Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1430 |
Resumo: | No presente texto objetiva-se apresentar uma análise sobre a correspondência entre tutoria e supervisão escolar e a participação dos tutores na formação reflexiva dos estudantes-professores do Curso Normal Superior com Mídias Interativas CNSMI da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, pertencentes ao quarto circuito do curso. A opção por essa temática deu-se pela necessidade de produção teórica na área da supervisão escolar e pela possibilidade do estabelecimento de relações entre o trabalho da tutoria realizado nos cursos de formação à distância e o trabalho da supervisão em âmbito escolar. Além da riqueza do material produzido, o estudo justificou-se ainda pelas inúmeras possibilidades de análise surgidas em função das vivências dos tutores e, especialmente, por tratar-se de um processo singular de formação de professores. A partir do problema e dos objetivos propostos, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e teve como suporte a pesquisa descritivo-interpretativa, realizada por meio da análise documental, dos questionários respondidos pelos tutores e de material constituído pela síntese elaborada de curso produzido pelos estudantes-professores. Do estudo foi possível constatar a existência de consistente formação de tutores e seu acompanhamento pela coordenação pedagógica do CNSMI, o que permitiu o desencadeamento de um processo de formação reflexiva de professores ainda pouco experienciado nos cursos de formação. Apesar dessas condições, o processo reflexivo aconteceu parcialmente e só foi possível nos casos em que os tutores, somando sua melhor formação anterior aos estudos com a coordenação pedagógica e a disposição em fazer acontecer, também praticaram a reflexão. A ação da tutoria permitiu a consciência por parte dos agentes quanto à necessidade da reflexão sobre a prática profissional e, ainda, da liderança e gestão desse processo na escola pelo trabalho da supervisão. |
id |
UEPG-31_3880bda47ab7b446ca6732f7669b6357 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1430 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisãotutoriasupervisão escolarformação reflexiva de professoresNo presente texto objetiva-se apresentar uma análise sobre a correspondência entre tutoria e supervisão escolar e a participação dos tutores na formação reflexiva dos estudantes-professores do Curso Normal Superior com Mídias Interativas CNSMI da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, pertencentes ao quarto circuito do curso. A opção por essa temática deu-se pela necessidade de produção teórica na área da supervisão escolar e pela possibilidade do estabelecimento de relações entre o trabalho da tutoria realizado nos cursos de formação à distância e o trabalho da supervisão em âmbito escolar. Além da riqueza do material produzido, o estudo justificou-se ainda pelas inúmeras possibilidades de análise surgidas em função das vivências dos tutores e, especialmente, por tratar-se de um processo singular de formação de professores. A partir do problema e dos objetivos propostos, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e teve como suporte a pesquisa descritivo-interpretativa, realizada por meio da análise documental, dos questionários respondidos pelos tutores e de material constituído pela síntese elaborada de curso produzido pelos estudantes-professores. Do estudo foi possível constatar a existência de consistente formação de tutores e seu acompanhamento pela coordenação pedagógica do CNSMI, o que permitiu o desencadeamento de um processo de formação reflexiva de professores ainda pouco experienciado nos cursos de formação. Apesar dessas condições, o processo reflexivo aconteceu parcialmente e só foi possível nos casos em que os tutores, somando sua melhor formação anterior aos estudos com a coordenação pedagógica e a disposição em fazer acontecer, também praticaram a reflexão. A ação da tutoria permitiu a consciência por parte dos agentes quanto à necessidade da reflexão sobre a prática profissional e, ainda, da liderança e gestão desse processo na escola pelo trabalho da supervisão.Editora UEPG2009-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1430Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1430/1075Martins, Clicia BührerCavagnari, Luzia Borsatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:45:11Zoai:uepg.br:article/1430Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:45:11Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão |
title |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão |
spellingShingle |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão Martins, Clicia Bührer tutoria supervisão escolar formação reflexiva de professores |
title_short |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão |
title_full |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão |
title_fullStr |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão |
title_full_unstemmed |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão |
title_sort |
Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão |
author |
Martins, Clicia Bührer |
author_facet |
Martins, Clicia Bührer Cavagnari, Luzia Borsato |
author_role |
author |
author2 |
Cavagnari, Luzia Borsato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Clicia Bührer Cavagnari, Luzia Borsato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tutoria supervisão escolar formação reflexiva de professores |
topic |
tutoria supervisão escolar formação reflexiva de professores |
description |
No presente texto objetiva-se apresentar uma análise sobre a correspondência entre tutoria e supervisão escolar e a participação dos tutores na formação reflexiva dos estudantes-professores do Curso Normal Superior com Mídias Interativas CNSMI da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, pertencentes ao quarto circuito do curso. A opção por essa temática deu-se pela necessidade de produção teórica na área da supervisão escolar e pela possibilidade do estabelecimento de relações entre o trabalho da tutoria realizado nos cursos de formação à distância e o trabalho da supervisão em âmbito escolar. Além da riqueza do material produzido, o estudo justificou-se ainda pelas inúmeras possibilidades de análise surgidas em função das vivências dos tutores e, especialmente, por tratar-se de um processo singular de formação de professores. A partir do problema e dos objetivos propostos, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e teve como suporte a pesquisa descritivo-interpretativa, realizada por meio da análise documental, dos questionários respondidos pelos tutores e de material constituído pela síntese elaborada de curso produzido pelos estudantes-professores. Do estudo foi possível constatar a existência de consistente formação de tutores e seu acompanhamento pela coordenação pedagógica do CNSMI, o que permitiu o desencadeamento de um processo de formação reflexiva de professores ainda pouco experienciado nos cursos de formação. Apesar dessas condições, o processo reflexivo aconteceu parcialmente e só foi possível nos casos em que os tutores, somando sua melhor formação anterior aos estudos com a coordenação pedagógica e a disposição em fazer acontecer, também praticaram a reflexão. A ação da tutoria permitiu a consciência por parte dos agentes quanto à necessidade da reflexão sobre a prática profissional e, ainda, da liderança e gestão desse processo na escola pelo trabalho da supervisão. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1430 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1430/1075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005) Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495007772672 |