O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Émerson Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Praczum, Suéllen Mattei, Romano, Pâmella Fernanda, Yamashita, Thawana Proênça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/8675
Resumo: A Geografia enquanto uma ciência que volta em explicar e situar a realidade social se caracteriza por ser mais bem destacada quase sempre a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo que mesmo assim esta é secundarizada perante as demais disciplinas. Portanto, apenas nos cursos superiores específicos desta disciplina é que os seus conceitos fundamentais passam a serem discutidos mais intensamente. Assim, ao longo de todo o percurso estudantil, a Geografia se coloca enquanto um saber dissociado da realidade discente, resultando em desinteresse e secundarização da Geografia escolar. Desta feita, o presente estudo traz à tona a importância que a contextualização dos conceitos geográficos possui no ensino desde os primeiros anos de estudo da criança e evidencia o papel do professor neste desafio. Para tanto, coloca-se uma breve discussão acerca dos principais conceitos geográficos, um discurso que busca aproximar o cotidiano discente e as reflexões teóricas desta ciência. Enfim, um desafio que exige toda uma reestruturação da prática docente, do papel da escola neste processo e, principalmente, um maior cuidado nos cursos de licenciatura em Pedagogia, pois é desde a formação do professor (a) que este cuidado deve ser frisado, mostrando a importância que esta metodologia exerce na formação de cidadãos críticos e ciente do seu papel na sociedade.
id UFPI-2_aba13819906c4fec6d7e28a3ee2d8214
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/8675
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEMEnsino de GeografiaGeografia escolar; Conceitos geográficos; Pedagogia; Ensino; Escola.A Geografia enquanto uma ciência que volta em explicar e situar a realidade social se caracteriza por ser mais bem destacada quase sempre a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo que mesmo assim esta é secundarizada perante as demais disciplinas. Portanto, apenas nos cursos superiores específicos desta disciplina é que os seus conceitos fundamentais passam a serem discutidos mais intensamente. Assim, ao longo de todo o percurso estudantil, a Geografia se coloca enquanto um saber dissociado da realidade discente, resultando em desinteresse e secundarização da Geografia escolar. Desta feita, o presente estudo traz à tona a importância que a contextualização dos conceitos geográficos possui no ensino desde os primeiros anos de estudo da criança e evidencia o papel do professor neste desafio. Para tanto, coloca-se uma breve discussão acerca dos principais conceitos geográficos, um discurso que busca aproximar o cotidiano discente e as reflexões teóricas desta ciência. Enfim, um desafio que exige toda uma reestruturação da prática docente, do papel da escola neste processo e, principalmente, um maior cuidado nos cursos de licenciatura em Pedagogia, pois é desde a formação do professor (a) que este cuidado deve ser frisado, mostrando a importância que esta metodologia exerce na formação de cidadãos críticos e ciente do seu papel na sociedade.UFPIUNIVALEde Oliveira, Émerson DiasPraczum, Suéllen MatteiRomano, Pâmella FernandaYamashita, Thawana Proênça2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/867510.26694/equador.v8i1.8675REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 1 (2019); 26 - 442317-349110.26694/equador.v8i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/8675/5329Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T12:09:20Zoai:ojs.10.22.15.19:article/8675Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-07-05T12:09:20Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM
title O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM
spellingShingle O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM
de Oliveira, Émerson Dias
Ensino de Geografia
Geografia escolar; Conceitos geográficos; Pedagogia; Ensino; Escola.
title_short O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM
title_full O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM
title_fullStr O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM
title_full_unstemmed O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM
title_sort O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM
author de Oliveira, Émerson Dias
author_facet de Oliveira, Émerson Dias
Praczum, Suéllen Mattei
Romano, Pâmella Fernanda
Yamashita, Thawana Proênça
author_role author
author2 Praczum, Suéllen Mattei
Romano, Pâmella Fernanda
Yamashita, Thawana Proênça
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVALE
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Émerson Dias
Praczum, Suéllen Mattei
Romano, Pâmella Fernanda
Yamashita, Thawana Proênça
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Geografia escolar; Conceitos geográficos; Pedagogia; Ensino; Escola.
topic Ensino de Geografia
Geografia escolar; Conceitos geográficos; Pedagogia; Ensino; Escola.
description A Geografia enquanto uma ciência que volta em explicar e situar a realidade social se caracteriza por ser mais bem destacada quase sempre a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo que mesmo assim esta é secundarizada perante as demais disciplinas. Portanto, apenas nos cursos superiores específicos desta disciplina é que os seus conceitos fundamentais passam a serem discutidos mais intensamente. Assim, ao longo de todo o percurso estudantil, a Geografia se coloca enquanto um saber dissociado da realidade discente, resultando em desinteresse e secundarização da Geografia escolar. Desta feita, o presente estudo traz à tona a importância que a contextualização dos conceitos geográficos possui no ensino desde os primeiros anos de estudo da criança e evidencia o papel do professor neste desafio. Para tanto, coloca-se uma breve discussão acerca dos principais conceitos geográficos, um discurso que busca aproximar o cotidiano discente e as reflexões teóricas desta ciência. Enfim, um desafio que exige toda uma reestruturação da prática docente, do papel da escola neste processo e, principalmente, um maior cuidado nos cursos de licenciatura em Pedagogia, pois é desde a formação do professor (a) que este cuidado deve ser frisado, mostrando a importância que esta metodologia exerce na formação de cidadãos críticos e ciente do seu papel na sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/8675
10.26694/equador.v8i1.8675
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/8675
identifier_str_mv 10.26694/equador.v8i1.8675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/8675/5329
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 1 (2019); 26 - 44
2317-3491
10.26694/equador.v8i1
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756062636638208