AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1307 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo a análise das representações sociais sobre a linguagem e sua relação com as aprendizagens significativas. Para tal, usamos as representações sociais (Moscovici, 2007; Abric, 2003) como teoria e método, uma vez que elas são um sistema de ideias, valores e práticas pelas quais os sujeitos e grupos sociais orientam suas ações e se comunicam. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados por meio de charges, tirinhas e quadrinhos, analisados e, em seguida, utilizou-se o software Iramuteq para análise dos dados quantitativos e apresentação dos gráficos de similitude. Os resultados do estudo apontam para necessidade do professor partir dos conhecimentos prévios dos alunos para mediar os saberes, pois, dessa forma, as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem poderão ser superadas. |
id |
UFPI-5_22738b587d6ee927409b3445a8b45a99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1307 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVASRepresentações sociaisLinguagemAprendizagens SignificativasEste artigo tem como objetivo a análise das representações sociais sobre a linguagem e sua relação com as aprendizagens significativas. Para tal, usamos as representações sociais (Moscovici, 2007; Abric, 2003) como teoria e método, uma vez que elas são um sistema de ideias, valores e práticas pelas quais os sujeitos e grupos sociais orientam suas ações e se comunicam. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados por meio de charges, tirinhas e quadrinhos, analisados e, em seguida, utilizou-se o software Iramuteq para análise dos dados quantitativos e apresentação dos gráficos de similitude. Os resultados do estudo apontam para necessidade do professor partir dos conhecimentos prévios dos alunos para mediar os saberes, pois, dessa forma, as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem poderão ser superadas.Universidade Federal do Piauí2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1307Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 170-190Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 170-190Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 170-1902526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1307/1154Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessREIS BOMFIM, NATANAEL SOUZA DOS SANTOS, THAÍS BRASILEIRO LIMA, LUCIANA BISPO 2021-12-16T11:18:30Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1307Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:30Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS |
title |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS REIS BOMFIM, NATANAEL Representações sociais Linguagem Aprendizagens Significativas |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS |
author |
REIS BOMFIM, NATANAEL |
author_facet |
REIS BOMFIM, NATANAEL SOUZA DOS SANTOS, THAÍS BRASILEIRO LIMA, LUCIANA BISPO |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA DOS SANTOS, THAÍS BRASILEIRO LIMA, LUCIANA BISPO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS BOMFIM, NATANAEL SOUZA DOS SANTOS, THAÍS BRASILEIRO LIMA, LUCIANA BISPO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Linguagem Aprendizagens Significativas |
topic |
Representações sociais Linguagem Aprendizagens Significativas |
description |
Este artigo tem como objetivo a análise das representações sociais sobre a linguagem e sua relação com as aprendizagens significativas. Para tal, usamos as representações sociais (Moscovici, 2007; Abric, 2003) como teoria e método, uma vez que elas são um sistema de ideias, valores e práticas pelas quais os sujeitos e grupos sociais orientam suas ações e se comunicam. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados por meio de charges, tirinhas e quadrinhos, analisados e, em seguida, utilizou-se o software Iramuteq para análise dos dados quantitativos e apresentação dos gráficos de similitude. Os resultados do estudo apontam para necessidade do professor partir dos conhecimentos prévios dos alunos para mediar os saberes, pois, dessa forma, as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem poderão ser superadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1307 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1307/1154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 170-190 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 170-190 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 170-190 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443028811776 |