PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, ANTONIA EDNA
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a trajetória formativa de professores experientes na perspectiva de refletir acerca dos possíveis diálogos entre saberes da formação e a prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo empírico, abordagem qualitativa, contemplando narrativas de professores. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Bueno e Catani (1998); Nóvoa (1992); Contreras (2002), dentre outros. O estudo tem como protagonistas professores que se encontram envolvidos em processos de formação inicial. No desenvolvimento desta pesquisa discutimos questões acerca dos saberes privilegiados na formação inicial, bem como postulamos que os processos formativos necessitam articular-se às práticas de ensinar, haja vista que esses processos devem ter como foco a prática pedagógica real. Isto significa que em face às peculiaridades do magistério, o profissional docente, para exercer de forma competente o metier profissional, necessita investir em seus processos formativos, considerando que o conhecimento é processual, complexo e, principalmente, dinâmico. Tais processos formativos devem ter como referência as práticas de ensinar na perspectiva de análise e de reflexão sobre o saber-fazer.
id UFPI-5_2c4e5074f72859f1ad17700208888215
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1431
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...Formação de professoresNarrativasSaberes docentesO presente estudo objetiva analisar a trajetória formativa de professores experientes na perspectiva de refletir acerca dos possíveis diálogos entre saberes da formação e a prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo empírico, abordagem qualitativa, contemplando narrativas de professores. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Bueno e Catani (1998); Nóvoa (1992); Contreras (2002), dentre outros. O estudo tem como protagonistas professores que se encontram envolvidos em processos de formação inicial. No desenvolvimento desta pesquisa discutimos questões acerca dos saberes privilegiados na formação inicial, bem como postulamos que os processos formativos necessitam articular-se às práticas de ensinar, haja vista que esses processos devem ter como foco a prática pedagógica real. Isto significa que em face às peculiaridades do magistério, o profissional docente, para exercer de forma competente o metier profissional, necessita investir em seus processos formativos, considerando que o conhecimento é processual, complexo e, principalmente, dinâmico. Tais processos formativos devem ter como referência as práticas de ensinar na perspectiva de análise e de reflexão sobre o saber-fazer.Universidade Federal do Piauí2007-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 29-38Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 29-38Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 29-382526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431/1281Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess BRITO, ANTONIA EDNA2022-02-02T18:04:36Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1431Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:04:36Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
title PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
spellingShingle PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
BRITO, ANTONIA EDNA
Formação de professores
Narrativas
Saberes docentes
title_short PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
title_full PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
title_fullStr PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
title_full_unstemmed PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
title_sort PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
author BRITO, ANTONIA EDNA
author_facet BRITO, ANTONIA EDNA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, ANTONIA EDNA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Narrativas
Saberes docentes
topic Formação de professores
Narrativas
Saberes docentes
description O presente estudo objetiva analisar a trajetória formativa de professores experientes na perspectiva de refletir acerca dos possíveis diálogos entre saberes da formação e a prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo empírico, abordagem qualitativa, contemplando narrativas de professores. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Bueno e Catani (1998); Nóvoa (1992); Contreras (2002), dentre outros. O estudo tem como protagonistas professores que se encontram envolvidos em processos de formação inicial. No desenvolvimento desta pesquisa discutimos questões acerca dos saberes privilegiados na formação inicial, bem como postulamos que os processos formativos necessitam articular-se às práticas de ensinar, haja vista que esses processos devem ter como foco a prática pedagógica real. Isto significa que em face às peculiaridades do magistério, o profissional docente, para exercer de forma competente o metier profissional, necessita investir em seus processos formativos, considerando que o conhecimento é processual, complexo e, principalmente, dinâmico. Tais processos formativos devem ter como referência as práticas de ensinar na perspectiva de análise e de reflexão sobre o saber-fazer.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431/1281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 29-38
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 29-38
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 29-38
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443478650880