FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, CLÍCIA BÜHRER
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: TEIXEIRA BRANDALISE, MARY ÂNGELA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1430
Resumo: Este texto, que resulta de pesquisa bibliográfica, objetiva compartilhar reflexões em torno da formação de professores, tanto inicial quanto continuada. Em função da predominância da racionalidade técnica, enquanto concepção que fundamenta muitos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, há neles uma forte separação entre teoria e prática. Ao mesmo tempo, a formação continuada tem se caracterizado por ações pontuais, que também seguem a lógica da racionalidade técnica, na medida em que se apóia na idéia de investimento em conhecimento teórico para posterior aplicação na prática. Entretanto, na medida em que se considera a escola como lócus de formação, abre-se a possibilidade de avanço para o modelo da racionalidade prática, uma vez que a prática passa a ser concebida como processo de investigação e, portanto, núcleo da formação do professor. Aponta-se a necessidade de se articular a formação contínua com a gestão escolar, à medida que as necessidades de formação passem a ser identificadas pelos professores, em ligação estreita com o desenvolvimento profissional e organizacional da escola.
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