“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/8556 |
Resumo: | A história artística piauiense é marcada pelas ações de “um grupo de pessoas que não se aquietava” em Teresina da década de 1970. O presente artigo – no qual consiste em um fragmento de minha dissertação de mestrado – se ocupou em analisar como certos meninos e meninas teresinenses com seus hábitos cotidianos e suas produções artísticas através do estabelecimento de uma nova sintaxe urbana em um contexto de modernização da cidade de Teresina envolvendo o Governo de Alberto Silva e uma linha de desejo político que orienta a ordenação dos espaços urbanos e as normas sociais dominantes atravessavam a capital piauiense com práticas experimentais artísticas, tendo Antônio Noronha Filho na maioria das vezes como mecenas e pivô da formação e manutenção do grupo de jovens em questão. Este texto focaliza o jornalismo experimental juvenil como parte do estabelecimento de novos códigos comunicacionais numa nova forma de se fazer jornalismo (já em curso no Brasil nesta época) no Piauí.Palavras-chave: História; Jornalismo experimental; Piauí. |
id |
UFPI-3_8f9a16b14d739f1f4923d97327bec5e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/8556 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no PiauíA história artística piauiense é marcada pelas ações de “um grupo de pessoas que não se aquietava” em Teresina da década de 1970. O presente artigo – no qual consiste em um fragmento de minha dissertação de mestrado – se ocupou em analisar como certos meninos e meninas teresinenses com seus hábitos cotidianos e suas produções artísticas através do estabelecimento de uma nova sintaxe urbana em um contexto de modernização da cidade de Teresina envolvendo o Governo de Alberto Silva e uma linha de desejo político que orienta a ordenação dos espaços urbanos e as normas sociais dominantes atravessavam a capital piauiense com práticas experimentais artísticas, tendo Antônio Noronha Filho na maioria das vezes como mecenas e pivô da formação e manutenção do grupo de jovens em questão. Este texto focaliza o jornalismo experimental juvenil como parte do estabelecimento de novos códigos comunicacionais numa nova forma de se fazer jornalismo (já em curso no Brasil nesta época) no Piauí.Palavras-chave: História; Jornalismo experimental; Piauí.ContrapontoBarbosa, Carlos Lopes2019-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/8556Contraponto; v. 7, n. 2 (2018): Múltiplas visões do passado e sua relação com a contemporaneidade; 73-892236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/8556/5136Direitos autorais 2019 Carlos Lopes Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-31T02:15:47Zoai:ojs.10.22.15.19:article/8556Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2019-03-31T02:15:47Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí |
title |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí |
spellingShingle |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí Barbosa, Carlos Lopes |
title_short |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí |
title_full |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí |
title_fullStr |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí |
title_full_unstemmed |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí |
title_sort |
“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí |
author |
Barbosa, Carlos Lopes |
author_facet |
Barbosa, Carlos Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Carlos Lopes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A história artística piauiense é marcada pelas ações de “um grupo de pessoas que não se aquietava” em Teresina da década de 1970. O presente artigo – no qual consiste em um fragmento de minha dissertação de mestrado – se ocupou em analisar como certos meninos e meninas teresinenses com seus hábitos cotidianos e suas produções artísticas através do estabelecimento de uma nova sintaxe urbana em um contexto de modernização da cidade de Teresina envolvendo o Governo de Alberto Silva e uma linha de desejo político que orienta a ordenação dos espaços urbanos e as normas sociais dominantes atravessavam a capital piauiense com práticas experimentais artísticas, tendo Antônio Noronha Filho na maioria das vezes como mecenas e pivô da formação e manutenção do grupo de jovens em questão. Este texto focaliza o jornalismo experimental juvenil como parte do estabelecimento de novos códigos comunicacionais numa nova forma de se fazer jornalismo (já em curso no Brasil nesta época) no Piauí.Palavras-chave: História; Jornalismo experimental; Piauí. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/8556 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/8556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/8556/5136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Carlos Lopes Barbosa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Carlos Lopes Barbosa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 7, n. 2 (2018): Múltiplas visões do passado e sua relação com a contemporaneidade; 73-89 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1788990144797212672 |