FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12720 |
Resumo: | A formação docente, inicial e continuada, é muito importante para que o profissional educador construa sua identidade e possa desenvolver sua prática educativa de maneira reflexiva e consistente. Com este entendimento, o artigo ora apresentado, tem como objetivo discorrer sobre a formação e a prática docente dos professores de Geografia do Município de Lambari D’Oeste, no estado de Mato Grosso, com as seguintes indagações: quais saberes e práticas docentes são adquiridos na formação inicial e continuada do professor de Geografia? Esses saberes e práticas têm sido suficientes para atender as necessidades do ensino de Geografia atualmente na Educação Básica? Para tanto recorreu-se à pesquisa bibliográfica e à aplicação de entrevistas semiestruturadas com os professores. A análise das informações levantadas foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, seguindo o método dialético e os resultados obtidos revelam que tanto a formação inicial, quanto a formação continuada, comprometem diretamente a prática educativa. Evidenciamos a necessidade de constante debate acerca dos currículos dos cursos de licenciatura em Geografia, para ampliar a interação entre a Geografia da Universidade e a Geografia Escolar, além da valorização do professor por meio de acesso à formação de qualidade, continuada e específica em sua área. Desse modo, esperamos que sua formação contemple os saberes e práticas necessários ao desempenho da profissão, bem como da valorização da Educação Brasileira de modo geral, pois a partir dela é que poderá haver mais investimentos em políticas educacionais. |
id |
UFPI-2_e1bc79e0bdf9ef4fb2f78ac8bd71a2e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/12720 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSOGeografiaLicenciatura. Ensino de Geografia. Metodologia de Ensino. Atuação Profissional. Políticas educacionais.A formação docente, inicial e continuada, é muito importante para que o profissional educador construa sua identidade e possa desenvolver sua prática educativa de maneira reflexiva e consistente. Com este entendimento, o artigo ora apresentado, tem como objetivo discorrer sobre a formação e a prática docente dos professores de Geografia do Município de Lambari D’Oeste, no estado de Mato Grosso, com as seguintes indagações: quais saberes e práticas docentes são adquiridos na formação inicial e continuada do professor de Geografia? Esses saberes e práticas têm sido suficientes para atender as necessidades do ensino de Geografia atualmente na Educação Básica? Para tanto recorreu-se à pesquisa bibliográfica e à aplicação de entrevistas semiestruturadas com os professores. A análise das informações levantadas foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, seguindo o método dialético e os resultados obtidos revelam que tanto a formação inicial, quanto a formação continuada, comprometem diretamente a prática educativa. Evidenciamos a necessidade de constante debate acerca dos currículos dos cursos de licenciatura em Geografia, para ampliar a interação entre a Geografia da Universidade e a Geografia Escolar, além da valorização do professor por meio de acesso à formação de qualidade, continuada e específica em sua área. Desse modo, esperamos que sua formação contemple os saberes e práticas necessários ao desempenho da profissão, bem como da valorização da Educação Brasileira de modo geral, pois a partir dela é que poderá haver mais investimentos em políticas educacionais.UFPIXavier, Poliana Severinodo Carmo, Judite de AzevedoTeixeira, Vinicius Modolo2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1272010.26694/equador.v10i2.12720REVISTA EQUADOR; v. 10, n. 2 (2021); 89 - 1082317-349110.26694/equador.v10i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12720/7697Direitos autorais 2021 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-19T13:05:15Zoai:ojs.10.22.15.19:article/12720Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2021-08-19T13:05:15Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO |
title |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO Xavier, Poliana Severino Geografia Licenciatura. Ensino de Geografia. Metodologia de Ensino. Atuação Profissional. Políticas educacionais. |
title_short |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO |
title_full |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO |
title_sort |
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO |
author |
Xavier, Poliana Severino |
author_facet |
Xavier, Poliana Severino do Carmo, Judite de Azevedo Teixeira, Vinicius Modolo |
author_role |
author |
author2 |
do Carmo, Judite de Azevedo Teixeira, Vinicius Modolo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Poliana Severino do Carmo, Judite de Azevedo Teixeira, Vinicius Modolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Licenciatura. Ensino de Geografia. Metodologia de Ensino. Atuação Profissional. Políticas educacionais. |
topic |
Geografia Licenciatura. Ensino de Geografia. Metodologia de Ensino. Atuação Profissional. Políticas educacionais. |
description |
A formação docente, inicial e continuada, é muito importante para que o profissional educador construa sua identidade e possa desenvolver sua prática educativa de maneira reflexiva e consistente. Com este entendimento, o artigo ora apresentado, tem como objetivo discorrer sobre a formação e a prática docente dos professores de Geografia do Município de Lambari D’Oeste, no estado de Mato Grosso, com as seguintes indagações: quais saberes e práticas docentes são adquiridos na formação inicial e continuada do professor de Geografia? Esses saberes e práticas têm sido suficientes para atender as necessidades do ensino de Geografia atualmente na Educação Básica? Para tanto recorreu-se à pesquisa bibliográfica e à aplicação de entrevistas semiestruturadas com os professores. A análise das informações levantadas foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, seguindo o método dialético e os resultados obtidos revelam que tanto a formação inicial, quanto a formação continuada, comprometem diretamente a prática educativa. Evidenciamos a necessidade de constante debate acerca dos currículos dos cursos de licenciatura em Geografia, para ampliar a interação entre a Geografia da Universidade e a Geografia Escolar, além da valorização do professor por meio de acesso à formação de qualidade, continuada e específica em sua área. Desse modo, esperamos que sua formação contemple os saberes e práticas necessários ao desempenho da profissão, bem como da valorização da Educação Brasileira de modo geral, pois a partir dela é que poderá haver mais investimentos em políticas educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12720 10.26694/equador.v10i2.12720 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12720 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v10i2.12720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12720/7697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 10, n. 2 (2021); 89 - 108 2317-3491 10.26694/equador.v10i2 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756062987911168 |