A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151 |
Resumo: | Entende-se que a leitura é um processo comunicativo e mediador que contribui para o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, além de constituir-se em instrumento que possibilita à criança apropriar-se dos conceitos científicos, imprescindíveis aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste percurso, as funções psicológicas superiores, apontadas como as complexas formas culturais psíquicas de comportamento, desempenham papel primordial, em um caminho de mão dupla, no qual se desenvolvem e promovem desenvolvimento. Assim, apresentam-se neste artigo, reflexões sobre esse processo, ressaltando sua relação com a constituição do psiquismo humano. De cunho qualitativo e bibliográfico, a pesquisa embasa-se na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo que o desenvolvimento humano ocorre nas relações sociais, e quando se trata da apropriação do saber escolar é necessário um fazer pedagógico intencional e organizado. |
id |
UFPI-5_22afd93d96fbe9729a807537a82e6c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1151 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLARLeituraFunções psicológicas superioresEducação escolarEntende-se que a leitura é um processo comunicativo e mediador que contribui para o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, além de constituir-se em instrumento que possibilita à criança apropriar-se dos conceitos científicos, imprescindíveis aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste percurso, as funções psicológicas superiores, apontadas como as complexas formas culturais psíquicas de comportamento, desempenham papel primordial, em um caminho de mão dupla, no qual se desenvolvem e promovem desenvolvimento. Assim, apresentam-se neste artigo, reflexões sobre esse processo, ressaltando sua relação com a constituição do psiquismo humano. De cunho qualitativo e bibliográfico, a pesquisa embasa-se na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo que o desenvolvimento humano ocorre nas relações sociais, e quando se trata da apropriação do saber escolar é necessário um fazer pedagógico intencional e organizado.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/115110.26694/les.v1i1.7773Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-3042526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151/1001Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1151Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR |
title |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR |
spellingShingle |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA Leitura Funções psicológicas superiores Educação escolar |
title_short |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR |
title_full |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR |
title_fullStr |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR |
title_sort |
A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR |
author |
DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA |
author_facet |
DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA |
author_role |
author |
author2 |
SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Funções psicológicas superiores Educação escolar |
topic |
Leitura Funções psicológicas superiores Educação escolar |
description |
Entende-se que a leitura é um processo comunicativo e mediador que contribui para o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, além de constituir-se em instrumento que possibilita à criança apropriar-se dos conceitos científicos, imprescindíveis aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste percurso, as funções psicológicas superiores, apontadas como as complexas formas culturais psíquicas de comportamento, desempenham papel primordial, em um caminho de mão dupla, no qual se desenvolvem e promovem desenvolvimento. Assim, apresentam-se neste artigo, reflexões sobre esse processo, ressaltando sua relação com a constituição do psiquismo humano. De cunho qualitativo e bibliográfico, a pesquisa embasa-se na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo que o desenvolvimento humano ocorre nas relações sociais, e quando se trata da apropriação do saber escolar é necessário um fazer pedagógico intencional e organizado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151 10.26694/les.v1i1.7773 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i1.7773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151/1001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304 Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304 Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442504523776 |