UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Daniele Siqueira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Daxenberger, Ana Cristina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041
Resumo: A Educação de Surdos foi amplamente discutida na história da educação com argumentos apresentados por cada estudioso de áreas diferentes, baseados por filosofias e princípios educacionais que indicaram a melhor proposta para educação de surdos para cada época. Atualmente, as discussões estão voltadas com novos olhares para este fenômeno, que, apesar de todos os debates já realizados, ainda há o que se compreender e, efetivamente aplicar na educação de surdos. Vigotski é um dos maiores teóricos da Psicologia, denominada de sócio-histórica, e com grandes contribuições sobre a Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, além da Educação. Aliado a isto, surge o questionamento: quais as contribuições de Lev Vigotski para a Educação de Surdos dentro de seus pressupostos básicos e dos Fundamentos de Defectologia. Em sua obra, Vigotski abre espaço para discussão das pessoas com deficiência e claro, para a educação de surdos. Portanto, são objetivos deste trabalho apresentar os principais conceitos da teoria de Vigotski; expor os fundamentos da Defectologia e relacionar a obra de Vigotski com a educação de surdos. Para alcançar estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de textos do autor e releituras, além do arsenal teórico sobre a Educação de Surdos. Como resultados deste estudo, apontamos para as contribuições de Vigotski para a Educação de Pessoas com deficiência ao trazer conceitos de compensação social, deficiência primária e secundária e os caminhos alternativos do desenvolvimento. Especificamente sobre a Educação de Surdos, Vigotski aponta o lugar da linguagem neste desenvolvimento e faz uma crítica aos métodos oralistas.
id UEPG-31_3a6088fff53164d190011d1e93cf5f00
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/12041
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOSeducação de surdosteoria vigotskianainclusão escolar.EDUCAÇÃO ESPECIALA Educação de Surdos foi amplamente discutida na história da educação com argumentos apresentados por cada estudioso de áreas diferentes, baseados por filosofias e princípios educacionais que indicaram a melhor proposta para educação de surdos para cada época. Atualmente, as discussões estão voltadas com novos olhares para este fenômeno, que, apesar de todos os debates já realizados, ainda há o que se compreender e, efetivamente aplicar na educação de surdos. Vigotski é um dos maiores teóricos da Psicologia, denominada de sócio-histórica, e com grandes contribuições sobre a Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, além da Educação. Aliado a isto, surge o questionamento: quais as contribuições de Lev Vigotski para a Educação de Surdos dentro de seus pressupostos básicos e dos Fundamentos de Defectologia. Em sua obra, Vigotski abre espaço para discussão das pessoas com deficiência e claro, para a educação de surdos. Portanto, são objetivos deste trabalho apresentar os principais conceitos da teoria de Vigotski; expor os fundamentos da Defectologia e relacionar a obra de Vigotski com a educação de surdos. Para alcançar estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de textos do autor e releituras, além do arsenal teórico sobre a Educação de Surdos. Como resultados deste estudo, apontamos para as contribuições de Vigotski para a Educação de Pessoas com deficiência ao trazer conceitos de compensação social, deficiência primária e secundária e os caminhos alternativos do desenvolvimento. Especificamente sobre a Educação de Surdos, Vigotski aponta o lugar da linguagem neste desenvolvimento e faz uma crítica aos métodos oralistas.Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1204110.5212/OlharProfr.v.20i2.0006Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 252-269Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 252-269Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 252-269Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 252-269Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 252-2691984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041/209209210898https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041/209209216090https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041/209209216091https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041/209209216112Copyright (c) 2019 Daniele Siqueira Veras, Ana Cristina Silva Daxenbergerinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras, Daniele SiqueiraDaxenberger, Ana Cristina Silva2021-12-30T22:06:42Zoai:uepg.br:article/12041Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T22:06:42Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS
title UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS
spellingShingle UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS
Veras, Daniele Siqueira
educação de surdos
teoria vigotskiana
inclusão escolar.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_short UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS
title_full UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS
title_fullStr UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS
title_full_unstemmed UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS
title_sort UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI À EDUCAÇÃO DE SURDOS
author Veras, Daniele Siqueira
author_facet Veras, Daniele Siqueira
Daxenberger, Ana Cristina Silva
author_role author
author2 Daxenberger, Ana Cristina Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Daniele Siqueira
Daxenberger, Ana Cristina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv educação de surdos
teoria vigotskiana
inclusão escolar.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
topic educação de surdos
teoria vigotskiana
inclusão escolar.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
description A Educação de Surdos foi amplamente discutida na história da educação com argumentos apresentados por cada estudioso de áreas diferentes, baseados por filosofias e princípios educacionais que indicaram a melhor proposta para educação de surdos para cada época. Atualmente, as discussões estão voltadas com novos olhares para este fenômeno, que, apesar de todos os debates já realizados, ainda há o que se compreender e, efetivamente aplicar na educação de surdos. Vigotski é um dos maiores teóricos da Psicologia, denominada de sócio-histórica, e com grandes contribuições sobre a Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, além da Educação. Aliado a isto, surge o questionamento: quais as contribuições de Lev Vigotski para a Educação de Surdos dentro de seus pressupostos básicos e dos Fundamentos de Defectologia. Em sua obra, Vigotski abre espaço para discussão das pessoas com deficiência e claro, para a educação de surdos. Portanto, são objetivos deste trabalho apresentar os principais conceitos da teoria de Vigotski; expor os fundamentos da Defectologia e relacionar a obra de Vigotski com a educação de surdos. Para alcançar estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de textos do autor e releituras, além do arsenal teórico sobre a Educação de Surdos. Como resultados deste estudo, apontamos para as contribuições de Vigotski para a Educação de Pessoas com deficiência ao trazer conceitos de compensação social, deficiência primária e secundária e os caminhos alternativos do desenvolvimento. Especificamente sobre a Educação de Surdos, Vigotski aponta o lugar da linguagem neste desenvolvimento e faz uma crítica aos métodos oralistas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041/209209210898
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041/209209216090
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041/209209216091
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12041/209209216112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Daniele Siqueira Veras, Ana Cristina Silva Daxenberger
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Daniele Siqueira Veras, Ana Cristina Silva Daxenberger
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 252-269
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 252-269
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 252-269
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 252-269
Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 252-269
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496367775744