Quando a formação reflexiva do professor se torna um caso de Supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Clicia Bührer
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cavagnari, Luzia Borsato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1430
Resumo: No presente texto objetiva-se apresentar uma análise sobre a correspondência entre tutoria e supervisão escolar e a participação dos tutores na formação reflexiva dos estudantes-professores do Curso Normal Superior com Mídias Interativas  CNSMI da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, pertencentes ao quarto circuito do curso. A opção por essa temática deu-se pela necessidade de produção teórica na área da supervisão escolar e pela possibilidade do estabelecimento de relações entre o trabalho da tutoria realizado nos cursos de formação à distância e o trabalho da supervisão em âmbito escolar. Além da riqueza do material produzido, o estudo justificou-se ainda pelas inúmeras possibilidades de análise surgidas em função das vivências dos tutores e, especialmente, por tratar-se de um processo singular de formação de professores. A partir do problema e dos objetivos propostos, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e teve como suporte a pesquisa descritivo-interpretativa, realizada por meio da análise documental, dos questionários respondidos pelos tutores e de material constituído pela síntese elaborada de curso produzido pelos estudantes-professores. Do estudo foi possível constatar a existência de consistente formação de tutores e seu acompanhamento pela coordenação pedagógica do CNSMI, o que permitiu o desencadeamento de um processo de formação reflexiva de professores ainda pouco experienciado nos cursos de formação. Apesar dessas condições, o processo reflexivo aconteceu parcialmente e só foi possível nos casos em que os tutores, somando sua melhor formação anterior aos estudos com a coordenação pedagógica e a disposição em fazer acontecer, também praticaram a reflexão. A ação da tutoria permitiu a consciência por parte dos agentes quanto à necessidade da reflexão sobre a prática profissional e, ainda, da liderança e gestão desse processo na escola pelo trabalho da supervisão.
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