RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA CUNHA, MARLÉCIO M.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1570
Resumo: Este artigo discute relações entre a Didática e as chamadas pedagogias “diretivas” e “não-diretivas”. Analisa o histórico da Didática diante de diferentes tendências pedagógicas brasileiras, focalizando seus pressupostos e procedimentos frente às orientações diretivas e nãodiretivas de tais tendências pedagógicas. Conclui que, mais que a existência de pedagogias propriamente diretivas ou não-diretivas, ocorrem níveis variados de diretividade e não-diretividade em qualquer tendência pedagógica
id UFPI-5_1e4757b6085ba019c9e0e3f30a479d52
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1570
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVASDidáticatendências pedagógicas brasileirasdiretividadeEste artigo discute relações entre a Didática e as chamadas pedagogias “diretivas” e “não-diretivas”. Analisa o histórico da Didática diante de diferentes tendências pedagógicas brasileiras, focalizando seus pressupostos e procedimentos frente às orientações diretivas e nãodiretivas de tais tendências pedagógicas. Conclui que, mais que a existência de pedagogias propriamente diretivas ou não-diretivas, ocorrem níveis variados de diretividade e não-diretividade em qualquer tendência pedagógicaUniversidade Federal do Piauí2005-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1570Languages, Education and Society; No. 12 (2005); 39-44Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 12 (2005); 39-44Linguagens, Educação e Sociedade; n. 12 (2005); 39-442526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1570/1414Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA CUNHA, MARLÉCIO M. 2022-02-02T18:22:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1570Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:22:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
title RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
spellingShingle RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
DA SILVA CUNHA, MARLÉCIO M.
Didática
tendências pedagógicas brasileiras
diretividade
title_short RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
title_full RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
title_fullStr RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
title_full_unstemmed RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
title_sort RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
author DA SILVA CUNHA, MARLÉCIO M.
author_facet DA SILVA CUNHA, MARLÉCIO M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA CUNHA, MARLÉCIO M.
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
tendências pedagógicas brasileiras
diretividade
topic Didática
tendências pedagógicas brasileiras
diretividade
description Este artigo discute relações entre a Didática e as chamadas pedagogias “diretivas” e “não-diretivas”. Analisa o histórico da Didática diante de diferentes tendências pedagógicas brasileiras, focalizando seus pressupostos e procedimentos frente às orientações diretivas e nãodiretivas de tais tendências pedagógicas. Conclui que, mais que a existência de pedagogias propriamente diretivas ou não-diretivas, ocorrem níveis variados de diretividade e não-diretividade em qualquer tendência pedagógica
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1570
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1570/1414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 12 (2005); 39-44
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 12 (2005); 39-44
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 12 (2005); 39-44
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444237819904