O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626 |
Resumo: | O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar de que forma o trabalho auxilia no processo de hominização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em três momentos principais. No primeiro, apresenta-se como o trabalho é concebido por Marx e apropriado por Lukács e os representantes da Escola de Vigotski. No segundo, trata-se das tensões entre a importância conferida aos aspectos biológicos e aos aspectos sociais para o processo de desenvolvimento do gênero humano, demonstrando de que maneira a produção de instrumentos gesta o progressivo afastamento da barreira natural, ao passo que propicia o desenvolvimento cada vez mais social do homem. Tal reflexão servirá de base para sinalizar como a teoria de Vigotski destaca em seu edifício categorial a relação entre os instrumentos e as funções psicológicas superiores no processo de humanização do homem. Palavras Chave: Trabalho. Instrumento. Funções psicológicas superiores. The ontological meaning of work and the development of higher mental functions: preliminary considerations Abstract: This study we aim to demonstrate how the work supports in the humanization process of the individuals. This is a theoretical study conducted by bibliographic research and divided into three main sessions. In the first moment, we present how the work is conceived by Marx and appropriated by Lukács and the representatives from Vygotsky’s school. In the second, we bring the tensions between the importance attached to the biological aspects and social aspects in the humankind’s development process, demonstrating how the tools’ production manage the progressive separation from the natural barrier, whereas it provides the increasingly social development of individuals. Further consideration will serve as a basis to indicate how Vygotsky’s theory underscore in its categorical building the relationship between the tools and the higher mental functions in the humanizing process of the individuals. Keywords: Work. Tools. Higher .mental functions. El sentido ontológico del trabajo y el desarrollo de las funciones psicológicas superiores: consideraciones preliminares Resumen: El presente estudio tiene por objetivo demostrar de qué forma el trabajo auxilia en el proceso de hominización del hombre. Se trata de un estudio de naturaleza teórica, realizado mediante investigación bibliográfica, siendo dividido en tres momentos principales. En el primero, presentamos cómo el trabajo es concebido por Marx y apropiado por Lukács y los representantes de la escuela de Vigotski. En el segundo, traemos las tensiones entre la importancia conferida a los aspectos biológicos ya los aspectos sociales para el proceso de desarrollo del género humano, demostrando de qué manera la producción de instrumentos gesta el progresivo alejamiento de la barrera natural, mientras que propicia el desarrollo cada vez más social del hombre. Tal reflexión servirá de base para señalar cómo la teoría de Vigotski destaca en su edificio categorial la relación entre los instrumentos y las funciones psicológicas superiores en el proceso de humanización del hombre. Financiamento: CNPq Palabras clave: Trabajo. Instrumento. Funciones psicológicas superiores. Data de registro: 09/01/2019 Data de aceite: 25/10/2019 |
id |
UFU-2_a4baee24016f5aec98c25096642e0fe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46626 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminaresTrabalhoInstrumentoFunções Psicológicas SuperioresO sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar de que forma o trabalho auxilia no processo de hominização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em três momentos principais. No primeiro, apresenta-se como o trabalho é concebido por Marx e apropriado por Lukács e os representantes da Escola de Vigotski. No segundo, trata-se das tensões entre a importância conferida aos aspectos biológicos e aos aspectos sociais para o processo de desenvolvimento do gênero humano, demonstrando de que maneira a produção de instrumentos gesta o progressivo afastamento da barreira natural, ao passo que propicia o desenvolvimento cada vez mais social do homem. Tal reflexão servirá de base para sinalizar como a teoria de Vigotski destaca em seu edifício categorial a relação entre os instrumentos e as funções psicológicas superiores no processo de humanização do homem. Palavras Chave: Trabalho. Instrumento. Funções psicológicas superiores. The ontological meaning of work and the development of higher mental functions: preliminary considerations Abstract: This study we aim to demonstrate how the work supports in the humanization process of the individuals. This is a theoretical study conducted by bibliographic research and divided into three main sessions. In the first moment, we present how the work is conceived by Marx and appropriated by Lukács and the representatives from Vygotsky’s school. In the second, we bring the tensions between the importance attached to the biological aspects and social aspects in the humankind’s development process, demonstrating how the tools’ production manage the progressive separation from the natural barrier, whereas it provides the increasingly social development of individuals. Further consideration will serve as a basis to indicate how Vygotsky’s theory underscore in its categorical building the relationship between the tools and the higher mental functions in the humanizing process of the individuals. Keywords: Work. Tools. Higher .mental functions. El sentido ontológico del trabajo y el desarrollo de las funciones psicológicas superiores: consideraciones preliminares Resumen: El presente estudio tiene por objetivo demostrar de qué forma el trabajo auxilia en el proceso de hominización del hombre. Se trata de un estudio de naturaleza teórica, realizado mediante investigación bibliográfica, siendo dividido en tres momentos principales. En el primero, presentamos cómo el trabajo es concebido por Marx y apropiado por Lukács y los representantes de la escuela de Vigotski. En el segundo, traemos las tensiones entre la importancia conferida a los aspectos biológicos ya los aspectos sociales para el proceso de desarrollo del género humano, demostrando de qué manera la producción de instrumentos gesta el progresivo alejamiento de la barrera natural, mientras que propicia el desarrollo cada vez más social del hombre. Tal reflexión servirá de base para señalar cómo la teoría de Vigotski destaca en su edificio categorial la relación entre los instrumentos y las funciones psicológicas superiores en el proceso de humanización del hombre. Financiamento: CNPq Palabras clave: Trabajo. Instrumento. Funciones psicológicas superiores. Data de registro: 09/01/2019 Data de aceite: 25/10/2019EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4662610.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46626Educação e Filosofia; v. 33 n. 68 (2019): v.33 n.68 maio/ago. 2019; 925-9571982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626/38057https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626/38058Copyright (c) 2019 Antonio Dário Lopes Júnior, Ruth Maria de Paula Gonçalves, Osterne Nonato Maia Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes Júnior, Antonio DárioGonçalves, Ruth Maria de PaulaMaia Filho, Osterne Nonato2024-02-19T14:05:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46626Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T14:05:20Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares |
title |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares |
spellingShingle |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares Lopes Júnior, Antonio Dário Trabalho Instrumento Funções Psicológicas Superiores |
title_short |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares |
title_full |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares |
title_fullStr |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares |
title_full_unstemmed |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares |
title_sort |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares |
author |
Lopes Júnior, Antonio Dário |
author_facet |
Lopes Júnior, Antonio Dário Gonçalves, Ruth Maria de Paula Maia Filho, Osterne Nonato |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Ruth Maria de Paula Maia Filho, Osterne Nonato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Júnior, Antonio Dário Gonçalves, Ruth Maria de Paula Maia Filho, Osterne Nonato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Instrumento Funções Psicológicas Superiores |
topic |
Trabalho Instrumento Funções Psicológicas Superiores |
description |
O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar de que forma o trabalho auxilia no processo de hominização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em três momentos principais. No primeiro, apresenta-se como o trabalho é concebido por Marx e apropriado por Lukács e os representantes da Escola de Vigotski. No segundo, trata-se das tensões entre a importância conferida aos aspectos biológicos e aos aspectos sociais para o processo de desenvolvimento do gênero humano, demonstrando de que maneira a produção de instrumentos gesta o progressivo afastamento da barreira natural, ao passo que propicia o desenvolvimento cada vez mais social do homem. Tal reflexão servirá de base para sinalizar como a teoria de Vigotski destaca em seu edifício categorial a relação entre os instrumentos e as funções psicológicas superiores no processo de humanização do homem. Palavras Chave: Trabalho. Instrumento. Funções psicológicas superiores. The ontological meaning of work and the development of higher mental functions: preliminary considerations Abstract: This study we aim to demonstrate how the work supports in the humanization process of the individuals. This is a theoretical study conducted by bibliographic research and divided into three main sessions. In the first moment, we present how the work is conceived by Marx and appropriated by Lukács and the representatives from Vygotsky’s school. In the second, we bring the tensions between the importance attached to the biological aspects and social aspects in the humankind’s development process, demonstrating how the tools’ production manage the progressive separation from the natural barrier, whereas it provides the increasingly social development of individuals. Further consideration will serve as a basis to indicate how Vygotsky’s theory underscore in its categorical building the relationship between the tools and the higher mental functions in the humanizing process of the individuals. Keywords: Work. Tools. Higher .mental functions. El sentido ontológico del trabajo y el desarrollo de las funciones psicológicas superiores: consideraciones preliminares Resumen: El presente estudio tiene por objetivo demostrar de qué forma el trabajo auxilia en el proceso de hominización del hombre. Se trata de un estudio de naturaleza teórica, realizado mediante investigación bibliográfica, siendo dividido en tres momentos principales. En el primero, presentamos cómo el trabajo es concebido por Marx y apropiado por Lukács y los representantes de la escuela de Vigotski. En el segundo, traemos las tensiones entre la importancia conferida a los aspectos biológicos ya los aspectos sociales para el proceso de desarrollo del género humano, demostrando de qué manera la producción de instrumentos gesta el progresivo alejamiento de la barrera natural, mientras que propicia el desarrollo cada vez más social del hombre. Tal reflexión servirá de base para señalar cómo la teoría de Vigotski destaca en su edificio categorial la relación entre los instrumentos y las funciones psicológicas superiores en el proceso de humanización del hombre. Financiamento: CNPq Palabras clave: Trabajo. Instrumento. Funciones psicológicas superiores. Data de registro: 09/01/2019 Data de aceite: 25/10/2019 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626 10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46626 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626/38057 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626/38058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 33 n. 68 (2019): v.33 n.68 maio/ago. 2019; 925-957 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166657511424 |