FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1430 |
Resumo: | Este texto, que resulta de pesquisa bibliográfica, objetiva compartilhar reflexões em torno da formação de professores, tanto inicial quanto continuada. Em função da predominância da racionalidade técnica, enquanto concepção que fundamenta muitos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, há neles uma forte separação entre teoria e prática. Ao mesmo tempo, a formação continuada tem se caracterizado por ações pontuais, que também seguem a lógica da racionalidade técnica, na medida em que se apóia na idéia de investimento em conhecimento teórico para posterior aplicação na prática. Entretanto, na medida em que se considera a escola como lócus de formação, abre-se a possibilidade de avanço para o modelo da racionalidade prática, uma vez que a prática passa a ser concebida como processo de investigação e, portanto, núcleo da formação do professor. Aponta-se a necessidade de se articular a formação contínua com a gestão escolar, à medida que as necessidades de formação passem a ser identificadas pelos professores, em ligação estreita com o desenvolvimento profissional e organizacional da escola. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLAFormação de professoresDesenvolvimento profissionalPrática reflexivaEste texto, que resulta de pesquisa bibliográfica, objetiva compartilhar reflexões em torno da formação de professores, tanto inicial quanto continuada. Em função da predominância da racionalidade técnica, enquanto concepção que fundamenta muitos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, há neles uma forte separação entre teoria e prática. Ao mesmo tempo, a formação continuada tem se caracterizado por ações pontuais, que também seguem a lógica da racionalidade técnica, na medida em que se apóia na idéia de investimento em conhecimento teórico para posterior aplicação na prática. Entretanto, na medida em que se considera a escola como lócus de formação, abre-se a possibilidade de avanço para o modelo da racionalidade prática, uma vez que a prática passa a ser concebida como processo de investigação e, portanto, núcleo da formação do professor. Aponta-se a necessidade de se articular a formação contínua com a gestão escolar, à medida que as necessidades de formação passem a ser identificadas pelos professores, em ligação estreita com o desenvolvimento profissional e organizacional da escola.Universidade Federal do Piauí2007-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1430Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 21-28Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 21-28Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 21-282526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1430/1280Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, CLÍCIA BÜHRER TEIXEIRA BRANDALISE, MARY ÂNGELA 2022-02-02T18:04:36Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1430Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:04:36Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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