elencados os seguintes objetivos específicos: Verificar, na literatura, os aportes teóricos que apresentam as contribuições dos SIG na construção do ensino superior de Geografia; Conhecer a representação que os professores de Geografia têm sobre os SIG e como fazem relações com a disciplina específica que ministram, além de identificar as dificuldades encontradas por eles ao aplicar os SIG no ensino superior de Geografia. Empreendemos uma discussão teórica fundamentada em autores como: Awadallak (2008), Di Maio (2004), Fitz (2005), Miranda (2005), Sampaio (2011), Vesentini (2007), entre outros. Foi utilizado como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada com o objetivo de colher subsídios junto aos professores de Geografia, interlocutores dessa pesquisa. Ao se apropriar das informações produzida pelos sujeitos da pesquisa, verificou-se que os professores de Geografia do ensino superior encontram dificuldades para inserir os SIG em sua prática docente devido a diversas especificidades oriundas de recursos materiais e infraestrutura, bem como dos aspectos relacionados ao currículo que não apresentam elementos e/ou aportes envolvendo os SIG. Através da pesquisa foi possível ainda conhecer a representação dos professores sobre os SIG, sua formação acadêmica e principalmente os desafios enfrentados por esses sujeitos, apresentados conforme as particularidades do curso de Licenciatura Plena em Geografia.UFPICoelho, Michell FranciscoPimentel, Rosana Marques de sousa2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/932710.26694/equador.v9i1.9327REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 1 (2020); 174 - 1952317-349110.26694/equador.v9i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327/5641Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-14T02:29:23Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9327Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2020-05-14T02:29:23Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ |
title |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ |
spellingShingle |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ Coelho, Michell Francisco Ensino de Geografia SIG;Ensino Superior;Geografia. |
title_short |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ |
title_full |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ |
title_fullStr |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ |
title_full_unstemmed |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ |
title_sort |
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ |
author |
Coelho, Michell Francisco |
author_facet |
Coelho, Michell Francisco Pimentel, Rosana Marques de sousa |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Rosana Marques de sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Michell Francisco Pimentel, Rosana Marques de sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia SIG;Ensino Superior;Geografia. |
topic |
Ensino de Geografia SIG;Ensino Superior;Geografia. |
description |
Essa pesquisa tem como objeto de estudo os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esta foi analisada no âmbito da prática dos professores de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, situada em Teresina/PI. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são aplicados no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos curriculares do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí. Para atender a este objetivo foram elencados os seguintes objetivos específicos: Verificar, na literatura, os aportes teóricos que apresentam as contribuições dos SIG na construção do ensino superior de Geografia; Conhecer a representação que os professores de Geografia têm sobre os SIG e como fazem relações com a disciplina específica que ministram, além de identificar as dificuldades encontradas por eles ao aplicar os SIG no ensino superior de Geografia. Empreendemos uma discussão teórica fundamentada em autores como: Awadallak (2008), Di Maio (2004), Fitz (2005), Miranda (2005), Sampaio (2011), Vesentini (2007), entre outros. Foi utilizado como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada com o objetivo de colher subsídios junto aos professores de Geografia, interlocutores dessa pesquisa. Ao se apropriar das informações produzida pelos sujeitos da pesquisa, verificou-se que os professores de Geografia do ensino superior encontram dificuldades para inserir os SIG em sua prática docente devido a diversas especificidades oriundas de recursos materiais e infraestrutura, bem como dos aspectos relacionados ao currículo que não apresentam elementos e/ou aportes envolvendo os SIG. Através da pesquisa foi possível ainda conhecer a representação dos professores sobre os SIG, sua formação acadêmica e principalmente os desafios enfrentados por esses sujeitos, apresentados conforme as particularidades do curso de Licenciatura Plena em Geografia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327 10.26694/equador.v9i1.9327 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v9i1.9327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9327/5641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 1 (2020); 174 - 195 2317-3491 10.26694/equador.v9i1 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756062670192640 |