A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1191 |
Resumo: | No momento em que se tornam docentes universitários muitos doutores, pela primeira vez, enxergam-se como professores, iniciando, nesse mesmo momento, seus processos de construção da identidade docente. Este trabalho buscou investigar o processo de transição de estudante a professor universitário, dentro da perspectiva da iniciação à docência. Ainda, analisamos a sequência formativa desses docentes, as sensações do trânsito entre a condição de estudante e a de professor e alguns desafios da iniciação à docência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como contexto a Universidade Federal de Pelotas. A coleta de dados foi feita através de observações de aulas e de entrevistas com seis professores. Eles tinham até 32 anos, possuíam até 2 anos e 7 meses de experiência docente, não possuíam formação pedagógica e eram recém-doutores que, após cursar, sequencialmente seus estudos de graduação e pós-graduação, ingressaram na docência superior. Os dados, trabalhados através da análise de conteúdo, foram interpretados e discutidos a partir de teorias sobre docência universitária, identidade docente e iniciação à docência. Observamos que a transição identitária de sses sujeitos exige aprendizagens, superação de tensões, enfrentamento das inseguranças e equilíbrio pessoal e profissional. Identificamos que eles resgatam suas experiências estudantis para fazerem-se professores. A construção de suas identidades docentes se constitui também pelo trânsito de ida e volta entre suas condições de professor e de aluno. Por ainda estarem nesse processo transitório, mesclam suas identidades de estudante e de professor. Eles estão no início de carreira e é nela que vão construindo suas novas identidades, suas identidades docentes. |
id |
UFPI-5_01d3e1b7b61f35761c4be1c9d72c004a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1191 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIOFormação docenteIniciação à docênciaTransição de estudante a professorIdentidade docenteNo momento em que se tornam docentes universitários muitos doutores, pela primeira vez, enxergam-se como professores, iniciando, nesse mesmo momento, seus processos de construção da identidade docente. Este trabalho buscou investigar o processo de transição de estudante a professor universitário, dentro da perspectiva da iniciação à docência. Ainda, analisamos a sequência formativa desses docentes, as sensações do trânsito entre a condição de estudante e a de professor e alguns desafios da iniciação à docência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como contexto a Universidade Federal de Pelotas. A coleta de dados foi feita através de observações de aulas e de entrevistas com seis professores. Eles tinham até 32 anos, possuíam até 2 anos e 7 meses de experiência docente, não possuíam formação pedagógica e eram recém-doutores que, após cursar, sequencialmente seus estudos de graduação e pós-graduação, ingressaram na docência superior. Os dados, trabalhados através da análise de conteúdo, foram interpretados e discutidos a partir de teorias sobre docência universitária, identidade docente e iniciação à docência. Observamos que a transição identitária de sses sujeitos exige aprendizagens, superação de tensões, enfrentamento das inseguranças e equilíbrio pessoal e profissional. Identificamos que eles resgatam suas experiências estudantis para fazerem-se professores. A construção de suas identidades docentes se constitui também pelo trânsito de ida e volta entre suas condições de professor e de aluno. Por ainda estarem nesse processo transitório, mesclam suas identidades de estudante e de professor. Eles estão no início de carreira e é nela que vão construindo suas novas identidades, suas identidades docentes.Universidade Federal do Piauí2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/119110.26694/les.v1i38.6024Languages, Education and Society; No. 38 (2018); 168-188Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 38 (2018); 168-188Linguagens, Educação e Sociedade; n. 38 (2018); 168-1882526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1191/1056Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFELDKERCHER, NADIANE 2021-12-16T11:14:18Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1191Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:18Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
spellingShingle |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FELDKERCHER, NADIANE Formação docente Iniciação à docência Transição de estudante a professor Identidade docente |
title_short |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title_full |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title_fullStr |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title_full_unstemmed |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title_sort |
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTE A PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
author |
FELDKERCHER, NADIANE |
author_facet |
FELDKERCHER, NADIANE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FELDKERCHER, NADIANE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Iniciação à docência Transição de estudante a professor Identidade docente |
topic |
Formação docente Iniciação à docência Transição de estudante a professor Identidade docente |
description |
No momento em que se tornam docentes universitários muitos doutores, pela primeira vez, enxergam-se como professores, iniciando, nesse mesmo momento, seus processos de construção da identidade docente. Este trabalho buscou investigar o processo de transição de estudante a professor universitário, dentro da perspectiva da iniciação à docência. Ainda, analisamos a sequência formativa desses docentes, as sensações do trânsito entre a condição de estudante e a de professor e alguns desafios da iniciação à docência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como contexto a Universidade Federal de Pelotas. A coleta de dados foi feita através de observações de aulas e de entrevistas com seis professores. Eles tinham até 32 anos, possuíam até 2 anos e 7 meses de experiência docente, não possuíam formação pedagógica e eram recém-doutores que, após cursar, sequencialmente seus estudos de graduação e pós-graduação, ingressaram na docência superior. Os dados, trabalhados através da análise de conteúdo, foram interpretados e discutidos a partir de teorias sobre docência universitária, identidade docente e iniciação à docência. Observamos que a transição identitária de sses sujeitos exige aprendizagens, superação de tensões, enfrentamento das inseguranças e equilíbrio pessoal e profissional. Identificamos que eles resgatam suas experiências estudantis para fazerem-se professores. A construção de suas identidades docentes se constitui também pelo trânsito de ida e volta entre suas condições de professor e de aluno. Por ainda estarem nesse processo transitório, mesclam suas identidades de estudante e de professor. Eles estão no início de carreira e é nela que vão construindo suas novas identidades, suas identidades docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1191 10.26694/les.v1i38.6024 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1191 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i38.6024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1191/1056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 38 (2018); 168-188 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 38 (2018); 168-188 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 38 (2018); 168-188 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442565341184 |