Determinantes da Transparência das Universidades Federais Brasileiras
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7199 |
Resumo: | Este estudo investiga 15 determinantes que podem impactar o grau de transparência das universidades federais brasileiras (UFs). Desse modo, desenvolveu-se um Índice de Divulgação (IndexDUF), baseado em quatro índices estabelecidos na literatura que também foram utilizados para fins de comparação e robustez dos resultados. Os índices foram coletados manualmente, entre abril e agosto de 2013, conforme informações disponibilizadas nos websites (portais eletrônicos) das 59 universidades federais brasileiras. Os resultados descritivos apontam que existem diferenças entre os índices para a mesma universidade e entre elas, enquanto os resultados econométricos indicam que UFs com mais docentes, com maior IGC, maior conceito CAPES, docentes e servidores técnicos mais qualificados são mais transparentes. As evidências podem ser úteis para planejamento das UFs e políticas públicas educacionais. |
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Determinantes da Transparência das Universidades Federais BrasileirasAdministração / Administração PúblicaTransparência; Universidades Federais; Portais Eletrônicos; DeterminantesEste estudo investiga 15 determinantes que podem impactar o grau de transparência das universidades federais brasileiras (UFs). Desse modo, desenvolveu-se um Índice de Divulgação (IndexDUF), baseado em quatro índices estabelecidos na literatura que também foram utilizados para fins de comparação e robustez dos resultados. Os índices foram coletados manualmente, entre abril e agosto de 2013, conforme informações disponibilizadas nos websites (portais eletrônicos) das 59 universidades federais brasileiras. Os resultados descritivos apontam que existem diferenças entre os índices para a mesma universidade e entre elas, enquanto os resultados econométricos indicam que UFs com mais docentes, com maior IGC, maior conceito CAPES, docentes e servidores técnicos mais qualificados são mais transparentes. As evidências podem ser úteis para planejamento das UFs e políticas públicas educacionais.Universidade Federal do PiauíUniversidade Federal do Espírito SantoPessôa, Iury da Silvada Costa, Jhonathan CavalcanteCanuto, Evelyn Canuto de Souza LuizAlmeida, José Elias Feres2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campo/Pesquisas Quantitativasapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/719910.26694/2358.1735.2018.v5ed27199Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 5, n. 2 (2018): Volume 2; p.97-1142358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7199/4889Direitos autorais 2018 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T00:27:00Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7199Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2018-12-18T00:27Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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