Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Maria do Socorro Vieira de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12811
Resumo: O presente trabalho tern como objetivo discutir a utilizacao do cinema, enquanto metodologia de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussao sobre a historia do Cinema deste os irmaos Lumiere ate os dias atuais, sobre os gencros cinematograficos e apontamos tres conceitos de cinema com a finalidade aprofundarmos nosso conhecimento e ideias sobre esta arte centenaria. Discutimos ainda como se da a representaeao do Espaco Geografico, objeto de estudo da Geografia, pelo cinema e, de maneira sucinta, como podemos usar os filmes em sala, levando em consideracao que sao inumeras as obras cinematograficas que trazem como tematica um acontecimento geografico como questdes social, economica e cultural, regionalismos, territorialidades, dinamiea natural, populacao, cidade, campo, geopolitica, preconceito, dentre outros. Mais adiante, discorremos sobre a importancia de utilizar recursos pedagogicos em sala de aula na atual conjuntura da sociedade, com enfase no cinema e apontamos algumas possibilidades de uso do cinema em sala. Debatemos ainda sobre os fatores que impedem o uso do cinema nas aulas de Geografia, como carga horaria redu/.ida e escassez de aparelhos de DVDs, Data Show, VHS, entre outros, bem como sobre os usos improprios deste recurso em sala, como o cinema como tapaburaco, so cinema. Por ultimo, realizamos uma analise geografica do filme Vidas Seem, de Nelson Pereira dos Santos e apresentamos uma metodologia para a sua "desconstrucao" na aula de Geografia. Para o desenvolvimento do nosso trabalho partimos de uma perspectiva discursiva, tendo em vista o cstabclecimento de um debate acerca das questdes que norteiam o Cinema, o Ensino e a Geografia. Alem disso, utilizamos a abordagem qualitativa e pesquisa bibliografica. Como contribuicao teorica buscamos apoio em Barbosa (2000), Bernadet (1980), Napolitano (2011), Neves & Ferraz (2007), Nogueira (2010), entre outros que abordam a tematica em questao. A partir dessa abordagem, acreditamos que possamos melhorar, ampliar e mudar antigos metodos pedagogicos nas aulas de Geografia, considerados enfadonhos, desinteressantes e cansativos tanto para o aluno quanto para o professor.
id UFCG_47d64ca77d142af52239a56de86671a1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12811
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".Cinema and Geography teaching: a discussion based on the film "Vidas Secas".Cinema - ensino de geografiaMetodologia do ensino de geografiaCinema - Geography TeachingGeography teaching methodologyLicenciatura em Geografia.O presente trabalho tern como objetivo discutir a utilizacao do cinema, enquanto metodologia de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussao sobre a historia do Cinema deste os irmaos Lumiere ate os dias atuais, sobre os gencros cinematograficos e apontamos tres conceitos de cinema com a finalidade aprofundarmos nosso conhecimento e ideias sobre esta arte centenaria. Discutimos ainda como se da a representaeao do Espaco Geografico, objeto de estudo da Geografia, pelo cinema e, de maneira sucinta, como podemos usar os filmes em sala, levando em consideracao que sao inumeras as obras cinematograficas que trazem como tematica um acontecimento geografico como questdes social, economica e cultural, regionalismos, territorialidades, dinamiea natural, populacao, cidade, campo, geopolitica, preconceito, dentre outros. Mais adiante, discorremos sobre a importancia de utilizar recursos pedagogicos em sala de aula na atual conjuntura da sociedade, com enfase no cinema e apontamos algumas possibilidades de uso do cinema em sala. Debatemos ainda sobre os fatores que impedem o uso do cinema nas aulas de Geografia, como carga horaria redu/.ida e escassez de aparelhos de DVDs, Data Show, VHS, entre outros, bem como sobre os usos improprios deste recurso em sala, como o cinema como tapaburaco, so cinema. Por ultimo, realizamos uma analise geografica do filme Vidas Seem, de Nelson Pereira dos Santos e apresentamos uma metodologia para a sua "desconstrucao" na aula de Geografia. Para o desenvolvimento do nosso trabalho partimos de uma perspectiva discursiva, tendo em vista o cstabclecimento de um debate acerca das questdes que norteiam o Cinema, o Ensino e a Geografia. Alem disso, utilizamos a abordagem qualitativa e pesquisa bibliografica. Como contribuicao teorica buscamos apoio em Barbosa (2000), Bernadet (1980), Napolitano (2011), Neves & Ferraz (2007), Nogueira (2010), entre outros que abordam a tematica em questao. A partir dessa abordagem, acreditamos que possamos melhorar, ampliar e mudar antigos metodos pedagogicos nas aulas de Geografia, considerados enfadonhos, desinteressantes e cansativos tanto para o aluno quanto para o professor.The present work aims to discuss the use of cinema, as a methodology teaching in Geography classes. To this end, we initially started a discussion about the history of Cinema from the Lumiere brothers to the present day, about genres cinematographic and point out three concepts of cinema in order to deepen our knowledge and ideas about this century-old art. We also discuss how to representation of the Geographic Space, object of study of Geography, by cinema and, succinctly, how can we use films in the classroom, taking into account that they are countless cinematographic works that bring as a theme a geographic event as social, economic and cultural issues, regionalisms, territorialities, natural dynamics, population, city, countryside, geopolitics, prejudice, among others. Further on, we discuss on the importance of using pedagogical resources in the classroom in the current situation of the society, with an emphasis on cinema and we point out some possibilities of using cinema in living room. We also discussed the factors that prevent the use of cinema in Geography classes, such as reduced workload and shortage of DVD players, Data Show, VHS, among others, as well as the improper uses of this resource in the classroom, such as cinema as tapaburaco, only cinema. Finally, we conducted a geographic analysis of the film Vidas Seem, by Nelson Pereira dos Santos and we present a methodology for his "deconstruction" in the geography class. For the development of our work we start from a perspective discursive, in view of the establishment of a debate on the issues that guide the Cinema, Teaching and Geography. In addition, we use the qualitative approach and research bibliography. As a theoretical contribution we seek support in Barbosa (2000), Bernadet (1980), Napolitano (2011), Neves & Ferraz (2007), Nogueira (2010), among others who address the thematic in question. From this approach, we believe that we can improve, expand and change old pedagogical methods in Geography classes, considered boring, uninteresting and tiring for both the student and the teacher.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440GALVÃO, Josias de Castro.ARAÚJO, Luciana Medeiros de.LACERDA, Maria do Socorro Vieira de.2012-12-132020-05-14T00:55:18Z2020-05-132020-05-14T00:55:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12811LACERDA, Maria do Socorro Vieira de. Cinema e ensino de geografia:uma discussão a partir do filme "Vidas Secas". 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-02T21:15:35Zoai:localhost:riufcg/12811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-02T21:15:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
Cinema and Geography teaching: a discussion based on the film "Vidas Secas".
title Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
spellingShingle Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
LACERDA, Maria do Socorro Vieira de.
Cinema - ensino de geografia
Metodologia do ensino de geografia
Cinema - Geography Teaching
Geography teaching methodology
Licenciatura em Geografia.
title_short Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
title_full Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
title_fullStr Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
title_full_unstemmed Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
title_sort Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
author LACERDA, Maria do Socorro Vieira de.
author_facet LACERDA, Maria do Socorro Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440
GALVÃO, Josias de Castro.
ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA, Maria do Socorro Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema - ensino de geografia
Metodologia do ensino de geografia
Cinema - Geography Teaching
Geography teaching methodology
Licenciatura em Geografia.
topic Cinema - ensino de geografia
Metodologia do ensino de geografia
Cinema - Geography Teaching
Geography teaching methodology
Licenciatura em Geografia.
description O presente trabalho tern como objetivo discutir a utilizacao do cinema, enquanto metodologia de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussao sobre a historia do Cinema deste os irmaos Lumiere ate os dias atuais, sobre os gencros cinematograficos e apontamos tres conceitos de cinema com a finalidade aprofundarmos nosso conhecimento e ideias sobre esta arte centenaria. Discutimos ainda como se da a representaeao do Espaco Geografico, objeto de estudo da Geografia, pelo cinema e, de maneira sucinta, como podemos usar os filmes em sala, levando em consideracao que sao inumeras as obras cinematograficas que trazem como tematica um acontecimento geografico como questdes social, economica e cultural, regionalismos, territorialidades, dinamiea natural, populacao, cidade, campo, geopolitica, preconceito, dentre outros. Mais adiante, discorremos sobre a importancia de utilizar recursos pedagogicos em sala de aula na atual conjuntura da sociedade, com enfase no cinema e apontamos algumas possibilidades de uso do cinema em sala. Debatemos ainda sobre os fatores que impedem o uso do cinema nas aulas de Geografia, como carga horaria redu/.ida e escassez de aparelhos de DVDs, Data Show, VHS, entre outros, bem como sobre os usos improprios deste recurso em sala, como o cinema como tapaburaco, so cinema. Por ultimo, realizamos uma analise geografica do filme Vidas Seem, de Nelson Pereira dos Santos e apresentamos uma metodologia para a sua "desconstrucao" na aula de Geografia. Para o desenvolvimento do nosso trabalho partimos de uma perspectiva discursiva, tendo em vista o cstabclecimento de um debate acerca das questdes que norteiam o Cinema, o Ensino e a Geografia. Alem disso, utilizamos a abordagem qualitativa e pesquisa bibliografica. Como contribuicao teorica buscamos apoio em Barbosa (2000), Bernadet (1980), Napolitano (2011), Neves & Ferraz (2007), Nogueira (2010), entre outros que abordam a tematica em questao. A partir dessa abordagem, acreditamos que possamos melhorar, ampliar e mudar antigos metodos pedagogicos nas aulas de Geografia, considerados enfadonhos, desinteressantes e cansativos tanto para o aluno quanto para o professor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-13
2020-05-14T00:55:18Z
2020-05-13
2020-05-14T00:55:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12811
LACERDA, Maria do Socorro Vieira de. Cinema e ensino de geografia:uma discussão a partir do filme "Vidas Secas". 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12811
identifier_str_mv LACERDA, Maria do Socorro Vieira de. Cinema e ensino de geografia:uma discussão a partir do filme "Vidas Secas". 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443633303552