PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431 |
Resumo: | O presente estudo objetiva analisar a trajetória formativa de professores experientes na perspectiva de refletir acerca dos possíveis diálogos entre saberes da formação e a prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo empírico, abordagem qualitativa, contemplando narrativas de professores. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Bueno e Catani (1998); Nóvoa (1992); Contreras (2002), dentre outros. O estudo tem como protagonistas professores que se encontram envolvidos em processos de formação inicial. No desenvolvimento desta pesquisa discutimos questões acerca dos saberes privilegiados na formação inicial, bem como postulamos que os processos formativos necessitam articular-se às práticas de ensinar, haja vista que esses processos devem ter como foco a prática pedagógica real. Isto significa que em face às peculiaridades do magistério, o profissional docente, para exercer de forma competente o metier profissional, necessita investir em seus processos formativos, considerando que o conhecimento é processual, complexo e, principalmente, dinâmico. Tais processos formativos devem ter como referência as práticas de ensinar na perspectiva de análise e de reflexão sobre o saber-fazer. |
id |
UFPI-5_2c4e5074f72859f1ad17700208888215 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1431 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...Formação de professoresNarrativasSaberes docentesO presente estudo objetiva analisar a trajetória formativa de professores experientes na perspectiva de refletir acerca dos possíveis diálogos entre saberes da formação e a prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo empírico, abordagem qualitativa, contemplando narrativas de professores. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Bueno e Catani (1998); Nóvoa (1992); Contreras (2002), dentre outros. O estudo tem como protagonistas professores que se encontram envolvidos em processos de formação inicial. No desenvolvimento desta pesquisa discutimos questões acerca dos saberes privilegiados na formação inicial, bem como postulamos que os processos formativos necessitam articular-se às práticas de ensinar, haja vista que esses processos devem ter como foco a prática pedagógica real. Isto significa que em face às peculiaridades do magistério, o profissional docente, para exercer de forma competente o metier profissional, necessita investir em seus processos formativos, considerando que o conhecimento é processual, complexo e, principalmente, dinâmico. Tais processos formativos devem ter como referência as práticas de ensinar na perspectiva de análise e de reflexão sobre o saber-fazer.Universidade Federal do Piauí2007-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 29-38Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 29-38Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 29-382526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431/1281Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess BRITO, ANTONIA EDNA2022-02-02T18:04:36Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1431Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:04:36Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... |
title |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... |
spellingShingle |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... BRITO, ANTONIA EDNA Formação de professores Narrativas Saberes docentes |
title_short |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... |
title_full |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... |
title_fullStr |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... |
title_sort |
PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... |
author |
BRITO, ANTONIA EDNA |
author_facet |
BRITO, ANTONIA EDNA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, ANTONIA EDNA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Narrativas Saberes docentes |
topic |
Formação de professores Narrativas Saberes docentes |
description |
O presente estudo objetiva analisar a trajetória formativa de professores experientes na perspectiva de refletir acerca dos possíveis diálogos entre saberes da formação e a prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo empírico, abordagem qualitativa, contemplando narrativas de professores. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Bueno e Catani (1998); Nóvoa (1992); Contreras (2002), dentre outros. O estudo tem como protagonistas professores que se encontram envolvidos em processos de formação inicial. No desenvolvimento desta pesquisa discutimos questões acerca dos saberes privilegiados na formação inicial, bem como postulamos que os processos formativos necessitam articular-se às práticas de ensinar, haja vista que esses processos devem ter como foco a prática pedagógica real. Isto significa que em face às peculiaridades do magistério, o profissional docente, para exercer de forma competente o metier profissional, necessita investir em seus processos formativos, considerando que o conhecimento é processual, complexo e, principalmente, dinâmico. Tais processos formativos devem ter como referência as práticas de ensinar na perspectiva de análise e de reflexão sobre o saber-fazer. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431/1281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 29-38 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 29-38 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 29-38 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443478650880 |