CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1407 |
Resumo: | Neste artigo elucidam-se aspectos dos processos formativos contemporâneos ao evidenciar características e espaços da educação intencional que ocorre a partir dos conteúdos ofertados pela mídia. Para as finalidades deste texto, tais conteúdos, que são encontrados em abundância em rádios, cinemas, shows, televisão, shoppings, internet, bancas e livrarias são denominados como currículo cultural. Discute-se o conceito de currículo cultural, bem como seus formatos e espaços de atuação pedagógica; apresentam-se as teorias que antecedem a ele - indústria cultural e semiformação - elaboradas pelos frankfurtianos Adorno e Horkheimer. E por fim, faz-se uma revisão de literatura das pesquisas que vêm sendo empreendidas no âmbito da educação, tendo como foco o currículo cultural e o desvelamento de suas ações pedagógicas. Constata-se que a escola ganha com isso grandes desafios e necessita atualizar discursos, currículos e atitudes pedagógicas. |
id |
UFPI-5_34b3a2af80214b8f998caa0e48c32bff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1407 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituaisEducaçãoCurrículo culturalIndústria culturalPedagogia da mídiaNeste artigo elucidam-se aspectos dos processos formativos contemporâneos ao evidenciar características e espaços da educação intencional que ocorre a partir dos conteúdos ofertados pela mídia. Para as finalidades deste texto, tais conteúdos, que são encontrados em abundância em rádios, cinemas, shows, televisão, shoppings, internet, bancas e livrarias são denominados como currículo cultural. Discute-se o conceito de currículo cultural, bem como seus formatos e espaços de atuação pedagógica; apresentam-se as teorias que antecedem a ele - indústria cultural e semiformação - elaboradas pelos frankfurtianos Adorno e Horkheimer. E por fim, faz-se uma revisão de literatura das pesquisas que vêm sendo empreendidas no âmbito da educação, tendo como foco o currículo cultural e o desvelamento de suas ações pedagógicas. Constata-se que a escola ganha com isso grandes desafios e necessita atualizar discursos, currículos e atitudes pedagógicas.Universidade Federal do Piauí2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1407Languages, Education and Society; No. 25 (2011); 81-110Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 25 (2011); 81-110Linguagens, Educação e Sociedade; n. 25 (2011); 81-1102526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1407/1257Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBEZERRA DE SOUZA, ANA CARMITA 2023-09-05T19:37:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1407Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2023-09-05T19:37:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais |
title |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais |
spellingShingle |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais BEZERRA DE SOUZA, ANA CARMITA Educação Currículo cultural Indústria cultural Pedagogia da mídia |
title_short |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais |
title_full |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais |
title_fullStr |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais |
title_sort |
CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais |
author |
BEZERRA DE SOUZA, ANA CARMITA |
author_facet |
BEZERRA DE SOUZA, ANA CARMITA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA DE SOUZA, ANA CARMITA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo cultural Indústria cultural Pedagogia da mídia |
topic |
Educação Currículo cultural Indústria cultural Pedagogia da mídia |
description |
Neste artigo elucidam-se aspectos dos processos formativos contemporâneos ao evidenciar características e espaços da educação intencional que ocorre a partir dos conteúdos ofertados pela mídia. Para as finalidades deste texto, tais conteúdos, que são encontrados em abundância em rádios, cinemas, shows, televisão, shoppings, internet, bancas e livrarias são denominados como currículo cultural. Discute-se o conceito de currículo cultural, bem como seus formatos e espaços de atuação pedagógica; apresentam-se as teorias que antecedem a ele - indústria cultural e semiformação - elaboradas pelos frankfurtianos Adorno e Horkheimer. E por fim, faz-se uma revisão de literatura das pesquisas que vêm sendo empreendidas no âmbito da educação, tendo como foco o currículo cultural e o desvelamento de suas ações pedagógicas. Constata-se que a escola ganha com isso grandes desafios e necessita atualizar discursos, currículos e atitudes pedagógicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1407 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1407/1257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 25 (2011); 81-110 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 25 (2011); 81-110 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 25 (2011); 81-110 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443444047872 |