A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151
Resumo: Entende-se que a leitura é um processo comunicativo e mediador que contribui para o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, além de constituir-se em instrumento que possibilita à criança apropriar-se dos conceitos científicos, imprescindíveis aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste percurso, as funções psicológicas superiores, apontadas como as complexas formas culturais psíquicas de comportamento, desempenham papel primordial, em um caminho de mão dupla, no qual se desenvolvem e promovem desenvolvimento. Assim, apresentam-se neste artigo, reflexões sobre esse processo, ressaltando sua relação com a constituição do psiquismo humano. De cunho qualitativo e bibliográfico, a pesquisa embasa-se na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo que o desenvolvimento humano ocorre nas relações sociais, e quando se trata da apropriação do saber escolar é necessário um fazer pedagógico intencional e organizado.
id UFPI-5_22afd93d96fbe9729a807537a82e6c00
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1151
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLARLeituraFunções psicológicas superioresEducação escolarEntende-se que a leitura é um processo comunicativo e mediador que contribui para o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, além de constituir-se em instrumento que possibilita à criança apropriar-se dos conceitos científicos, imprescindíveis aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste percurso, as funções psicológicas superiores, apontadas como as complexas formas culturais psíquicas de comportamento, desempenham papel primordial, em um caminho de mão dupla, no qual se desenvolvem e promovem desenvolvimento. Assim, apresentam-se neste artigo, reflexões sobre esse processo, ressaltando sua relação com a constituição do psiquismo humano. De cunho qualitativo e bibliográfico, a pesquisa embasa-se na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo que o desenvolvimento humano ocorre nas relações sociais, e quando se trata da apropriação do saber escolar é necessário um fazer pedagógico intencional e organizado.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/115110.26694/les.v1i1.7773Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-3042526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151/1001Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1151Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
title A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
spellingShingle A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA
Leitura
Funções psicológicas superiores
Educação escolar
title_short A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
title_full A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
title_fullStr A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
title_full_unstemmed A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
title_sort A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR
author DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA
author_facet DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA
SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA
author_role author
author2 SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOS SANTOS NETA VITAL, ZILDA PEREIRA
SICA SZYMANSKI, MARIA LIDIA
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Funções psicológicas superiores
Educação escolar
topic Leitura
Funções psicológicas superiores
Educação escolar
description Entende-se que a leitura é um processo comunicativo e mediador que contribui para o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, além de constituir-se em instrumento que possibilita à criança apropriar-se dos conceitos científicos, imprescindíveis aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste percurso, as funções psicológicas superiores, apontadas como as complexas formas culturais psíquicas de comportamento, desempenham papel primordial, em um caminho de mão dupla, no qual se desenvolvem e promovem desenvolvimento. Assim, apresentam-se neste artigo, reflexões sobre esse processo, ressaltando sua relação com a constituição do psiquismo humano. De cunho qualitativo e bibliográfico, a pesquisa embasa-se na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo que o desenvolvimento humano ocorre nas relações sociais, e quando se trata da apropriação do saber escolar é necessário um fazer pedagógico intencional e organizado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151
10.26694/les.v1i1.7773
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i1.7773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1151/1001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304
Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304
Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 285-304
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442504523776