CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FORTES ALVES, MARIA DOLORES
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALVES DE BARROS, ABDIZIA MARIA, PEREIRA VIANA, MARIA APARECIDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1147
Resumo: O que é o currículo? A quem e para que serve? Quais os princípios que podem nortear um currículo inclusivo? Estas questões aqui propostas serão discutidas neste artigo. Objetivamos refletir e fazer apontamentos sobre o que consideramos como um currículo para diversidade à luz da complexidade. Discorremos sobre o que é “currículo“ e qual o sentido do caminho, percurso ou jornada que percorremos durante muitos anos de nossa vida. Faremos uma reflexão teórica á luz dos novos paradigmas da educação: complexidade, Transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico. Apresentarmos à luz de teóricos como Sacristán (2002), Alves (2013; 2016), Moraes (2004), Morin (1996; 1997)) entre outros. Apontaremos os princípios de um currículo inclusivo, de um currículo que atenda ao sentido de “ser humano”, legítimo e legitimado, único, singular. Desejamos um currículo imbuído de respeito aos valores universais, que outorgue ao humano não só a autoria de pensamento, mas, a legitimação do sujeito singular e a autoria de vida.
id UFPI-5_006a70c4d5d2a9eb975348248d85fb42
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1147
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDAcurrículodiversidadecomplexidadeO que é o currículo? A quem e para que serve? Quais os princípios que podem nortear um currículo inclusivo? Estas questões aqui propostas serão discutidas neste artigo. Objetivamos refletir e fazer apontamentos sobre o que consideramos como um currículo para diversidade à luz da complexidade. Discorremos sobre o que é “currículo“ e qual o sentido do caminho, percurso ou jornada que percorremos durante muitos anos de nossa vida. Faremos uma reflexão teórica á luz dos novos paradigmas da educação: complexidade, Transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico. Apresentarmos à luz de teóricos como Sacristán (2002), Alves (2013; 2016), Moraes (2004), Morin (1996; 1997)) entre outros. Apontaremos os princípios de um currículo inclusivo, de um currículo que atenda ao sentido de “ser humano”, legítimo e legitimado, único, singular. Desejamos um currículo imbuído de respeito aos valores universais, que outorgue ao humano não só a autoria de pensamento, mas, a legitimação do sujeito singular e a autoria de vida.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/114710.26694/les.v1i1.8122Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 198-215Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 198-215Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 198-2152526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1147/997Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFORTES ALVES, MARIA DOLORES ALVES DE BARROS, ABDIZIA MARIA PEREIRA VIANA, MARIA APARECIDA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1147Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
title CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
spellingShingle CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
FORTES ALVES, MARIA DOLORES
currículo
diversidade
complexidade
title_short CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
title_full CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
title_fullStr CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
title_full_unstemmed CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
title_sort CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
author FORTES ALVES, MARIA DOLORES
author_facet FORTES ALVES, MARIA DOLORES
ALVES DE BARROS, ABDIZIA MARIA
PEREIRA VIANA, MARIA APARECIDA
author_role author
author2 ALVES DE BARROS, ABDIZIA MARIA
PEREIRA VIANA, MARIA APARECIDA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FORTES ALVES, MARIA DOLORES
ALVES DE BARROS, ABDIZIA MARIA
PEREIRA VIANA, MARIA APARECIDA
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
diversidade
complexidade
topic currículo
diversidade
complexidade
description O que é o currículo? A quem e para que serve? Quais os princípios que podem nortear um currículo inclusivo? Estas questões aqui propostas serão discutidas neste artigo. Objetivamos refletir e fazer apontamentos sobre o que consideramos como um currículo para diversidade à luz da complexidade. Discorremos sobre o que é “currículo“ e qual o sentido do caminho, percurso ou jornada que percorremos durante muitos anos de nossa vida. Faremos uma reflexão teórica á luz dos novos paradigmas da educação: complexidade, Transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico. Apresentarmos à luz de teóricos como Sacristán (2002), Alves (2013; 2016), Moraes (2004), Morin (1996; 1997)) entre outros. Apontaremos os princípios de um currículo inclusivo, de um currículo que atenda ao sentido de “ser humano”, legítimo e legitimado, único, singular. Desejamos um currículo imbuído de respeito aos valores universais, que outorgue ao humano não só a autoria de pensamento, mas, a legitimação do sujeito singular e a autoria de vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1147
10.26694/les.v1i1.8122
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1147
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i1.8122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1147/997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 198-215
Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 198-215
Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 198-215
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442498232320